Nossa indústria é de papel sanitário (tissue) e do processo resulta um resíduo (lodo) que hoje é destinado para aterro apropriado de destinação. Ocorre que tivemos conhecimento que outra indústria conseguiu junto ao Ministério da Agricultura a aprovação para que esse material seja utilizado na agricultura como corretivo do solo, já que possui propriedades químicas para tal. Gostaria de saber qual o caminho para podermos buscar essa normalização e assim poder destinar este resíduo para a agricultura ?
Resumo da respostaDescreve sobre como obter a normalização que destina o uso do lodo da indústria de papel sanitário na agricultura.
Instituição responsávelIEL/BA- Instituto Euvaldo Lodi
Data da resposta27/05/2012
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailInformações a respeito de modelos de compostagem para implementação em ambientes domésticos
Indica informações sobre o processo de compostagem.
Esclarecimentos sobre a produção de biofertilizantes.
Informações técnicas sobre compostagem, o preparo e a possível utilização de resíduos de carvão ativado, cinzas de caldeira e esterco de gado.
Informações a respeito da compostagem indoor, um processo de compostagem mais controlado e mais curto.
Informações sobre os procedimentos técnicos do preparo da cama de aviário para o adubo de pastagem.
Informações sobre os procedimentos técnicos de produção de briquetes de dejetos de aves de postura.
Informações sobre os cuidados na realização da compostagem e sua relação com a presença de animais indesejáveis como o escorpião.
Informa sobre biofertilizantes e/ou adubos biológicos.
Informa sobre os processos de compostagem e vermicompostagem.
Informações técnicas sobre reutilização de resíduos líquidos.
Informações referentes a compostagem de resíduos sólidos provenientes de frigoríficos, volume das leiras, rega e legislação.