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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Quer saber tudo sobre vendas on-line?

Pensando em abrir um e-commerce ou melhorar a gestão do que você já tem? Confira as informações que o Sebrae separou para você brilhar no mundo virtual!

· 16/03/2014 · Atualizado em 06/09/2022
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O Sebrae elaborou um material exclusivo para quem deseja abrir um e-commerce ou para quem já tem um e precisa melhorar a sua gestão.

Se você quer começar a vender pela internet ou já vende on-line, mas quer utilizar o e-commerce de maneira mais eficiente para obter melhores resultados, é preciso se preparar, assim como no mercado tradicional.

O ambiente digital muda constantemente, por isso, é preciso acompanhar as mudanças e estar sempre atualizado.

Hoje, existem várias formas de se vender on-line: Por intermédio do seu próprio site, pelas redes sociais, por marketplace e, também, pelo WhatsApp e outras ferramentas.

Para atuar no comércio eletrônico, você precisa conhecer bem a ferramenta para ofertar seus serviços de forma ideal.

Dicas

Independentemente da forma que você for escolher, essas dicas são fundamentais:

  1. Conheça o mercado digital. Saber qual é o perfil das empresas e dos consumidores é importante para ter uma noção clara de como atuar e do que esperar.
  2. Escolha o nicho de mercado que será atendido. É possível identificar as diversas oportunidades de atuação que o comércio eletrônico proporciona para poder analisar quais são os segmentos mais rentáveis no meio virtual.
  3. Organize a sua loja, escolha o melhor modelo de negócio (site, redes sociais, marketplace, WhatsApp ou outras ferramentas) e crie um plano de negócios.
  4. Entenda os aspectos legais e como funcionam os impostos específicos das vendas virtuais.
  5. É preciso conhecer, também, os meios de pagamento do comércio eletrônico para proporcionar vendas com segurança.
  6. Construa a sua estratégia virtual, utilizando-se de dicas sobre layout, cores, usabilidade e outras questões de design.
  7. Saiba o que o cliente deseja e como se comporta. 
  8. Conheça as estratégias de marketing e os canais de divulgação on-line como as redes sociais. Você precisará impulsionar a visibilidade do seu negócio e dos seus produtos para gerar mais faturamento.
  9. Procure entender sobre logística e estoque no e-commerce. Assim, você conseguirá disponibilizar ao cliente uma entrega adequada do produto e lidar com as questões do pós-venda.
  10. Não se esqueça de que a internet é uma ótima maneira de relacionar-se com o cliente.

Competências

Atuar no mundo digital requer algumas competências em diversas áreas como:

  • Mercado;
  • Legislação;
  • Inovação;
  • Tecnologia;
  • Planejamento;
  • Logística;
  • Venda;
  • Meios de pagamento;
  • Mídias sociais e;
  • Design.

Material de apoio

Mas não se preocupe, pois temos muitos materiais para te ajudar a se preparar.

Você pode começar assistindo ao vídeo abaixo para saber mais sobre como empreender na era digital.

Como empreender na era digital l SGE 2019 l Martha Gabriel


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