O serviço de atendimento ao cliente cria valor e proporciona crescimento de receita. O mau atendimento vai fazer a empresa perder o cliente para sempre.

Seja você é MEI ou uma empresa de maior porte, o atendimento ao cliente é um ponto essencial de seu empreendimento. O suporte que você oferece aos seus clientes, antes, durante e depois da compra é o que os ajuda a ter uma excelente experiência com a sua empresa.
Profissionalismo e esforço em compreender o que o cliente precisa são os itens essenciais para um atendimento excelente.
Não se trata apenas de ser bem-educado. Tratar bem os clientes e ser honesto são mais do que diferenciais – são a obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.
O atendimento constrói a percepção de seu público sobre a empresa. Ele é praticamente o rosto da empresa. O grande objetivo é transformar o cliente em um defensor da marca.
Além de tirar dúvidas e atender solicitações, através dele sua empresa mantém uma relação próxima com os clientes, garante sua satisfação e antecipa necessidades.
Após a finalização de uma compra, o atendimento desempenha um papel essencial para fidelizar os clientes e garantir que eles voltem a fechar negócio.
Seus clientes bem atendidos tendem a fazer uma propaganda positiva da empresa e se tornam verdadeiros promotores da marca.
Quando os atendentes adotam uma postura fria ou desinteressada durante o atendimento, a empresa não conseguirá desenvolver um relacionamento personalizado e de qualidade com os clientes.
Quando o cliente percebe que não está recebendo a devida importância em seu caso em especial, sente-se tratado como mais um entre muitos. Não deixe isso acontecer!
Não é nada agradável para o cliente entrar em contato com uma empresa para solicitar suporte ou fazer alguma alteração no serviço ou produto contratado e receber um atendimento frio e distante.
Isso acontece quando há uma pessoa do outro lado da linha lendo um script, sem tomar nenhuma iniciativa para realmente ajudar a resolver a demanda do cliente.
7 dicas para começar agora a melhorar o seu atendimento ao cliente
- Treine a equipe de atendimento.
- Envolva outras áreas no atendimento.
- Escute o cliente.
- Personalize o atendimento.
- Seja ágil.
- Atendimento e vendas devem conversar.
- Use a tecnologia e o WhatsApp Business.
Mesmo que a sua empresa ainda não tenha tecnologias para o atendimento, é bom conhecer as opções existentes de software de atendimento ao cliente. Neste caso, pense no que você deseja realizar com o software e também seu orçamento.
Saiba que a solução perfeita pode estar fora do seu alcance financeiro ou ser desnecessária por enquanto. Porém a tecnologia evolui muito rápido e em breve soluções baseadas em inteligência artificial estarão bem mais acessíveis.
Por exemplo: um dos caminhos mais sofisticados para este objetivo já está em prática no Brasil. O Google possui um recurso de inteligência artificial que usa a conversação natural para realizar tarefas. Chama-se Duplex e já é usado em 11 países.
Agora está sendo testado no Brasil para atualizar informações de empresas no Google Maps, para ajudar na compra de ingressos de cinema e para consulta dos locais de votação junto ao TSE.
A ferramenta surpreende pela naturalidade da conversa, na fala e na compreensão das respostas, o que demonstra uma tecnologia avançada de compreensão de linguagem natural.
No caso da atualização dos dados do Google Maps, O Google tem feito cerca de 200 ligações por dia com a ferramenta e já contatou mais de 50 mil empresas brasileiras nos últimos três meses. É rápido o caminho para a transformação digital.
Saiba mais:
Como alavancar os negócios com o WhatsApp Business
A transformação digital na pequena empresa
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
Com o vínculo das empresas, podemos te ajudar com uma série de serviços adequados a sua realidade.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Por favor, verifique essa informação e tente novamente.
Conteúdo relacionado
Como alcançar um público mais amplo com marketing de influência
O marketing de influência é uma estratégia poderosa para empresas que desejam expandir sua audiência e atrair leads qualificados. A escolha do modelo de colaboração e do influenciador certo pode impactar diretamente os resultados da campanha. Ao investir nessa abordagem, é essencial analisar métricas de desempenho e alinhar os valores da marca com os do influenciador escolhido. Baixe o ebook e saiba mais.
Março, 2025
O atendimento excepcional ao cliente
O atendimento ao cliente é uma oportunidade de criar conexões genuínas e mostrar que a empresa realmente se importa com as necessidades e experiências dos clientes. Quando bem feito, esse cuidado transforma clientes satisfeitos em verdadeiros embaixadores da marca, que voltam a comprar e a recomendam a outras pessoas. É um investimento em confiança e lealdade que faz toda a diferença no longo prazo. Baixe o ebook e entenda como melhor atender os seus clientes.
