Mesmo com um celular simples, você estará pronto para criar fotos profissionais que atraem a atenção dos seus clientes e aumentam as vendas online.
Quem tem um e-commerce, usa redes sociais ou está em um marketplace, precisa de boas fotos para vender seus serviços e produtos.
Boas fotos dos produtos atraem a atenção e são um fator determinante para a compra.
Estamos falando aqui para quem não é fotógrafo de verdade e nem tem uma câmera profissional - mas tem um celular. Mesmo com um celular simples, você pode tirar fotos incríveis de produtos se seguir estas dicas e usar sua criatividade.
Pratique e você estará pronto para criar fotos de aparência profissionais que atrairão a atenção dos seus clientes e aumentarão suas vendas online.
Adote agora estes comportamentos que dão resultado.
- Planejamento:planeje a sessão de fotos com antecedência e defina seus objetivos.
- Organização:organize os produtos e os acessórios antes de começar a fotografar.
- Paciência:tire várias fotos para garantir que você obtenha o resultado desejado.
- Prática: pratique e experimente diferentes técnicas para aprimorar suas habilidades. Experimente diferentes técnicas de fotografia e edição para encontrar o seu estilo.
- Inspiração:busque inspiração em outros fotógrafos de produtos.
Agora siga estas práticas que os fotógrafos seguem:
Treine o seu olhar
A observação vai ajudar você a melhorar as suas fotos. Tenha um olhar treinado para reparar nos detalhes, diferenciar o que chama a atenção e identificar o que é mais harmônico esteticamente.
Conseguir boas fotos vem com o treino, especialmente no começo. Para fotografar produtos, a dica é: testar, repetir e mudar pequenos detalhes.
Crie uma pasta de referências
Guarde em seu computador uma pasta onde você vai salvar fotos que tenham relação com o seu projeto, fotos que você encontra nas redes sociais, nas pesquisas no Google e nas lojas que vendem itens como os seus. Elas vão servir de inspiração.
Observe itens como:
- O fundo usado.
- Os detalhes do produto.
- Como é a iluminação.
- Qual o ângulo.
- Quais os outros elementos que compõem a foto.
Iluminação é tudo
Obter a iluminação adequada é um dos pontos mais importantes. Os detalhes do produto devem estar nítidos. Procure usar luz difusa, porque ela se espalha em várias direções e cria sombras mais agradáveis.
Existem opções de iluminadores, como ring light e softbox, que são equipamentos de custo bem acessível e fáceis de encontrar.
Ao fazer fotos durante o dia, observe se a sombra não está atrapalhando a qualidade e a harmonia das fotografias.
E não faça fotografias contra a luz, a menos que compense com outra fonte de luz frontal.
Fotos tremidas ou fora de foco não
Fotos tremidas: use um tripé ou algum tipo de apoio, como um livro ou caixa, para manter o celular estável e evitar fotos borradas. Um tripé é um investimento barato e essencial.
Foco: toque na tela do celular onde você deseja que o foco seja definido para garantir que o produto esteja nítido na foto.
Use um fundo branco ou preto
Ter um fundo branco é importante para mostrar detalhes nas imagens dos produtos, que serão usadas em sites, marketplaces ou enviadas ao cliente.
Uma cartolina ou pano branco ajudam a mostrar o produto, sem distrações no fundo.
Uma mesa branca ou preta serve como fundo infinito para os produtos. Veja se vale a pena investir em um cenário, que você pode consultar na internet.
Cenários naturais
Em fotos para redes sociais, a humanização é um fator interessante, para mostrar o produto dentro de um contexto.
Ao fotografar acessórios de moda use fotos de pessoas, de preferência com roupas sem estampa, para não distrair a atenção.
Nos produtos de alimentação, mesas postas ou outros cenários demonstram o produto sendo consumido.
Se o produto causa uma transformação – como em limpeza ou produtos de beleza –, é interessante mostrar o “antes e depois”, e também a foto do produto ao lado do resultado alcançado.
