A maioria das formas farmacêuticas sólidas produzidas em farmácias de manipulação são cápsulas de gelatina dura. Este dossiê tem como objetivo oferecer informações sobre as vantagens, modo de preparo da manipulação de cápsulas gelatinosas duras e seu controle de qualidade, além das legislações relacionadas.
Instituição responsávelREDETEC - Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro
Data do dossiê31/05/2012
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailA água é a principal matéria-prima do centro de diálise e os pacientes com Insuficiência Renal Crônica (IRC) dependem dela para a sobrevivência e para terem melhor qualidade de vida. Cabe à sociedade, autoridades, a comunidade científica e aos prestadores de serviços a responsabilidade de oferecer serviços de diálise com qualidade, competência, com segurança e acima de tudo com consciência. Este dossiê é uma compilação de diversos trabalhos publicados ou veiculados na mídia sobre implicações, na saúde do paciente, da qualidade da água utilizada nos centros de diálise, desde sua disposição nos reservatórios, eficiência no tratamento da água de rede, tratamento dentro das unidades e ensaios para verificação da sua adequabilidade ao uso.
Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos deve ser referência na inspeção de instalações da fábrica, dos processos de produção e controle de qualidade e como material de treinamento dos inspetores na área de medicamentos, assim como, no treinamento de profissionais responsáveis pelo processo de produção e de controle de qualidade nas indústrias. Este dossiê tem como objetivo oferecer informações sobre as Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos, abordando conceitos, sanitização e higiene, qualificação, validação, qualidade, instalações entre outros assuntos pertinentes, bem como a legislação que regulamenta as atividades de produção e manipulação de medicamentos.
Algumas espécies de cogumelos possuem atividades medicinais. Nos últimos anos, produtos medicinais e cosméticos, originados de cogumelos, vêm conquistando uma parte significativa do mercado consumidor de fitoterápicos e de higiene pessoal. Estes produtos utilizam os produtos naturais medicinais dos cogumelos para produção de cremes, sabonetes, xampus, condicionadores, pomadas, spray, chás, cápsulas, pós, comprimidos, entre outros. Desta forma, por se tratar de um tempo amplamente questionado pelo seu caráter artesanal, este dossiê tem como objetivo esclarecer produtores e consumidores quanto aos tipos de produtos produzidos a partir de cogumelos, aos efeitos benéficos e colaterais destes produtos, a seleção de cogumelos para produção dos produtos, ao processamento dos cogumelos para produção de comprimidos e cápsulas, os tipos e processos de obtenção de extratos medicinais, ao preparo de diferentes tipos de cosméticos e a estocagem adequada dos produtos produzidos.