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Fri Mar 15 15:35:06 BRT 2024
Mercado e Vendas | MARKETING
Marketing de afiliados remunera produtores de conteúdo

Entenda a modalidade de marketing digital onde se cria conteúdo para promover produtos e serviços de terceiros e receber comissão pelas vendas

· Atualizado em 15/03/2024
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O que é?

Marketing de afiliados é uma estratégia que usa o afiliado para promover vendas. O afiliado é um especialista em conteúdo e marketing que divulga produtos e serviços de terceiros, com o objetivo de receber pelas vendas que realizou.

A vantagem para as empresas é aumentar as vendas no ambiente digital e ampliar o conhecimento de marcas e produtos.

O afiliado é um divulgador dos produtos que escolhe promover. Ele não precisa se preocupar com estoque, logística de entrega, taxas de envio, impostos ou qualquer outro valor referente ao produto.

Cada vez que um visitante clica no link e realiza a ação desejada (como comprar um produto ou se cadastrar em um evento), uma comissão é registrada para o afilhado.

Há vantagens para os dois lados – o marketing de afiliados está em expansão no Brasil e alcançou em 2023 um crescimento de 20% em relação ao ano anterior.

O que você deve fazer para ser afiliado

Não é preciso fazer investimentos altos para ser um afiliado, nem desenvolver um produto do zero.

É uma oportunidade para quem possui boa audiência em sites e redes sociais e tem interesse em usar seu conhecimento em conteúdo e marketing para fechar vendas.

Para iniciar, o afiliado precisa escolher um programa de afiliados, selecionar os produtos que deseja e promovê-los em sites, blogs, e-mail marketing e plataformas sociais.

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Passo a passo

4 passos para tornar-se um afiliado

Comece agora mesmo e siga estes passos para trabalhar com o marketing de afiliados

  1. Cadastre-se em plataformas de afiliados como a Lomadee, o Buscapé e a Amazon Associates. Procure plataformas que possuem afinidade com seus temas e tenham bons produtos. Você receberá instruções para preparar seus links de indicação.
  2. Escolha um nicho de mercado que você conhece. Dentro deste nicho selecione os produtos que oferecem boas comissões e utilize seus canais para promovê-los. O comprador será reconhecido pelo link que você disponibilizou.
  3. Produza bons conteúdos informativos sobre os produtos para atrair o seu público. As vendas serão computadas à sua conta e os valores depositados a partir de um prazo determinado pela plataforma.
  4. Monitore os resultados para acompanhar o desempenho de seus links de afiliados e ajustar o que for necessário, como ocorre no marketing digital.
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Como surgiu este modelo?

A Amazon iniciou o primeiro programa de marketing de afiliados nos anos 90. Quem se interessava, preenchia um cadastro e divulgava os produtos da loja. Foi uma maneira de ampliar a presença digital da Amazon por meio de sites e blogs.

No Brasil, o mercado de afiliados também surgiu no final da década de 1990, com a chegada da internet. As primeiras plataformas de afiliados brasileiras foram criadas no final da década de 1990 e início dos anos 2000, como a Lomadee e o Buscapé.

A partir de 2010, o mercado de afiliados brasileiro começou a crescer rapidamente, impulsionado pela internet e as redes sociais. O mercado de afiliados brasileiro movimentou R$ 12 bilhões em vendas em 2023.

Com o sucesso do modelo, foram surgindo novas plataformas e formatos no marketing de afiliados, além do custo por venda, como o pagamento por cliques ou pela realização pelo usuário de ações desejadas, como preencher um cadastro, download de e-book ou fazer inscrição em um evento.

Quanto faturamento posso esperar?

Impossível responder. O mercado de afiliados é uma ótima maneira para muitos de ganhar dinheiro online, mas é importante ter expectativas realistas. Para ter sucesso, é necessário trabalho constante, dedicação e conhecimento sobre marketing digital. Há profissionais ganhando muito bem ou outros ainda tentando encontrar um caminho.

Qual o nicho que mais vende?

Alguns nichos que apresentam bons resultados são saúde e esportes, animais de estimação, moda e beleza, educação (cursos), tecnologia e eletrônicos, entretenimento e lazer, bebidas, móveis e decoração. Depende de seus canais, de seu público e seus esforços.

Exemplo de conteúdo em post de blog e redes sociais

Sabendo que há interesse em máquinas de café em cápsulas, segundo indicam as buscas realizadas, o afiliado vai criar conteúdo sobre as máquinas, apontando vantagens e custo/benefício entre os modelos.

O post atrairá pessoas, que irão para as páginas destes produtos, carregando seu link de afiliado.

Veja na imagem um post publicado no X, antigo Twitter. O afiliado criou um conteúdo informativo sobre ofertas de máquinas de café com cápsulas. Investiu para promover o post e vai acompanhar os resultados para calcular o retorno obtido pelo investimento realizado em conteúdo e mídia

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Dicas que podem ajudar

Não basta ter um blog e apenas inserir links aqui e ali sobre determinados cursos, livros ou produtos. Para resultados, são necessárias ações muito mais amplas.

É importante estar ciente dos desafios para ter sucesso nesse mercado.

Teste ferramentas de marketing de afiliados, que podem ajudar a gerenciar sua atividade, como o Rakuten Affiliate ou o Post Affiliate Pro.

Acompanhe comunidades de afiliados, que é uma ótima maneira de aprender com outros afiliados e encontrar novos parceiros. O mercado de afiliados está em constante mudança, por isso é importante ficar atualizado.


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