Os riscos ambientais decorrentes do descarte inadequado de resíduos em farmácias com manipulação podem gerar diversos danos ao meio ambiente e a saúde pública. O presente dossiê tem por objetivo oferecer informações sobre como classificar estes resíduos, as etapas de gerenciamento dos resíduos sólidos de saúde, a implementação do plano de gerenciamento de resíduos, bem como as legislações e normas vigentes.
Instituição responsávelREDETEC - Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro
Data do dossiê25/07/2011
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailAlgumas substâncias que fazem parte da composição química das baterias são potencialmente perigosas e podem afetar a saúde, especificamente, o chumbo, o cádmio e o mercúrio. Os processos de reciclagem de pilhas e baterias podem seguir três linhas distintas: a baseada em operações de tratamento de minérios, a hidrometalúrgica ou a pirometalúrgica. Algumas vezes estes processos são específicos para reciclagem de pilhas, outras vezes, as pilhas são recicladas juntamente com outros tipos de materiais. O dossiê abordará sobre os tipos existentes de baterias; componentes básicos; destinação; métodos de reciclagem; tratamentos e métodos de descarte corretos e resolução n. 257 do CONAMA.
O gerenciamento dos RSS constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão, planejamento implementados a partir de bases cientificas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.