Entenda a modalidade de marketing digital onde se cria conteúdo para promover produtos e serviços de terceiros e receber comissão pelas vendas
Marketing de afiliados é uma estratégia que usa o afiliado para promover vendas. O afiliado é um especialista em conteúdo e marketing que divulga produtos e serviços de terceiros, com o objetivo de receber pelas vendas que realizou.
A vantagem para as empresas é aumentar as vendas no ambiente digital e ampliar o conhecimento de marcas e produtos.
O afiliado é um divulgador dos produtos que escolhe promover. Ele não precisa se preocupar com estoque, logística de entrega, taxas de envio, impostos ou qualquer outro valor referente ao produto.
Cada vez que um visitante clica no link e realiza a ação desejada (como comprar um produto ou se cadastrar em um evento), uma comissão é registrada para o afilhado.
Há vantagens para os dois lados – o marketing de afiliados está em expansão no Brasil e alcançou em 2023 um crescimento de 20% em relação ao ano anterior.
O que você deve fazer para ser afiliado
Não é preciso fazer investimentos altos para ser um afiliado, nem desenvolver um produto do zero.
É uma oportunidade para quem possui boa audiência em sites e redes sociais e tem interesse em usar seu conhecimento em conteúdo e marketing para fechar vendas.
Para iniciar, o afiliado precisa escolher um programa de afiliados, selecionar os produtos que deseja e promovê-los em sites, blogs, e-mail marketing e plataformas sociais.
4 passos para tornar-se um afiliado
Comece agora mesmo e siga estes passos para trabalhar com o marketing de afiliados
- Cadastre-se em plataformas de afiliados como a Lomadee, o Buscapé e a Amazon Associates. Procure plataformas que possuem afinidade com seus temas e tenham bons produtos. Você receberá instruções para preparar seus links de indicação.
- Escolha um nicho de mercado que você conhece. Dentro deste nicho selecione os produtos que oferecem boas comissões e utilize seus canais para promovê-los. O comprador será reconhecido pelo link que você disponibilizou.
- Produza bons conteúdos informativos sobre os produtos para atrair o seu público. As vendas serão computadas à sua conta e os valores depositados a partir de um prazo determinado pela plataforma.
- Monitore os resultados para acompanhar o desempenho de seus links de afiliados e ajustar o que for necessário, como ocorre no marketing digital.
A Amazon iniciou o primeiro programa de marketing de afiliados nos anos 90. Quem se interessava, preenchia um cadastro e divulgava os produtos da loja. Foi uma maneira de ampliar a presença digital da Amazon por meio de sites e blogs.
No Brasil, o mercado de afiliados também surgiu no final da década de 1990, com a chegada da internet. As primeiras plataformas de afiliados brasileiras foram criadas no final da década de 1990 e início dos anos 2000, como a Lomadee e o Buscapé.
A partir de 2010, o mercado de afiliados brasileiro começou a crescer rapidamente, impulsionado pela internet e as redes sociais. O mercado de afiliados brasileiro movimentou R$ 12 bilhões em vendas em 2023.
Com o sucesso do modelo, foram surgindo novas plataformas e formatos no marketing de afiliados, além do custo por venda, como o pagamento por cliques ou pela realização pelo usuário de ações desejadas, como preencher um cadastro, download de e-book ou fazer inscrição em um evento.
Quanto faturamento posso esperar?
Impossível responder. O mercado de afiliados é uma ótima maneira para muitos de ganhar dinheiro online, mas é importante ter expectativas realistas. Para ter sucesso, é necessário trabalho constante, dedicação e conhecimento sobre marketing digital. Há profissionais ganhando muito bem ou outros ainda tentando encontrar um caminho.
Qual o nicho que mais vende?
Alguns nichos que apresentam bons resultados são saúde e esportes, animais de estimação, moda e beleza, educação (cursos), tecnologia e eletrônicos, entretenimento e lazer, bebidas, móveis e decoração. Depende de seus canais, de seu público e seus esforços.
Exemplo de conteúdo em post de blog e redes sociais
Sabendo que há interesse em máquinas de café em cápsulas, segundo indicam as buscas realizadas, o afiliado vai criar conteúdo sobre as máquinas, apontando vantagens e custo/benefício entre os modelos.
O post atrairá pessoas, que irão para as páginas destes produtos, carregando seu link de afiliado.
Veja na imagem um post publicado no X, antigo Twitter. O afiliado criou um conteúdo informativo sobre ofertas de máquinas de café com cápsulas. Investiu para promover o post e vai acompanhar os resultados para calcular o retorno obtido pelo investimento realizado em conteúdo e mídia
Não basta ter um blog e apenas inserir links aqui e ali sobre determinados cursos, livros ou produtos. Para resultados, são necessárias ações muito mais amplas.
É importante estar ciente dos desafios para ter sucesso nesse mercado.
Teste ferramentas de marketing de afiliados, que podem ajudar a gerenciar sua atividade, como o Rakuten Affiliate ou o Post Affiliate Pro.
