Neste dossiê são abordadas informações sobre o reúso da água em indústrias, os principais tipos de tratamentos da água empregados quando se tem como objetivo o reúso e a legislação pertinente sobre o assunto.
Instituição responsávelIEL/MG Instituto Euvaldo Lodi - Regional Minas Gerais
Data do dossiê19/08/2011
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailSão apresentadas práticas de educação ambiental possíveis de serem realizadas em empresas dos diversos setores objetivando aperfeiçoar o sistema de gestão ambiental. São apresentadas ações direcionadas para os funcionários e a comunidade de entorno, que possuem estrita relação com a empresa.
A seguir são apresentados aspectos sobre a problemática dos resíduos de borracha e as principais formas de destiná-los corretamente, incluindo limitações e potenciais de cada processo de destino dos resíduos.
Informações sobre o processo de obtenção da fibra de coco, suas propriedades e aplicações. Descrição da composição do fruto, método e equipamentos para obtenção da fibra, sua utilização como substrato agrícola, como matéria-prima para fabricação de objetos de jardinhagem, na construção de placas acústicas e de isolamento térmico, no revestimento para bancos de automóveis, na adição como reforço em compósito poliméricos, fibrocimento, concreto e mistura asfáltica, fabricação de mantas para proteção de encostas, recuperação de áreas desmatadas e biofilme em tratamentos de efluentes.
O setor de minimização de efluentes e resíduos na indústria galvânica presta serviços a empresas de diversos ramos industriais, por exemplo, o setor de material elétrico, eletrônico, marítimo e em especial os setores de metalurgia e metalmecânico. Devido à utilização de produtos químicos tóxicos em seu processo produtivo, este setor industrial pode causar degradação ao meio ambiente na geração de efluentes líquidos, sólidos e gasosos, que ao serem dispostos sem tratamento prévio, podem acarretar em sérios problemas ambientais e à saúde humana. Por esta razão o setor possui a necessidade de investir em pesquisa e desenvolvimento de soluções. Para tanto busca a melhoria na eficiência de seus processos produtivos adotando novas tecnologias e métodos ambientalmente mais limpos, utilizando metodologias para redução ou eliminação do uso de matérias-primas tóxicas, aumento da eficiência no uso de água e energia, redução na geração de resíduos sólidos, efluentes líquidos, emissões atmosféricas, reuso de recursos, entre outros. Neste contexto, insere-se a Produção mais Limpa (PmaisL), que pode ser defina como uma série de estratégias, práticas, condutas econômicas, ambientais e técnicas, que evitam ou reduzem a emissão de poluentes no meio ambiente através de ações preventivas, evitando a geração de resíduos ou criando alternativas para que estes sejam reutilizados ou reciclados. Como as empresas possuem muitas dúvidas na hora de adotar a gestão de PmaisL, para melhor entendimento dessa técnica, este dossiê apresenta inúmeras orientações teóricas, técnicas, e exemplos de estudos de casos realizados, para auxiliar na busca de uma produção mais eficiente, econômica e com menor impacto ambiental.