Prezado(a) Senhor(a) Recentemente fabriquei um móvel em mdf (revestido nas duas faces) para guardar meu intrumento musical (teclado Yamaha). Trata-se de uma espécie de rack na qual o teclado fica na parte superior, fechado, quando não usado, numa caixa de 112cmX53cmX18,5cm (LXPXA). Gostaria de saber se os gases liberados pelo mdf (folmaldeídos/formol, etc.) podem de alguma forma ser prejudiciais ao equipamento, "atacando" componentes eletrônicos, plásticos, borrachas, que compõem o intrumento, já que sempre quando abro o móvel exala um forte cheiro? Parte do cheiro deve vir do próprio instrumento, que é novo, mas fiquei com esta dúvida depois que li alguns artigos sobre os perigos dos "vapores/gases" do mdf para a saúde. Comprei a folha de mdf em uma serraria, que já deveria ter a mesma estocada há alguns dias, e ainda demorei uns quinze dias fabricando o móvel, antes de colocar o teclado no seu interior. Ao se cheirar o móvel, não se nota mais quase algum odor, mas quando fecho o intrumento dentro dele e abro no outro dia podemos sentir um cheiro mais acentuado, resultante da associação do cheiro do mdf com o do próprio instrumento musical, por ter ficado "abafado". Agradeço pela atenção em responder esta minha dúvida, pois tenho receio de poder estar prejudicando meu instrumento. Gostaria de saber também, durante quanto tempo o mdf fica exalando seus "gases" no ambiente?
Resumo da respostaDescreve se existe a possibilidade do cheiro de gases oriundos de um móvel de MDF danificar um aparelho.
Instituição responsávelIEL/BA- Instituto Euvaldo Lodi
Data da resposta13/05/2011
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailInformações sobre limpadores para instrumentos musicais metalizados.
Indica fornecedores de couro sintético para estofamento.
Informações referentes à reação de hidrólise em materiais de poliuretano.
Informa sobre pintura hidrográfica
Como afiar tesouras, alicate de cutícula, brocas.