Treinar o olhar, ter uma pasta de referência, variedade de cenários são dicas para chamar a atenção dos consumidores e ajudar a alavancar suas vendas
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Mesmo que você não tenha equipamento profissional ou não seja um bom fotógrafo é possível alcançar bons resultados que possam significar mais vendas para o seu negócio.
Se você tem um e-commerce, redes sociais da sua loja ou está em um marketplace é importante estar atento à qualidade das fotos postadas nesses ambientes.
1 – Treine o seu olhar
Para garantir bons cliques, é necessário treinar o seu olhar para:
· Atentar para os detalhes.
· Saber diferenciar o que mais chama a atenção.
· Conseguir identificar o que é mais harmônico esteticamente.
· Para além do gosto pessoal, o exercício de observação pode ajudar você, e muito, a melhorar as fotos.
2 – Tenha uma pasta de referências
A ideia aqui não é copiar, mas se inspirar. Busque no Google fotos de lojas que comercializem os mesmos itens que você. Observe:
- Qual é o fundo.
- Se foi possível observar os detalhes do produto.
- Como é a iluminação.
- Qual o ângulo.
- Quais os outros elementos que compõem a foto.
- Talvez você descubra que vale a pena investir em algum tipo de cenário – desde fundos brancos ou fotográficos que você consegue adquirir na internet, até mesmo outros objetos para compor com o seu produto.
Por exemplo, se o seu nicho é de acessórios, pode ser interessante investir em fundos brancos e porta-objetos. Se for do segmento de culinária, pode valer a pena ter vasilhames bonitos.
Uma boa fonte de inspiração e referências é o Pinterest, uma rede social de compartilhamento de fotos, tendências e ideias.
3 – Aposte em cenários naturais
O fundo branco para produtos é importante para mostrar detalhes – especialmente em sites, marketplaces e fotos enviadas diretamente ao cliente.
No entanto, em relação às redes sociais, o elemento da humanização é necessário e pode fazer toda a diferença. Mostre o produto dentro de um contexto e de uma rotina. Para isso, é fundamental conhecer quem é o seu público-alvo, fazendo um exercício de identificação de persona.
Usando o exemplo de acessórios, outra sugestão é apostar em fotos de pessoas, se possível, com roupas sem estampa, para não distrair a atenção.
No caso de produtos de alimentação, invista em mesas postas ou em outros cenários que demonstram o produto sendo consumido.
Se o seu produto causa uma transformação – como os de limpeza e produtos de beleza –, é muito indicado investir no “antes e depois” e também na foto do produto ao lado do resultado alcançado. Portanto, caso venda algum produto (como de limpeza), o ideal é fazer fotos com o fundo branco, mas também é interessante mostrar uma pessoa fazendo uso do produto.
4 – Conheça as possibilidades do seu equipamento
Imagino que o celular seja seu grande aliado na hora de tirar fotos. Hoje em dia, vários modelos de smartphones contam com configurações avançadas para fotografar. A dica é separar um tempo para entender todas as possibilidades.
Algumas câmeras têm:
- Ajuste de luz
- Possibilidade de ajustar o foco
- Filtro
- Flash automático
- Aprenda a configurar a câmera do seu celular. Você pode buscar no YouTube por vídeos como: “fotos profissionais”, e o nome e modelo do seu celular.
5 – Não economize na quantidade de fotos e nos testes
Obter boas fotos vai exigir treino, especialmente no começo. Esta é uma das dicas mais importantes para fotografar produtos: teste, repita e mude pequenos detalhes.
Aliás, já aproveite a sua sessão de fotos a fim de alimentar suas redes sociais. Faça um calendário estratégico de postagens.
6 – Cuidado com a resolução da foto
Fique de olho na resolução das fotos, ou seja, a quantidade de pixels por polegada em uma foto. Uma baixa resolução faz com que a foto fique com uma aparência de menos nitidez, ou com alguns quadradinhos.
A melhor resolução para fotos de marketplace e de e-commerces é 1020 x 1024 pixels.
Vale lembrar que, na hora de colocar as fotos no ar, cada plataforma vai sugerir uma resolução.
Uma dificuldade aqui é o tamanho do arquivo. Normalmente, os sites e os marketplaces limitam o tamanho do arquivo em até 50 MB nos formatos PNG, JPEG e JPG.