Março, 2025
Os segredos para construir uma marca forte e duradoura
Um dos maiores desafios e conquistas para o dono de um negócio é deixar sua marca forte e memorável. Uma marca bem estabelecida não atrai apenas clientes, mas também gera lealdade e confiança, tornando-se um ativo valioso para o negócio. Saiba mais no ebook.
Janeiro, 2025
Dicas para atrair clientes e impulsionar seu negócio
Algumas estratégias podem aumentar sua base de clientes e impulsionar seu negócio. Baixe o e-book para saber mais.
Dezembro, 2024
Marketplace: o que saber antes de começar a vender
Nos últimos anos, os marketplaces revolucionaram a forma como compramos e vendemos online. Plataformas como Mercado Livre, Amazon e Shopee se tornaram verdadeiros shoppings virtuais, reunindo milhões de produtos e consumidores. A decisão de utilizar um marketplace envolve uma série de fatores que vão além da simples exposição dos seus produtos. Há prós e contras a analisar antes de tomar a melhor decisão para o seu negócio. Marketplaces são plataformas digitais onde lojistas vendem seus produtos em um ambiente padronizado e compartilhado com outros comerciantes. Representam uma opção para o vendedor que não deseja montar uma loja virtual própria. Cabe ao marketplace gerenciar a estrutura tecnológica necessária para processar pagamentos e garantir a segurança das transações entre vendedores e compradores. Os pontos positivos desta estratégia são claros: acesso a mais pessoas e menor custo operacional. A plataforma recebe o pagamento e o lojista não precisa se preocupar com cartões de crédito, boletos e Pix, domínios e servidores. Geralmente o vendedor recebe as vendas mensais ocorridas no marketplace, descontada a comissão. Outra vantagem é a credibilidade. Dentro de um marketplace importante, o público sente-se mais seguro para comprar pois tem as garantias da plataforma. Rapidez e facilidade de uso também contam a favor, pois as páginas de venda dos marketplaces são ambientes projetados para economizar tempo e recursos. No entanto, apesar das evidentes vantagens, o marketplace não é uma decisão assim tão simples, pois há alguns senões a considerar.
Novembro, 2024
O que os carrinhos abandonados podem estar dizendo
Você pode melhorar o checkout, oferecer frete grátis, mostrar suas boas avaliações de outros clientes, oferecer garantias ou mais descontos para fechar a venda. Saiba mais sobre essas estratégias. Baixe o ebook.
Outubro, 2024
Como usar a estratégia do desconto a seu favor
Como usar a estratégia de desconto para alavancar suas vendas sem prejudicar o lucro! Você quer saber como aplicar a estratégia de desconto de forma eficaz e aumentar suas vendas sem comprometer seus resultados? Neste terceiro vídeo da Trilha Empreendedorismo para Artesãos, o Sebrae AM vai mostrar como empregar essa grande ferramenta para atrair clientes e queimar estoques. Conheça algumas boas práticas para aplicar descontos de maneira inteligente nas suas peças de artesanato, criando promoções atrativas que conquistam clientes e mantêm o seu negócio saudável. Assista agora e domine a arte de aplicar descontos estratégicos! Não se esqueça de curtir, compartilhar e se inscrever no canal para mais dicas valiosas!
Setembro, 2024
Estratégias de envio para outros estados e exterior
Evite problemas com a Receita Federal e aprenda a enviar seus produtos de artesanato da forma correta! Neste segundo vídeo da Trilha Empreendedorismo para Artesãos, você vai aprender como despachar corretamente aquela coleção de bonecos de madeira ou até mesmo aquele painel grande de MDF para outros estados e para o exterior. Independentemente do tamanho dos produtos, saiba que entender sobre o Código Fiscal de Operações e Prestações de Serviços (CFOP) é crucial para garantir que suas mercadorias sejam enviadas de forma legal e segura. Dê o play agora e saiba como dominar o processo de envio!
Setembro, 2024
Critérios de precificação.
Quer saber como definir o preço certo para seus produtos de artesanato? Então, bem-vindo ao primeiro vídeo da Trilha Empreendedorismo para Artesãos. Se você já se perguntou como faz para calcular o preço correto daquela pulseira ou sandália de couro, este vídeo é para você. Conheça os critérios de precificação que todo artesão deve saber para garantir uma estratégia eficaz de vendas e crescimento no atacado e no varejo. Assista até o final e aprenda a precificar com confiança! Não se esqueça de curtir, compartilhar e inscrever-se no canal para mais dicas valiosas!
Setembro, 2024
Aprenda a fazer um plano para fidelizar seus clientes
Fidelizar os clientes é uma atividade importante, mas bastante relegada. Muitas empresas não trabalham bem este lado, que afeta diretamente o posicionamento do negócio. Afinal, tão importante quanto conquistar um cliente é mantê-lo sempre perto de sua empresa. Baixe o ebook e entenda os motivos que fazem com que o cliente se torne fiel à sua marca.