Toda superfície polimérica de peças injetadas, em especial, apresenta certa rugosidade. Para se fazer vácuo dentro de um recipiente constituído por paredes poliméricas é desejável recobrir estes poros através do depósito de uma camada metalizada, ou algum outro tipo de filme, a fim de que estes poros sejam tampados. Isto reduziria vazamentos virtuais, oriundos de partículas presas aos poros, possibilitando a obtenção maiores pressões de vácuo no interior deste recipiente, ou câmara. Como a superfície plástica que se deseja recobrir (tampar os poros) é de difícil acesso, similar a superfície interna de um tubo, alguns métodos conhecidos de metalização de peças plásticas (por névoa em câmara de vácuo) se torna pouco eficaz para recobrir toda a parede uniformemente. Estamos trabalhando na hipótese de empregar algum tipo de recobrimento por meio de banhos galvânicos, por exemplo. Neste caso, entretanto, o material que estamos testando para compôr o tubo, o polipropileno, mostra-se pouco interessante. Sendo assim, independentemente das questões relacionadas a permeabilidade de gases e umidade características de uma parede polimérica, tema que tangencia o problema abordado mas não se relaciona diretamente com a nossa dúvida, pergunto: Que tipo de processo e material poderia ser empregado para o recobrimento dos poros, da rugosidade, da superfície interna deste tubo que me servirá de protótipo para aplicação de vácuo?
Resumo da respostaDescrição do processo de metalização de materiais poliméricos para o recobrimento dos poros de uma superfície interna que servirá de protótipo para aplicação de vácuo.
Instituição responsávelSENAI/RS - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Data da resposta26/07/2010
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailInforma sobre agentes de envelhecimento de espumas de propiol poliéter.
Informa sobre a fabricação de embalagem a partir do amido de mandioca.
Informa sobre produção de madeira plástica e indica fornecedores de matéria-prima.
Informações sobre PET em espumas de poliuretano.
Informações técnicas sobre o processo de fabricação de fitas plásticas decorativas e/ou personalizadas.
Informações sobre fabricação de telhas e painéis em EPS.
Informações técnicas sobre a fabricação de laminados de polipropileno biorientado.
Informações sobre composição do plástico utilizado para fabricar filme termoencolhível.
Informa sobre a tecnologia de construção Insulating Concrete Forms (ICF), com blocos térmico-acústicos.
Informações a respeito de fabricação do filme stretch.
Características e propriedades do isolamento térmico em polímeros.
Indica informações referentes a tipos de plástico e fornecedores na região do Rio Grande do Norte.