O serviço de atendimento ao cliente cria valor e proporciona crescimento de receita. O mau atendimento vai fazer a empresa perder o cliente para sempre.
Seja você é MEI ou uma empresa de maior porte, o atendimento ao cliente é um ponto essencial de seu empreendimento. O suporte que você oferece aos seus clientes, antes, durante e depois da compra é o que os ajuda a ter uma excelente experiência com a sua empresa.
Profissionalismo e esforço em compreender o que o cliente precisa são os itens essenciais para um atendimento excelente.
Não se trata apenas de ser bem-educado. Tratar bem os clientes e ser honesto são mais do que diferenciais – são a obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.
O atendimento constrói a percepção de seu público sobre a empresa. Ele é praticamente o rosto da empresa. O grande objetivo é transformar o cliente em um defensor da marca.
Além de tirar dúvidas e atender solicitações, através dele sua empresa mantém uma relação próxima com os clientes, garante sua satisfação e antecipa necessidades.
Após a finalização de uma compra, o atendimento desempenha um papel essencial para fidelizar os clientes e garantir que eles voltem a fechar negócio.
Seus clientes bem atendidos tendem a fazer uma propaganda positiva da empresa e se tornam verdadeiros promotores da marca.
Quando os atendentes adotam uma postura fria ou desinteressada durante o atendimento, a empresa não conseguirá desenvolver um relacionamento personalizado e de qualidade com os clientes.
Quando o cliente percebe que não está recebendo a devida importância em seu caso em especial, sente-se tratado como mais um entre muitos. Não deixe isso acontecer!
Não é nada agradável para o cliente entrar em contato com uma empresa para solicitar suporte ou fazer alguma alteração no serviço ou produto contratado e receber um atendimento frio e distante.
Isso acontece quando há uma pessoa do outro lado da linha lendo um script, sem tomar nenhuma iniciativa para realmente ajudar a resolver a demanda do cliente.
7 dicas para começar agora a melhorar o seu atendimento ao cliente
- Treine a equipe de atendimento.
- Envolva outras áreas no atendimento.
- Escute o cliente.
- Personalize o atendimento.
- Seja ágil.
- Atendimento e vendas devem conversar.
- Use a tecnologia e o WhatsApp Business.
Mesmo que a sua empresa ainda não tenha tecnologias para o atendimento, é bom conhecer as opções existentes de software de atendimento ao cliente. Neste caso, pense no que você deseja realizar com o software e também seu orçamento.
Saiba que a solução perfeita pode estar fora do seu alcance financeiro ou ser desnecessária por enquanto. Porém a tecnologia evolui muito rápido e em breve soluções baseadas em inteligência artificial estarão bem mais acessíveis.
Por exemplo: um dos caminhos mais sofisticados para este objetivo já está em prática no Brasil. O Google possui um recurso de inteligência artificial que usa a conversação natural para realizar tarefas. Chama-se Duplex e já é usado em 11 países.
Agora está sendo testado no Brasil para atualizar informações de empresas no Google Maps, para ajudar na compra de ingressos de cinema e para consulta dos locais de votação junto ao TSE.
A ferramenta surpreende pela naturalidade da conversa, na fala e na compreensão das respostas, o que demonstra uma tecnologia avançada de compreensão de linguagem natural.
No caso da atualização dos dados do Google Maps, O Google tem feito cerca de 200 ligações por dia com a ferramenta e já contatou mais de 50 mil empresas brasileiras nos últimos três meses. É rápido o caminho para a transformação digital.
Saiba mais:
Como alavancar os negócios com o WhatsApp Business
A transformação digital na pequena empresa
Foi um prazer te ajudar :)
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O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
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É muito comum as empresas e as agências de marketing trabalharem o marketing de conteúdo, porém sem dar muita importância à jornada do cliente. O resultado pode ser um esforço pouco recompensado. Veja por que. O que é marketing de conteúdo? Marketing de conteúdo é a estratégia que visa atrair clientes por meio da criação de conteúdos do interesse de um público específico. Este conteúdo normalmente chega ao seu público específico na forma de textos, vídeos, e-books, posts em redes sociais ou transmissões ao vivo. A ideia não é fazer a promoção direta da marca, mas atrair o público-alvo apresentando soluções para problemas que este público específico enfrenta. O bom conteúdo não é focado em vender, mas em trazer algum benefício para quem o lê, de modo a esclarecer uma dúvida, ensinar algo ou resolver um problema. A venda acontece como uma consequência desse processo, em muitas etapas, que vão despertar o interesse até o objetivo final – que pode ser uma compra ou fazer com que este público tome determinada iniciativa que se espera dele. Esta é uma definição bem simples da estratégia do marketing de conteúdo, que irá trazer mais resultados se for considerada a jornada do cliente. O que é jornada do cliente? A jornada do cliente é o percurso trilhado pelo consumidor de um produto ou serviço desde o primeiro ponto de contato até a conversão. Em termos simples, a jornada do cliente é a experiência que ele tem junto à empresa, desde o momento em que ele estabelece uma interação com a marca, até quando ele decide comprar um produto ou serviço dessa mesma marca. É importante conhecer a jornada para poder aplicar estratégias de conteúdo adequadas ao nível de maturidade do consumidor em cada fase. A expressão “conteúdo relevante” quer dizer exatamente isso: produzir conteúdos identificados com o estágio do processo de compra que o consumidor se encontra, com ações e abordagens assertivas para que ele siga para a próxima etapa. As principais funções