Você pode usar sites e ferramentas que reduzem o tamanho do arquivo, sem perder a resolução, como é o caso do ImageSmaller ou outros compactadores de imagem.
7 – Cuidado com o enquadramento
O termo “enquadramento” vem de “enquadrar”. Ao tirar uma foto, você consegue ajustar a distância da câmera para capturar mais ou menos os elementos da foto.
Assim, é possível ajustar a proporção do que aparece na foto – entre produto e fundo.
Tente fazer o enquadramento que garanta uma composição adequada e harmônica.
É importante observar os ângulos da câmera e do produto. É recomendado fotos com ângulos retos para produtos, isto é, sem inclinar a câmera.
Pode ser que valha a pena investir em tripés, visando assegurar o enquadramento, a estabilidade e a nitidez das fotos.
Por fim, uma dica que pode te ajudar bastante é habilitar o grid nas câmeras fotográficas, isto é, as linhas de grades, que podem te ajudar na orientação ao fazer as fotografias. Normalmente, essa opção fica disponível nos ajustes do celular.
8 – Preste atenção à iluminação
Uma iluminação adequada pode fazer toda a diferença. Aliás, é a luz que vai contribuir para que os detalhes do produto fiquem mais nítidos.
A boa notícia é que hoje existem algumas opções de iluminadores bem acessíveis. Em se tratando de produtos, é mais adequado usar luz difusa, porque ela se espalha em várias direções e cria sombras mais agradáveis.
Outra dica é usar a iluminação natural, isto é, fazer fotos durante o dia.
É fundamental observar se a sombra não está atrapalhando a qualidade e a harmonia das fotografias.
Por fim, uma regra básica que deve ser seguida é: não faça fotografias contra a luz.
9 – Não use filtros para fotos de produtos em sites e marketplaces
Os filtros podem alterar a cor do produto e até mesmo o contorno de alguns deles.
Deixe os filtros para fotos de pessoas e em redes sociais.
10 – Dê uma noção de proporção
Esta é uma dica bônus, não é obrigatória. No entanto, pode fazer sentido para alguns nichos – como o de acessórios.
Sempre que puder, transmita uma noção de proporção do seu produto, ou seja, coloque algum outro objeto por perto (cuidado com o ângulo, para não perder essa proporção).
11 – Quando possível, mostre uma opção mais ampliada ou com zoom
Uma dica de fotografia para produtos é, na medida do possível, mostrar os detalhes ou o produto bem de perto. Isso pode aumentar a confiança do consumidor, visto que é quase uma experiência de estar na loja física e poder observar o produto de perto.
12 – Aprenda a editar
Pequenas edições podem ajudar bastante, especialmente se o seu foco está nas redes sociais. Existem alguns aplicativos gratuitos e outros pagos que atendem muito bem: PicsArt, Snapseed, Adobe Lightroom, VSCO, Adobe Photoshop Camera e Adobe Photoshop Express.
Fonte: Sebrae Minas
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Experimente diferentes técnicas de fotografia e edição para encontrar o seu estilo. Inspiração:busque inspiração em outros fotógrafos de produtos. Agora siga estas práticas que os fotógrafos seguem: Treine o seu olhar A observação vai ajudar você a melhorar as suas fotos. Tenha um olhar treinado para reparar nos detalhes, diferenciar o que chama a atenção e identificar o que é mais harmônico esteticamente. Conseguir boas fotos vem com o treino, especialmente no começo. Para fotografar produtos, a dica é: testar, repetir e mudar pequenos detalhes. Crie uma pasta de referências Guarde em seu computador uma pasta onde você vai salvar fotos que tenham relação com o seu projeto, fotos que você encontra nas redes sociais, nas pesquisas no Google e nas lojas que vendem itens como os seus. Elas vão servir de inspiração. Observe itens como: O fundo usado. Os detalhes do produto. Como é a iluminação. Qual o ângulo. Quais os outros elementos que compõem a foto. Iluminação é tudo Obter a iluminação adequada é um dos pontos mais importantes. Os detalhes do produto devem estar nítidos. Procure usar luz difusa, porque ela se espalha em várias direções e cria sombras mais agradáveis. Existem opções de iluminadores, como ring light e softbox, que são equipamentos de custo bem acessível e fáceis de encontrar. Ao fazer fotos durante o dia, observe se a sombra não está atrapalhando a qualidade e a harmonia das fotografias. E não faça fotografias contra a luz, a menos que compense