Treinar o olhar, ter uma pasta de referência, variedade de cenários são dicas para chamar a atenção dos consumidores e ajudar a alavancar suas vendas

Mesmo que você não tenha equipamento profissional ou não seja um bom fotógrafo é possível alcançar bons resultados que possam significar mais vendas para o seu negócio.
Se você tem um e-commerce, redes sociais da sua loja ou está em um marketplace é importante estar atento à qualidade das fotos postadas nesses ambientes.
1 – Treine o seu olhar
Para garantir bons cliques, é necessário treinar o seu olhar para:
· Atentar para os detalhes.
· Saber diferenciar o que mais chama a atenção.
· Conseguir identificar o que é mais harmônico esteticamente.
· Para além do gosto pessoal, o exercício de observação pode ajudar você, e muito, a melhorar as fotos.
2 – Tenha uma pasta de referências
A ideia aqui não é copiar, mas se inspirar. Busque no Google fotos de lojas que comercializem os mesmos itens que você. Observe:
- Qual é o fundo.
- Se foi possível observar os detalhes do produto.
- Como é a iluminação.
- Qual o ângulo.
- Quais os outros elementos que compõem a foto.
- Talvez você descubra que vale a pena investir em algum tipo de cenário – desde fundos brancos ou fotográficos que você consegue adquirir na internet, até mesmo outros objetos para compor com o seu produto.
Por exemplo, se o seu nicho é de acessórios, pode ser interessante investir em fundos brancos e porta-objetos. Se for do segmento de culinária, pode valer a pena ter vasilhames bonitos.
Uma boa fonte de inspiração e referências é o Pinterest, uma rede social de compartilhamento de fotos, tendências e ideias.
3 – Aposte em cenários naturais
O fundo branco para produtos é importante para mostrar detalhes – especialmente em sites, marketplaces e fotos enviadas diretamente ao cliente.
No entanto, em relação às redes sociais, o elemento da humanização é necessário e pode fazer toda a diferença. Mostre o produto dentro de um contexto e de uma rotina. Para isso, é fundamental conhecer quem é o seu público-alvo, fazendo um exercício de identificação de persona.
Usando o exemplo de acessórios, outra sugestão é apostar em fotos de pessoas, se possível, com roupas sem estampa, para não distrair a atenção.
No caso de produtos de alimentação, invista em mesas postas ou em outros cenários que demonstram o produto sendo consumido.
Se o seu produto causa uma transformação – como os de limpeza e produtos de beleza –, é muito indicado investir no “antes e depois” e também na foto do produto ao lado do resultado alcançado. Portanto, caso venda algum produto (como de limpeza), o ideal é fazer fotos com o fundo branco, mas também é interessante mostrar uma pessoa fazendo uso do produto.
4 – Conheça as possibilidades do seu equipamento
Imagino que o celular seja seu grande aliado na hora de tirar fotos. Hoje em dia, vários modelos de smartphones contam com configurações avançadas para fotografar. A dica é separar um tempo para entender todas as possibilidades.
Algumas câmeras têm:
- Ajuste de luz
- Possibilidade de ajustar o foco
- Filtro
- Flash automático
- Aprenda a configurar a câmera do seu celular. Você pode buscar no YouTube por vídeos como: “fotos profissionais”, e o nome e modelo do seu celular.
5 – Não economize na quantidade de fotos e nos testes
Obter boas fotos vai exigir treino, especialmente no começo. Esta é uma das dicas mais importantes para fotografar produtos: teste, repita e mude pequenos detalhes.
Aliás, já aproveite a sua sessão de fotos a fim de alimentar suas redes sociais. Faça um calendário estratégico de postagens.
6 – Cuidado com a resolução da foto
Fique de olho na resolução das fotos, ou seja, a quantidade de pixels por polegada em uma foto. Uma baixa resolução faz com que a foto fique com uma aparência de menos nitidez, ou com alguns quadradinhos.
A melhor resolução para fotos de marketplace e de e-commerces é 1020 x 1024 pixels.
Vale lembrar que, na hora de colocar as fotos no ar, cada plataforma vai sugerir uma resolução.
Uma dificuldade aqui é o tamanho do arquivo. Normalmente, os sites e os marketplaces limitam o tamanho do arquivo em até 50 MB nos formatos PNG, JPEG e JPG.
Você pode usar sites e ferramentas que reduzem o tamanho do arquivo, sem perder a resolução, como é o caso do ImageSmaller ou outros compactadores de imagem.
7 – Cuidado com o enquadramento
O termo “enquadramento” vem de “enquadrar”. Ao tirar uma foto, você consegue ajustar a distância da câmera para capturar mais ou menos os elementos da foto.
Assim, é possível ajustar a proporção do que aparece na foto – entre produto e fundo.
Tente fazer o enquadramento que garanta uma composição adequada e harmônica.
É importante observar os ângulos da câmera e do produto. É recomendado fotos com ângulos retos para produtos, isto é, sem inclinar a câmera.
Pode ser que valha a pena investir em tripés, visando assegurar o enquadramento, a estabilidade e a nitidez das fotos.
Por fim, uma dica que pode te ajudar bastante é habilitar o grid nas câmeras fotográficas, isto é, as linhas de grades, que podem te ajudar na orientação ao fazer as fotografias. Normalmente, essa opção fica disponível nos ajustes do celular.
8 – Preste atenção à iluminação
Uma iluminação adequada pode fazer toda a diferença. Aliás, é a luz que vai contribuir para que os detalhes do produto fiquem mais nítidos.
A boa notícia é que hoje existem algumas opções de iluminadores bem acessíveis. Em se tratando de produtos, é mais adequado usar luz difusa, porque ela se espalha em várias direções e cria sombras mais agradáveis.
Outra dica é usar a iluminação natural, isto é, fazer fotos durante o dia.
É fundamental observar se a sombra não está atrapalhando a qualidade e a harmonia das fotografias.
Por fim, uma regra básica que deve ser seguida é: não faça fotografias contra a luz.
9 – Não use filtros para fotos de produtos em sites e marketplaces
Os filtros podem alterar a cor do produto e até mesmo o contorno de alguns deles.
Deixe os filtros para fotos de pessoas e em redes sociais.
10 – Dê uma noção de proporção
Esta é uma dica bônus, não é obrigatória. No entanto, pode fazer sentido para alguns nichos – como o de acessórios.
Sempre que puder, transmita uma noção de proporção do seu produto, ou seja, coloque algum outro objeto por perto (cuidado com o ângulo, para não perder essa proporção).
11 – Quando possível, mostre uma opção mais ampliada ou com zoom
Uma dica de fotografia para produtos é, na medida do possível, mostrar os detalhes ou o produto bem de perto. Isso pode aumentar a confiança do consumidor, visto que é quase uma experiência de estar na loja física e poder observar o produto de perto.
12 – Aprenda a editar
Pequenas edições podem ajudar bastante, especialmente se o seu foco está nas redes sociais. Existem alguns aplicativos gratuitos e outros pagos que atendem muito bem: PicsArt, Snapseed, Adobe Lightroom, VSCO, Adobe Photoshop Camera e Adobe Photoshop Express.
Fonte: Sebrae Minas
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