Confira dicas para melhorar os seus processos de logística e oferecer uma experiência de compra positiva para os seus clientes.
A logística é um dos maiores desafios das lojas virtuais no Brasil, independentemente do tamanho. Afinal, quase todo mundo que já fez compras on-line tem alguma experiência frustrante para contar. Isso significa que produtos que não chegam ou são enviados errado podem comprometer seriamente a imagem da sua loja.
A logística é um dos pontos-chave no comércio eletrônico.
Portanto, na hora de abrir uma loja virtual, os empresários precisam dar uma atenção especial a esse planejamento do negócio, muito mais do que em uma loja física.
Para ajudar os novos empreendedores do ramo, neste conteúdo vamos mostrar as etapas do processo de vendas em plataformas virtuais e, também, fornecer dicas para você organizar sua logística e seu estoque. Confira:
Etapas do processo de venda on-line
Preparação do pedido
Na primeira etapa, o comprador precisa localizar e identificar a mercadoria, obter as informações necessárias para a decisão de compra, autorizar a transação financeira e transmitir seu pedido para o site. Nesse momento, a maior parte das ações é automatizada, e a loja apenas recebe o pedido depois de pronto. Por isso, invista em um bom site, simples de navegar e com todas as informações que o cliente precisa. Esta última parte, aliás, previne problemas com trocas e devoluções.
Saiba mais:
- Veja o custo da devolução de produtos para o seu negócio
- O que o Código de Defesa do Consumidor diz sobre a devolução e troca de produtos comprados on-line
- Entenda o que é a gestão de retaguarda (backoffice)
Processamento do pedido
A partir do pedido efetuado pelo cliente, cabe ao site e às entidades envolvidas, como as administradoras de cartão de crédito e empresas antifraude, o papel de analisar os dados, processar e validar o pedido. O pedido válido e sem risco de fraude segue para o financeiro.
Confirmação do pedido
A terceira etapa é aquela na qual a sua empresa começa a atuar de maneira mais prática. Após confirmada a transação financeira, vem a separação da mercadoria - ou sua encomenda junto ao fornecedor - embalagem, emissão da documentação fiscal e entrega para a transportadora. O tempo de entrega é contado a partir desse momento, lembre-se de deixar isso claro para o cliente.
Entrega
A etapa final é o envio efetivo da mercadoria ao destinatário. Dependendo da modalidade oferecida pela sua loja (e escolhida pelo comprador), pode ser oferecida a possibilidade de rastreamento das mercadorias após a entrega delas ao transportador. Se puder, aposte nesse tipo de serviço. Assim, em caso de atraso, tanto você quanto o cliente ficam mais seguros, e sua loja pode garantir que enviou o produto dentro da data planejada.
Conheça formas de rastrear seus produtos
Como gerenciar o estoque da loja virtual
Por último, confira alguns materiais do Sebrae sobre estoque e saiba como gerenciar essa parte do seu negócio.
- Conheça plataformas integradas ao sistema de estoque, que é atualizado instantaneamente.
- Veja como funcionam os sistemas que permitem a codificação dos produtos e facilitam a gestão do estoque.
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