Conheça os recursos da câmera
Vários modelos de smartphones têm configurações avançadas para a câmera. Procure conhecer as possibilidades, pois você vai usar um dia. Algumas câmeras têm:
- Ajuste de luz.
- Possibilidade de ajustar o foco.
- Filtro.
- Flash automático.
Se precisar de ajuda para configurar a câmera do seu celular, procure no YouTube vídeos como: “fotos profissionais” e o nome e modelo do seu celular.
Limpe a lente da câmera do seu celular com um pano macio e sem fiapos para garantir fotos nítidas.
Composição e enquadramento
Preencha o quadro da foto com o produto, mas deixe um pouco de espaço ao redor para respirar. Procure fazer o enquadramento com uma composição harmônica.
Ângulo: experimente diferentes ângulos para encontrar a perspectiva mais interessante para o produto. Fotografe de cima, de lado, em diagonal e até mesmo de baixo para mostrar diferentes detalhes.
Regra dos terços: use a regra dos terços para criar uma composição mais equilibrada e interessante. Divida a tela do seu celular em nove partes iguais e posicione o produto nos pontos de interseção ou ao longo das linhas.
Se preferir, habilite o grid nas câmeras fotográficas. As linhas ajudam na orientação ao fazer as fotografias. Normalmente, essa opção fica disponível nos ajustes do celular.
Cuidado com o excesso de informação. Uma foto com muitos elementos pode afastar o consumidor, ao invés de chamar a atenção dele.
Para as redes sociais, vale a pena caminhar para a criação de uma estética única, para padronizar o feed ou galeria de fotos, para gerar uma identidade de marca.
Mostre os detalhes importantes em close
Quando possível, mostre uma opção mais ampliada do produto, com detalhes bem de perto. Isso aumenta a confiança do consumidor, já que ele não pode tocar no produto ou olhar de perto. Se for um produto eletrônico, por exemplo, mostre um close das entradas e conexões.
Aprenda a editar
Experimente aplicativos de edição de fotos, como o Snapseed, VSCO ou Lightroom para ajustar cores, contraste, nitidez e outros aspectos da foto.
Não use filtros para fotos de produtos, pois o comprador quer ver o produto claramente. Corrija as cores para que fiquem o mais fiéis possível à realidade. Faça retoques sutis para remover imperfeições e melhorar a aparência do produto.
Deixe os filtros para as fotos de pessoas e as redes sociais.
A resolução da foto
Resolução é a quantidade de pixels por polegada.
Qual a melhor resolução para fotos de marketplace e de e-commerces? É indicado que as imagens para produto tenham 1020 x 1024 pixels. Resolução baixa faz com que a foto tenha menos nitidez.
Na hora de enviar as fotos, cada plataforma tem a sua regra para o tamanho do arquivo que aceitam. Normalmente, os sites e os marketplaces limitam o tamanho do arquivo em até 50 MB nos formatos PNG, JPEG e JPG.
Você pode usar sites e ferramentas que reduzem o tamanho do arquivo, sem perder a resolução, como é o caso do ImageSmaller, ou outros compactadores de imagem.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Conteúdo relacionado
Dicas para atrair clientes e impulsionar seu negócio
Algumas estratégias podem aumentar sua base de clientes e impulsionar seu negócio. Baixe o e-book para saber mais.
