Confira o que o Sebrae do seu Estado tem para você.
O certame recebeu adesões de todo o país, nas três categorias: microempreendedoras individuais, donas de pequenos negócios ou produtoras rurais
Júlia Vidal, do Rio de Janeiro: inspiração para mulheres empreendedoras (Crédito/Foto: André Fontes/Projeto Sebrae 50+50)
O número de inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022 alcançou a marca de 2.926, com a participação de empreendedoras de todo o país. A iniciativa reconhece histórias inspiradoras e estimula o trabalho de mulheres que atuam em três categorias: microempreendedoras individuais, donas de pequenos negócios ou produtoras rurais. O prêmio faz parte do calendário oficial Projeto Sebrae 50+50, com atividades para celebração do cinquentenário da instituição, fundada em 1972.
Os estados com maior volume de participações foram: São Paulo (757), Paraná (203), Minas Gerais (193), Bahia (173) e Mato Grosso do Sul (154). A primeira etapa acontece em nível estadual, com a escolha de até três candidatas de cada unidade federativa, em cada uma das categorias. As candidatas vencedoras da fase estadual serão avaliadas por um júri regional, formado por colaboradores do Sebrae e especialistas em empreendedorismo e pequenos negócios. A etapa regional será eliminatória para a fase nacional e não prevê premiação ou divulgação.
Por fim, a etapa nacional terá a participação das até 15 vencedoras regionais, correspondentes a três vencedoras por categoria para cada uma das cinco regiões do país, que estarão automaticamente classificadas para a grande final da premiação. O anúncio das vencedoras acontecerá em novembro, mês em que se comemora o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino.
Para a coordenadora nacional de Empreendedorismo Feminino do Sebrae, Renata Malheiros, o país ainda precisa avançar na eliminação das barreiras externas que dificultam o acesso das mulheres ao empreendedorismo. “Sabemos que as mulheres muitas vezes não ocupam o espaço de liderança não por falta de competência ou capacidade. Elas têm tanta capacidade quanto os homens, é claro. O que sobra são barreiras externas invisíveis. São crenças limitantes que vêm lá da infância e preconceitos da sociedade. Isso influencia muito os nossos comportamentos e as nossas escolhas quando adultos”, comentou Renata Malheiros.
Ainda segundo a coordenadora, iniciativas como o Sebrae Delas, como o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e tantas outros, ajudam a acelerar essa mudança. “Precisamos falar divisão de tarefas, sobre mais mulheres nas ciências, na atividade de transformação digital. Ainda existem muitas barreiras culturais e preconceitos desde as meninas no estudo da matemática. Por isso que projetos como o prêmio buscam jogar luz e mostrar exemplos de empreendedoras que fazem a diferença e podem inspirar outras mulheres”.
Além dos troféus, as vencedoras da etapa nacional nos primeiro e segundo lugares de cada categoria vão ganhar um smartphone de última geração. O terceiro lugar de cada categoria receberá um tablet também do modelo mais recente.
Todas as nove ganhadoras nacionais vão participar de mentoria e de uma missão técnica nacional de capacitação, com passagens e diárias custeadas pelo Sebrae. O primeiro lugar de cada categoria também terá uma vaga no Empretec e ao segundo lugar de cada categoria ficará reservada uma vaga para participar do UP Digital, de aceleração digital dos negócios.
Sobre o Sebrae 50+50
As atividades que marcam a celebração dos 50 anos do Sebrae giram em torno do tema “Criar o futuro é fazer história” e procuram mostrar a conexão da instituição com o Brasil. Denominada Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza as ações atuais nos três pilares da instituição: aprimorar a gestão empresarial, desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios e promover a cultura empreendedora. Mostra também a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar para o futuro, ao mesmo tempo, voltado para os novos desafios do empreendedorismo no país.
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Abrir uma startup dá trabalho e muitos empreendedores não veem a hora de conquistar um aporte para poder expandir seus negócios. Mas, investimentos são baseados em critérios como confiança, retorno sobre o capital e o encaixe entre as estratégias do fundo e da empresa investida. Por isso, um investimento em early-stage (fase inicial) pode demorar mais do que você pensa. Cada investidor tem um timing próprio e um processo de avaliação diferente. No Brasil, existem quatro tipos mais comuns de investidores:1. Angels que atuam individualmente Também conhecidos como “investidores-anjo”, se tiverem boas referências do empreendedor e do projeto, podem levar de 2 a 8 semanas para investirem uma média de R$ 100 mil (ou até mais que isso, em alguns casos).2. Grupos de Angels Grupos de angels atuando em conjunto costumam avaliar projetos em fóruns semestrais. Aproveitando a janela de oportunidade e sendo aprovado para os fóruns na hora certa, você pode conseguir de R$ 200 mil a R$ 500 mil em até 3 meses.3. Fundos de capital semente com recursos privados (como a Astella ou Monashees): Os fundos com recursos privados geralmente definem suas próprias regras porque tem mais flexibilidade para negociar acordos junto aos seus diversos investidores. Alguns deles podem avaliar sua empresa, sumir por um tempo e reaparecer com uma proposta. Outros podem ajudá-lo a melhorar a empresa informalmente e, ao final de vários meses de interação constante, fazerem uma proposta formal de investimento para fechá-la em poucos dias. Fundos como esses tendem a fazer um primeiro aporte de R$ 200 mil a R$ 1 milhão em um período entre 3 a 6 meses para projetos realmente atrativos.4. Fundos de capital semente com capital público em sua composição (como a Confrapar e alguns fundos da FIR Capital) Nesse caso, os fundos têm regras específicas e investidores institucionais, aumentando a formalidade do processo de avaliação. Por isso, podem levar de 3 a 6 meses somente para avaliar se a empresa está apta a receber um investimento de entre R$ 1 milhão e R$ 5 milhões. Na média, projetos maduros recebem R$ 2 milhões em até 6 meses, contando 3 meses para avaliação e 3 meses migrando a empresa para a nova estrutura de capital. Como organizar seu contato com investidores Interagir com o tipo certo de investidor é importante porque traz conselhos relevantes e ajuda a medir a atratividade do seu projeto. Mesmo assim, essa prática deve ser muito bem gerenciada: o empreendedor não pode ficar muito tempo sem obter feedback, mas também não pode gastar tempo demais atendendo às demandas dos investidores. Também é importante ressaltar que a pior hora para conseguir investimentos é quando o dinheiro acaba, a ponto do projeto congelar ou mesmo morrer. Planeje-se para engrenar sua startup antes dessa hora chegar ou gerencie seu contato com os investidores certos para acioná-los na hora certa. Autor convidado: Yuri Gitahy, fundador da Aceleradora.