Acompanhe comunidades de afiliados, que é uma ótima maneira de aprender com outros afiliados e encontrar novos parceiros. O mercado de afiliados está em constante mudança, por isso é importante ficar atualizado.
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A venda acontece como uma consequência desse processo, em muitas etapas, que vão despertar o interesse até o objetivo final – que pode ser uma compra ou fazer com que este público tome determinada iniciativa que se espera dele. Esta é uma definição bem simples da estratégia do marketing de conteúdo, que irá trazer mais resultados se for considerada a jornada do cliente. O que é jornada do cliente? A jornada do cliente é o percurso trilhado pelo consumidor de um produto ou serviço desde o primeiro ponto de contato até a conversão. Em termos simples, a jornada do cliente é a experiência que ele tem junto à empresa, desde o momento em que ele estabelece uma interação com a marca, até quando ele decide comprar um produto ou serviço dessa mesma marca. É importante conhecer a jornada para poder aplicar estratégias de conteúdo adequadas ao nível de maturidade do consumidor em cada fase. A expressão “conteúdo relevante” quer dizer exatamente isso: produzir conteúdos identificados com o estágio do processo de compra que o consumidor se encontra, com ações e abordagens assertivas para que ele siga para a próxima etapa. As principais funções da jornada do cliente no marketing de conteúdo incluem segmentação e personalização; ou seja, identificar diferentes estágios pelos quais os clientes passam – o reconhecimento do problema, a consideração de soluções até a decisão de compra. Desta forma, é possível criar conteúdos adequados para cada fase, desde artigos informativos até materiais promocionais. Oferecer o conteúdo certo no momento certo (o estágio onde se encontra o cliente neste percurso) vai mantê-lo engajado ao longo de sua jornada. Conteúdos educativos podem despertar interesse nas fases iniciais, enquanto depoimentos e estudos de caso reforçam a decisão de compra nas etapas finais. A jornada permite que a marca construa confiança ao oferecer valor contínuo durante todo o processo de compra. Blogs, guias e vídeos ajudam o cliente a tomar decisões mais informadas. Na etapa de decisão, comparações de produtos, ofertas especiais e demonstrações ajudam a converter leads em clientes, fornecendo a última motivação necessária para a compra. Após a compra, a jornada continua com a criação de conteúdos que reforçam a satisfação e incentivam a lealdade, como tutoriais, dicas de uso e newsletters exclusivas. Em resumo, a jornada do cliente no marketing de conteúdo garante que a marca ofereça informações relevantes em cada fase, maximizando o impacto do conteúdo e aumentando a probabilidade de conversão e fidelização. Como reconhecer o momento certo para diferentes tipos de conteúdo? Oferecer o conteúdo certo no momento certo exige uma compreensão da fase em que o cliente ele se encontra. Reconhecer o momento certo envolve a análise de comportamentos, dados e interações para identificar onde o cliente está em seu processo de decisão. Aqui estão algumas estratégias para conseguir isso: Normalmente, a jornada é dividida em três fases: Conscientização: o cliente percebe uma necessidade ou um problema. Consideração: ele está explorando soluções e comparando opções. Decisão: o cliente está pronto para escolher uma solução ou produto. Cada fase exige um tipo de conteúdo diferente. Como analisar dados de comportamento? Usar ferramentas de análise, como Google Analytics ou plataformas de automação de marketing, ajuda a rastrear as interações do cliente. Com base em suas ações, como páginas visitadas, tempo de permanência ou materiais baixados, você pode identificar em que ponto da jornada ele está. Se o cliente está lendo um post de blog genérico, ele provavelmente está na fase de conscientização. 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Nas redes sociais é possível oferecer conteúdos antenados com a jornada do cliente? Como as redes sociais são plataformas dinâmicas e interativas, elas permitem adaptar conteúdos de acordo com o estágio em que o cliente está na jornada de compra, desde a conscientização até a decisão. Para reconhecer o momento certo nas redes sociais é feito o monitoramento de engajamento. Curtidas, comentários, compartilhamentos e mensagens diretas são sinais de interesse em diferentes estágios. Ferramentas de análise, como o Facebook Insights ou Instagram Analytics ajudam a identificar qual conteúdo está funcionando melhor em cada fase da jornada. Segmentação de públicos em plataformas como Facebook e Instagram permitem preparar anúncios e postagens para públicos específicos, de acordo com interesses, comportamentos e interações anteriores. As redes sociais são ferramentas poderosas para distribuir conteúdos que acompanham a jornada do cliente. Ao criar uma estratégia alinhada com cada estágio (conscientização, consideração, decisão e pós-venda), é possível nutrir seu público com informações relevantes, aumentar o engajamento e, eventualmente, converter seguidores em clientes. O marketing de conteúdo sem considerar a jornada do cliente tende a promover resultados pouco consistentes por oferecer conteúdos a públicos não segmentados.
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