Wed Dec 11 11:53:20 BRT 2024
Marketplace: o que saber antes de começar a vender
Nos últimos anos, os marketplaces revolucionaram a forma como compramos e vendemos online. Plataformas como Mercado Livre, Amazon e Shopee se tornaram verdadeiros shoppings virtuais, reunindo milhões de produtos e consumidores. A decisão de utilizar um marketplace envolve uma série de fatores que vão além da simples exposição dos seus produtos. Há prós e contras a analisar antes de tomar a melhor decisão para o seu negócio. Marketplaces são plataformas digitais onde lojistas vendem seus produtos em um ambiente padronizado e compartilhado com outros comerciantes. Representam uma opção para o vendedor que não deseja montar uma loja virtual própria. Cabe ao marketplace gerenciar a estrutura tecnológica necessária para processar pagamentos e garantir a segurança das transações entre vendedores e compradores. Os pontos positivos desta estratégia são claros: acesso a mais pessoas e menor custo operacional. A plataforma recebe o pagamento e o lojista não precisa se preocupar com cartões de crédito, boletos e Pix, domínios e servidores. Geralmente o vendedor recebe as vendas mensais ocorridas no marketplace, descontada a comissão. Outra vantagem é a credibilidade. Dentro de um marketplace importante, o público sente-se mais seguro para comprar pois tem as garantias da plataforma. Rapidez e facilidade de uso também contam a favor, pois as páginas de venda dos marketplaces são ambientes projetados para economizar tempo e recursos. No entanto, apesar das evidentes vantagens, o marketplace não é uma decisão assim tão simples, pois há alguns senões a considerar.
Wed Nov 13 14:42:05 BRT 2024
O que os carrinhos abandonados podem estar dizendo
Você pode melhorar o checkout, oferecer frete grátis, mostrar suas boas avaliações de outros clientes, oferecer garantias ou mais descontos para fechar a venda. Saiba mais sobre essas estratégias. Baixe o ebook.
Tue Oct 08 16:32:32 BRT 2024
Como usar a estratégia do desconto a seu favor
Como usar a estratégia de desconto para alavancar suas vendas sem prejudicar o lucro! Você quer saber como aplicar a estratégia de desconto de forma eficaz e aumentar suas vendas sem comprometer seus resultados? Neste terceiro vídeo da Trilha Empreendedorismo para Artesãos, o Sebrae AM vai mostrar como empregar essa grande ferramenta para atrair clientes e queimar estoques. Conheça algumas boas práticas para aplicar descontos de maneira inteligente nas suas peças de artesanato, criando promoções atrativas que conquistam clientes e mantêm o seu negócio saudável. Assista agora e domine a arte de aplicar descontos estratégicos! Não se esqueça de curtir, compartilhar e se inscrever no canal para mais dicas valiosas!
Thu Sep 26 17:40:44 BRT 2024
Estratégias de envio para outros estados e exterior
Evite problemas com a Receita Federal e aprenda a enviar seus produtos de artesanato da forma correta! Neste segundo vídeo da Trilha Empreendedorismo para Artesãos, você vai aprender como despachar corretamente aquela coleção de bonecos de madeira ou até mesmo aquele painel grande de MDF para outros estados e para o exterior. Independentemente do tamanho dos produtos, saiba que entender sobre o Código Fiscal de Operações e Prestações de Serviços (CFOP) é crucial para garantir que suas mercadorias sejam enviadas de forma legal e segura. Dê o play agora e saiba como dominar o processo de envio!
Thu Sep 26 14:56:13 BRT 2024
Critérios de precificação.
Quer saber como definir o preço certo para seus produtos de artesanato? Então, bem-vindo ao primeiro vídeo da Trilha Empreendedorismo para Artesãos. Se você já se perguntou como faz para calcular o preço correto daquela pulseira ou sandália de couro, este vídeo é para você. Conheça os critérios de precificação que todo artesão deve saber para garantir uma estratégia eficaz de vendas e crescimento no atacado e no varejo. Assista até o final e aprenda a precificar com confiança! Não se esqueça de curtir, compartilhar e inscrever-se no canal para mais dicas valiosas!
Thu Sep 26 14:50:34 BRT 2024
Aprenda a fazer um plano para fidelizar seus clientes
Fidelizar os clientes é uma atividade importante, mas bastante relegada. Muitas empresas não trabalham bem este lado, que afeta diretamente o posicionamento do negócio. Afinal, tão importante quanto conquistar um cliente é mantê-lo sempre perto de sua empresa. Baixe o ebook e entenda os motivos que fazem com que o cliente se torne fiel à sua marca.
