Processo de fabricação de móveis sob encomenda utilizando madeira maciça e chapas, quais os revestimentos que podem ser aplicados nas chapas e também a estruturação de uma fábrica de móveis sob encomenda, maquinário necessário para fabricar o móvel, as vantagens e desvantagens do móvel sob encomenda.
Instituição responsávelSENAI/RS - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Data do dossiê15/01/2007
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailTipos de layout utilizados pelas indústrias moveleira e em geral. Etapas da elaboração, escolha e apresentação de layout.
O Setor de Madeira e Mobiliário brasileiro esta representado basicamente por pequenas e médias empresas localizadas principalmente na região sudeste e sul do país. Produz uma significativa quantidade de resíduos provenientes em sua maioria da madeira, principal matéria-prima do setor. Grande parte destes resíduos já possuem alguma forma de reaproveitamento, seja na produção de compensados, reaproveitamento para geração de energia ou até mesmo produção de biofertilizantes. Tal atividade também produz outros resíduos, o que torna necessário um eficiente sistema de gerenciamento de resíduos, que caracterize cada substância e destino final adequado para todos os materiais descartados, prevenindo danos ambientais. A procedência da matéria-prima (madeira) também é de grande relevância à qualidade e preservação das matas nativas brasileiras, para isso existem certificadoras aptas a avaliar o bom manejo das áreas de reflorestamento destinadas à produção de madeira.
Processo de produção de protótipos de móveis nas empresas, máquinas e equipamentos necessários, principais materiais e acessórios utilizados.
Produtos, processos e equipamentos de pintura utilizados em móveis de madeira.
A evolução do mercado consumidor de móveis tem cada vez mais estabelecido padrões de qualidade por parte do consumidor, exigindo dos fabricantes atestados de conformidade às normas técnicas. O presente trabalho trata das principais normas técnicas da ABNT para móveis de escritório, móveis residenciais e do avanço da normalização de móveis até os dias de hoje, e a sua relação com as exigências impostas pelo mercado consumidor.
Apresentação do processo de preparação da superfície do móvel, de madeira ou derivado para posterior aplicação de produto para acabamento, compreendendo a constituição, processo de fabricação e identificação dos abrasivos, maquinário e etapas do processo e condições ideais para o setor de preparação de superfície.
Informações técnicas sobre a montagem e instalação de móveis, considerando o processo produtivo, tipos de mobiliários, matérias-primas, sistemas de fixação, máquinas, ferramentas e equipamentos utilizados.