Informações sobre métodos de tratamento de sementes, visando maior aproveitamento e longevidade para uso no artesanato. Identificando ações/atividades diferenciadas que sustentem, preservem e fortaleçam as comunidades envolvidas. Objetiva proteger a população do uso incorreto de produtos tóxicos aplicados às sementes; a biodiversidade brasileira da pirataria e estimular a exportação do artesanato produzido, para garantir a qualidade de tais produtos, o devido tratamento das sementes se faz imprescindível visto que o potencial na geração de empregos do setor é grande
Instituição responsávelUNB/CDT - Centro de Desenvolvimento Tecnológico
Data do dossiê13/12/2007
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailEste dossiê abordará sobre aproveitamento e seleção de matéria-prima, ferramentas, receitas e técnicas de confecção para produção de objetos artesanais regionais.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada em agosto de 2010, traz à tona um assunto de grande interesse para a solução do problema relacionado a resíduos sólidos: a logística reversa (LR). A logística reversa é a área da logística que trata dos aspectos de retorno de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo. É um tema extremamente atual, apesar de alguns setores já atuarem com logística reversa, como é o caso da indústria de bebidas, com a reutilização de seus vasilhames. Este Dossiê Técnico apresenta os principais conceitos de logística reversa, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e exemplos de casos de sucesso implementados em diferentes setores no Brasil e no mundo, de forma a informar o leitor sobre as possibilidades da implementação da LR, que já é obrigatória para alguns setores.