Tue Sep 24 17:57:59 BRT 2024
5 perguntas para entender a importância da jornada do cliente
É muito comum as empresas e as agências de marketing trabalharem o marketing de conteúdo, porém sem dar muita importância à jornada do cliente. O resultado pode ser um esforço pouco recompensado. Veja por que. O que é marketing de conteúdo? Marketing de conteúdo é a estratégia que visa atrair clientes por meio da criação de conteúdos do interesse de um público específico. Este conteúdo normalmente chega ao seu público específico na forma de textos, vídeos, e-books, posts em redes sociais ou transmissões ao vivo. A ideia não é fazer a promoção direta da marca, mas atrair o público-alvo apresentando soluções para problemas que este público específico enfrenta. O bom conteúdo não é focado em vender, mas em trazer algum benefício para quem o lê, de modo a esclarecer uma dúvida, ensinar algo ou resolver um problema. A venda acontece como uma consequência desse processo, em muitas etapas, que vão despertar o interesse até o objetivo final – que pode ser uma compra ou fazer com que este público tome determinada iniciativa que se espera dele. Esta é uma definição bem simples da estratégia do marketing de conteúdo, que irá trazer mais resultados se for considerada a jornada do cliente. O que é jornada do cliente? A jornada do cliente é o percurso trilhado pelo consumidor de um produto ou serviço desde o primeiro ponto de contato até a conversão. Em termos simples, a jornada do cliente é a experiência que ele tem junto à empresa, desde o momento em que ele estabelece uma interação com a marca, até quando ele decide comprar um produto ou serviço dessa mesma marca. É importante conhecer a jornada para poder aplicar estratégias de conteúdo adequadas ao nível de maturidade do consumidor em cada fase. A expressão “conteúdo relevante” quer dizer exatamente isso: produzir conteúdos identificados com o estágio do processo de compra que o consumidor se encontra, com ações e abordagens assertivas para que ele siga para a próxima etapa. As principais funções da jornada do cliente no marketing de conteúdo incluem segmentação e personalização; ou seja, identificar diferentes estágios pelos quais os clientes passam – o reconhecimento do problema, a consideração de soluções até a decisão de compra. Desta forma, é possível criar conteúdos adequados para cada fase, desde artigos informativos até materiais promocionais. Oferecer o conteúdo certo no momento certo (o estágio onde se encontra o cliente neste percurso) vai mantê-lo engajado ao longo de sua jornada. Conteúdos educativos podem despertar interesse nas fases iniciais, enquanto depoimentos e estudos de caso reforçam a decisão de compra nas etapas finais. A jornada permite que a marca construa confiança ao oferecer valor contínuo durante todo o processo de compra. Blogs, guias e vídeos ajudam o cliente a tomar decisões mais informadas. Na etapa de decisão, comparações de produtos, ofertas especiais e demonstrações ajudam a converter leads em clientes, fornecendo a última motivação necessária para a compra. Após a compra, a jornada continua com a criação de conteúdos que reforçam a satisfação e incentivam a lealdade, como tutoriais, dicas de uso e newsletters exclusivas. Em resumo, a jornada do cliente no marketing de conteúdo garante que a marca ofereça informações relevantes em cada fase, maximizando o impacto do conteúdo e aumentando a probabilidade de conversão e fidelização. Como reconhecer o momento certo para diferentes tipos de conteúdo? Oferecer o conteúdo certo no momento certo exige uma compreensão da fase em que o cliente ele se encontra. Reconhecer o momento certo envolve a análise de comportamentos, dados e interações para identificar onde o cliente está em seu processo de decisão. Aqui estão algumas estratégias para conseguir isso: Normalmente, a jornada é dividida em três fases: Conscientização: o cliente percebe uma necessidade ou um problema. Consideração: ele está explorando soluções e comparando opções. Decisão: o cliente está pronto para escolher uma solução ou produto. Cada fase