da jornada do cliente no marketing de conteúdo incluem segmentação e personalização; ou seja, identificar diferentes estágios pelos quais os clientes passam – o reconhecimento do problema, a consideração de soluções até a decisão de compra. Desta forma, é possível criar conteúdos adequados para cada fase, desde artigos informativos até materiais promocionais. Oferecer o conteúdo certo no momento certo (o estágio onde se encontra o cliente neste percurso) vai mantê-lo engajado ao longo de sua jornada. Conteúdos educativos podem despertar interesse nas fases iniciais, enquanto depoimentos e estudos de caso reforçam a decisão de compra nas etapas finais. A jornada permite que a marca construa confiança ao oferecer valor contínuo durante todo o processo de compra. Blogs, guias e vídeos ajudam o cliente a tomar decisões mais informadas. Na etapa de decisão, comparações de produtos, ofertas especiais e demonstrações ajudam a converter leads em clientes, fornecendo a última motivação necessária para a compra. Após a compra, a jornada continua com a criação de conteúdos que reforçam a satisfação e incentivam a lealdade, como tutoriais, dicas de uso e newsletters exclusivas. Em resumo, a jornada do cliente no marketing de conteúdo garante que a marca ofereça informações relevantes em cada fase, maximizando o impacto do conteúdo e aumentando a probabilidade de conversão e fidelização. Como reconhecer o momento certo para diferentes tipos de conteúdo? Oferecer o conteúdo certo no momento certo exige uma compreensão da fase em que o cliente ele se encontra. Reconhecer o momento certo envolve a análise de comportamentos, dados e interações para identificar onde o cliente está em seu processo de decisão. Aqui estão algumas estratégias para conseguir isso: Normalmente, a jornada é dividida em três fases: Conscientização: o cliente percebe uma necessidade ou um problema. Consideração: ele está explorando soluções e comparando opções. Decisão: o cliente está pronto para escolher uma solução ou produto. Cada fase exige um tipo de conteúdo diferente. Como analisar dados de comportamento? Usar ferramentas de análise, como Google Analytics ou plataformas de automação de marketing, ajuda a rastrear as interações do cliente. Com base em suas ações, como páginas visitadas, tempo de permanência ou materiais baixados, você pode identificar em que ponto da jornada ele está. Se o cliente está lendo um post de blog genérico, ele provavelmente está na fase de conscientização. Se ele está comparando produtos ou baixando um e-book técnico, está na fase de consideração. Se ele visita páginas de preços ou clica em um botão de contato, está na fase de decisão. Dividir seu público em segmentos com base em interesses, comportamentos anteriores, localização geográfica ou outras características ajuda a enviar conteúdos mais relevantes. Uma estratégia comum é o uso de e-mail marketing segmentado ou retargeting, onde cada grupo recebe conteúdos adequados à sua fase da jornada. Reconhecer o momento certo exige uma combinação de: Mapeamento da jornada do cliente. Análise de dados de comportamento. Segmentação precisa do público. Ferramentas de automação e nutrição. Monitoramento de feedbacks e sinais de intenção. Quanto mais personalizada for a experiência de conteúdo, maior a chance de entregar a mensagem correta no momento exato. É importante usar ferramentas, como o RD Station, por exemplo, para automatizar estes processos e segmentar o público-alvo. Nas redes sociais é possível oferecer conteúdos antenados com a jornada do cliente? Como as redes sociais são plataformas dinâmicas e interativas, elas permitem adaptar conteúdos de acordo com o estágio em que o cliente está na jornada de compra, desde a conscientização até a decisão. Para reconhecer o momento certo nas redes sociais é feito o monitoramento de engajamento. Curtidas, comentários, compartilhamentos e mensagens diretas são sinais de interesse em diferentes estágios. Ferramentas de análise, como o Facebook Insights ou Instagram Analytics ajudam a identificar qual conteúdo está funcionando melhor em cada fase da jornada. Segmentação de públicos em plataformas como Facebook e Instagram permitem preparar anúncios e postagens para públicos específicos, de acordo com interesses, comportamentos e interações anteriores. As redes sociais são ferramentas poderosas para distribuir conteúdos que acompanham a jornada do cliente. Ao criar uma estratégia alinhada com cada estágio (conscientização, consideração, decisão e pós-venda), é possível nutrir seu público com informações relevantes, aumentar o engajamento e, eventualmente, converter seguidores em clientes. O marketing de conteúdo sem considerar a jornada do cliente tende a promover resultados pouco consistentes por oferecer conteúdos a públicos não segmentados.
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O ZMOT influencia muito o seu cliente, sabia?
ZMOT é a sigla para Zero Moment of Truth, ou "Momento Zero da Verdade", um conceito desenvolvido pelo Google em 2011. Ele refere-se àquele momento crucial em que o consumidor, antes de tomar uma decisão de compra, busca informações online sobre um produto ou serviço. Essa pesquisa do comprador pode incluir: Leitura de avaliações e depoimentos de outros consumidores; Comparação de preços; Busca por vídeos e blogs que discutem o produto; Interação nas redes sociais. Acreditava-se que o "momento da verdade" ocorria no ponto de venda, quando o consumidor via o produto na prateleira (FMOT - First Moment of Truth). O que mudou: com a evolução da internet, o ZMOT acontece antes mesmo de o cliente entrar em contato com o produto fisicamente, e este momento muitas vezes define se a compra será realizada.
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Dicas básicas para o MEI divulgar o seu negócio
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