com outra fonte de luz frontal. Fotos tremidas ou fora de foco não Fotos tremidas: use um tripé ou algum tipo de apoio, como um livro ou caixa, para manter o celular estável e evitar fotos borradas. Um tripé é um investimento barato e essencial. Foco: toque na tela do celular onde você deseja que o foco seja definido para garantir que o produto esteja nítido na foto. Use um fundo branco ou preto Ter um fundo branco é importante para mostrar detalhes nas imagens dos produtos, que serão usadas em sites, marketplaces ou enviadas ao cliente. Uma cartolina ou pano branco ajudam a mostrar o produto, sem distrações no fundo. Uma mesa branca ou preta serve como fundo infinito para os produtos. Veja se vale a pena investir em um cenário, que você pode consultar na internet. Cenários naturais Em fotos para redes sociais, a humanização é um fator interessante, para mostrar o produto dentro de um contexto. Ao fotografar acessórios de moda use fotos de pessoas, de preferência com roupas sem estampa, para não distrair a atenção. Nos produtos de alimentação, mesas postas ou outros cenários demonstram o produto sendo consumido. Se o produto causa uma transformação – como em limpeza ou produtos de beleza –, é interessante mostrar o “antes e depois”, e também a foto do produto ao lado do resultado alcançado. Conheça os recursos da câmera Vários modelos de smartphones têm configurações avançadas para a câmera. Procure conhecer as possibilidades, pois você vai usar um dia. Algumas câmeras têm: Ajuste de luz. Possibilidade de ajustar o foco. Filtro. Flash automático. Se precisar de ajuda para configurar a câmera do seu celular, procure no YouTube vídeos como: “fotos profissionais” e o nome e modelo do seu celular. Limpe a lente da câmera do seu celular com um pano macio e sem fiapos para garantir fotos nítidas. Composição e enquadramento Preencha o quadro da foto com o produto, mas deixe um pouco de espaço ao redor para respirar. Procure fazer o enquadramento com uma composição harmônica. Ângulo: experimente diferentes ângulos para encontrar a perspectiva mais interessante para o produto. Fotografe de cima, de lado, em diagonal e até mesmo de baixo para mostrar diferentes detalhes. Regra dos terços: use a regra dos terços para criar uma composição mais equilibrada e interessante. Divida a tela do seu celular em nove partes iguais e posicione o produto nos pontos de interseção ou ao longo das linhas. Se preferir, habilite o grid nas câmeras fotográficas. As linhas ajudam na orientação ao fazer as fotografias. Normalmente, essa opção fica disponível nos ajustes do celular. Cuidado com o excesso de informação. Uma foto com muitos elementos pode afastar o consumidor, ao invés de chamar a atenção dele. Para as redes sociais, vale a pena caminhar para a criação de uma estética única, para padronizar o feed ou galeria de fotos, para gerar uma identidade de marca. Mostre os detalhes importantes em close Quando possível, mostre uma opção mais ampliada do produto, com detalhes bem de perto. Isso aumenta a confiança do consumidor, já que ele não pode tocar no produto ou olhar de perto. Se for um produto eletrônico, por exemplo, mostre um close das entradas e conexões. Aprenda a editar Experimente aplicativos de edição de fotos, como o Snapseed, VSCO ou Lightroom para ajustar cores, contraste, nitidez e outros aspectos da foto. Não use filtros para fotos de produtos, pois o comprador quer ver o produto claramente. Corrija as cores para que fiquem o mais fiéis possível à realidade. Faça retoques sutis para remover imperfeições e melhorar a aparência do produto. Deixe os filtros para as fotos de pessoas e as redes sociais. A resolução da foto Resolução é a quantidade de pixels por polegada. Qual a melhor resolução para fotos de marketplace e de e-commerces? É indicado que as imagens para produto tenham 1020 x 1024 pixels. Resolução baixa faz com que a foto tenha menos nitidez. Na hora de enviar as fotos, cada plataforma tem a sua regra para o tamanho do arquivo que aceitam. Normalmente, os sites e os marketplaces limitam o tamanho do arquivo em até 50 MB nos formatos PNG, JPEG e JPG. Você pode usar sites e ferramentas que reduzem o tamanho do arquivo, sem perder a resolução, como é o caso do ImageSmaller, ou outros compactadores de imagem.
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