exige um tipo de conteúdo diferente. Como analisar dados de comportamento? Usar ferramentas de análise, como Google Analytics ou plataformas de automação de marketing, ajuda a rastrear as interações do cliente. Com base em suas ações, como páginas visitadas, tempo de permanência ou materiais baixados, você pode identificar em que ponto da jornada ele está. Se o cliente está lendo um post de blog genérico, ele provavelmente está na fase de conscientização. Se ele está comparando produtos ou baixando um e-book técnico, está na fase de consideração. Se ele visita páginas de preços ou clica em um botão de contato, está na fase de decisão. Dividir seu público em segmentos com base em interesses, comportamentos anteriores, localização geográfica ou outras características ajuda a enviar conteúdos mais relevantes. Uma estratégia comum é o uso de e-mail marketing segmentado ou retargeting, onde cada grupo recebe conteúdos adequados à sua fase da jornada. Reconhecer o momento certo exige uma combinação de: Mapeamento da jornada do cliente. Análise de dados de comportamento. Segmentação precisa do público. Ferramentas de automação e nutrição. Monitoramento de feedbacks e sinais de intenção. Quanto mais personalizada for a experiência de conteúdo, maior a chance de entregar a mensagem correta no momento exato. É importante usar ferramentas, como o RD Station, por exemplo, para automatizar estes processos e segmentar o público-alvo. Nas redes sociais é possível oferecer conteúdos antenados com a jornada do cliente? Como as redes sociais são plataformas dinâmicas e interativas, elas permitem adaptar conteúdos de acordo com o estágio em que o cliente está na jornada de compra, desde a conscientização até a decisão. Para reconhecer o momento certo nas redes sociais é feito o monitoramento de engajamento. Curtidas, comentários, compartilhamentos e mensagens diretas são sinais de interesse em diferentes estágios. Ferramentas de análise, como o Facebook Insights ou Instagram Analytics ajudam a identificar qual conteúdo está funcionando melhor em cada fase da jornada. Segmentação de públicos em plataformas como Facebook e Instagram permitem preparar anúncios e postagens para públicos específicos, de acordo com interesses, comportamentos e interações anteriores. As redes sociais são ferramentas poderosas para distribuir conteúdos que acompanham a jornada do cliente. Ao criar uma estratégia alinhada com cada estágio (conscientização, consideração, decisão e pós-venda), é possível nutrir seu público com informações relevantes, aumentar o engajamento e, eventualmente, converter seguidores em clientes. O marketing de conteúdo sem considerar a jornada do cliente tende a promover resultados pouco consistentes por oferecer conteúdos a públicos não segmentados.
Tue Sep 24 17:45:09 BRT 2024
O ZMOT influencia muito o seu cliente, sabia?
ZMOT é a sigla para Zero Moment of Truth, ou "Momento Zero da Verdade", um conceito desenvolvido pelo Google em 2011. Ele refere-se àquele momento crucial em que o consumidor, antes de tomar uma decisão de compra, busca informações online sobre um produto ou serviço. Essa pesquisa do comprador pode incluir: Leitura de avaliações e depoimentos de outros consumidores; Comparação de preços; Busca por vídeos e blogs que discutem o produto; Interação nas redes sociais. Acreditava-se que o "momento da verdade" ocorria no ponto de venda, quando o consumidor via o produto na prateleira (FMOT - First Moment of Truth). O que mudou: com a evolução da internet, o ZMOT acontece antes mesmo de o cliente entrar em contato com o produto fisicamente, e este momento muitas vezes define se a compra será realizada.
Tue Sep 24 17:25:03 BRT 2024
PEIEX no Estado do Amazonas - Edital Nº 002/2024
PEIEX no Estado do Amazonas - Edital Nº 002/2024 Divulga o processo de seleção de técnico extensionista e cadastro reserva para participar de atividade de pesquisa e extensão do Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para a Exportação – PEIEX no Amazonas.
Wed Aug 21 17:34:44 BRT 2024
R$ 99,99: preços assim vendem mais?
Acompanhe essa prática.