No processo de fabricação de tintas decorativas a base de água, são utilizados dois tipos de modificadores de reologia, o HASE (Espessante associativo alcali solúvel hidrofobicamente modificado) e o HEUR (Espessante associativo Uretanico Hidrofobicamente modificado). Como se dá o mecanismo de espessamento destes dois agentes reologicos, e como os mesmos provém propriedades diferentes para as tintas ?
Resumo da respostaInforma sobre propriedades e mecanismos de ação dos modificadores de reologia HASE e HEUR em tintas.
Instituição responsávelUSP/DT - Disque Tecnologia
Data da resposta15/06/2012
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailInforma sobre os produtos que compõem as tintas ?textura de parede?.
Recomendações para aplicação de tintas em madeira.
Informa sobre a composição química da tinta de carimbo.
nformações referentes ao processo de fabricação de tinta PVC.
Informações sobre fabricação de plastisol.
Informações técnicas sobre a composição química de cristalizador de pinturas automotivas.
Informações técnicas sobre patologias no sistema de pinturas de paredes.
Processo de pintura com tinta laca em madeira MDF (fibra de média densidade).
Informações sobre o esmalte e a fabricação de peças esmaltadas.
Informações técnicas referentes ao clareamento de pisos de madeira e aplicação de pátina sobre os mesmos.
Informações técnicas sobre tintas para peças metálicas com baixo nível de emissão de compostos orgânicos voláteis (COV?s).
Informa sobre o que é a camada de verniz automotivo e indica potenciais fornecedores máquinas e equipamentos para recuperação da camada de verniz da pintura automotiva.