Pesagem consiste na determinação da massa de um determinado material. Na indústria da borracha, o conhecimento e controle deste processo é fundamental para a garantia da qualidade das demais etapas que envolvem a produção de um artefato de borracha. Para correta pesagem de um material, faz-se necessário conhecer: os materiais que serão pesados, os equipamentos e as técnicas de pesagem e as formas mais adequadas de manuseio dos materiais que serão pesados.
Instituição responsávelSENAI/RS - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Data do dossiê30/01/2007
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailEste dossiê apresenta uma visão geral sobre Ensaios de Proficiência destacando-se a sua importância, a metodologia a ser adotada, as ferramentas estatísticas mais utilizadas e o um detalhamento sobre o programa de proficiência organizado pelo SENAI – CETEPO para o setor de elastômeros.
Demonstra a necessidade dos organosilanos e da tecnologia de produção/processo diferenciada na preparação de compostos elastoméricos carregados com sílica. Focando no processo em misturador tipo banbury e na apresentação de conceitos, tais como, efeito Payne, tração no molhado e resistência ao rolamento em produtos pneumáticos e o impacto que a silanização gera nas propriedades físicas, dinâmicas e reológicas.
O presente dossiê técnico aborta a definição de materiais de referência, os principais usos e sua importância metrológica. É relatado o processo de produção dos MR para a indústria da borracha (elastômeros) segundo o documento ISO Guide 35:2006, descrevendo-se as principais etapas envolvidas como os estudos de homogeneidade, estabilidade e caracterização. Por fim, são descritas as metodologias para definição dos valores das propriedades e estimativa das incertezas de medições dos MR.
Apresenta informações sobre os elastômeros termoplásticos, características, processos de obtenção, classificação, processamento, potencial de mercado e principais fornecedores.
Apresenta de forma sucinta a tecnologia de produção de artefatos de látex. Aborda as matérias-primas necessárias, a sua compatibilização com o látex, a formulação de composições de látex e os processos de transformação de acordo com o tipo de artefato que se pretende produzir.