A pequena empresa pode vender pela internet sem precisar investir e administrar um e-commerce próprio. Curso online grátis ensina a fazer a gestão.
Marketplace é um espaço de venda na internet onde diferentes empresas vendem produtos dentro da mesma plataforma. Há muitas plataformas – Lojas Americanas, Magazine Luiza, Amazon e Facebook são alguns exemplos mais conhecidos.
O marketplace é diferente de um e-commerce convencional e a pequena empresa não precisa criar e administrar um site de vendas. Ao aderir a um marketplace, o empreendedor não precisa se preocupar com registro, hospedagem e formatação da plataforma. Deve basicamente cadastrar seus produtos, ter boas fotos, responder aos clientes e enviar os produtos para o endereço dos compradores.
Como a maior parte dos produtos anunciados pode ser enviada pelos Correios, os lojistas pequenos podem vender para outras cidades.
Outra vantagem do marketplace para a pequena empresa é dar visibilidade aos seus produtos para o público que já frequenta estes ambientes. É como você ter a sua loja dentro de um shopping grande, por onde passam muitos compradores.
E mais: o marketplace é considerado uma atividade de prestação de serviços; já o e-commerce é uma categoria de comércio. Assim, o marketplace pode ser constituído em um endereço residencial.
Simplificando, podemos entender o marketplace como um shopping virtual, no qual diversas empresas têm suas lojas no mesmo lugar.
Para o consumidor, a vantagem é ter uma experiência semelhante à que acontece em um shopping center, além de poder comprar de quem confia e que irá atendê-lo no caso de algum problema.
Estando em um único lugar, o cliente encontra produtos de diversos fornecedores e marcas e pode comparar as ofertas de produtos entre diferentes lojas com muita agilidade.
O marketplace centraliza a função de pagamento. O procedimento para fechar uma venda é o mesmo de outros comércios eletrônicos. O cliente fará um único pagamento mesmo se comprar de diferentes vendedores.
Em geral, a cada venda é cobrado do lojista um percentual pela negociação fechada dentro da plataforma. Esta taxa em geral pode variar de 10% a 16% em média. Alguns podem cobrar um valor fixo mensal. Avalie as condições e escolha um marketplace que tenha afinidade com o que você vende. Visite os de sua escolha e veja as condições para ser cadastrado.
É importante ter uma empresa regularizada e muitas vezes não é necessário possuir CNPJ para começar a vender em marketplaces, apesar de não ser recomendado vender com CPF.
Algumas dicas: tenha produtos que as pessoas não conseguem encontrar em qualquer lugar. Tenha também boas fotografias e boas descrições dos produtos, de forma a responder através delas o que os compradores normalmente querem saber.
Fique atento aos preços e promoções dos concorrentes. Uma possível queda nas vendas pode ser devido a uma vantagem de preço oferecida por um concorrente.
Tudo acontece muito rápido, por isso esteja sempre atualizado e confira o curso online gratuito do Sebrae em parceria com o Magazine Luiza. O curso "Como melhorar a gestão de sua loja virtual em marketplace" ensinará ao participante quais são os principais aspectos da gestão de uma loja virtual em marketplaces e os indicadores e ferramentas oferecidas pelas operadoras.
No conteúdo do curso você vai aprender:
· Como gerenciar a retaguarda das operações da sua empresa no marketplace
· Gestão de compras e estoques para operações em marketplaces
· Formação do preço de venda
· Gestão do fluxo de caixa do Seller
· Administração dos pedidos
· Gestão do relacionamento com os clientes
· Principais métricas para gestão da performance de marketplaces
· Principais ferramentas de gestão oferecidas pelos marketplaces
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Como fotografar produtos com o celular
Quem tem um e-commerce, usa redes sociais ou está em um marketplace, precisa de boas fotos para vender seus serviços e produtos. Boas fotos dos produtos atraem a atenção e são um fator determinante para a compra. Estamos falando aqui para quem não é fotógrafo de verdade e nem tem uma câmera profissional - mas tem um celular. Mesmo com um celular simples, você pode tirar fotos incríveis de produtos se seguir estas dicas e usar sua criatividade. Pratique e você estará pronto para criar fotos de aparência profissionais que atrairão a atenção dos seus clientes e aumentarão suas vendas online. Adote agora estes comportamentos que dão resultado. Planejamento:planeje a sessão de fotos com antecedência e defina seus objetivos. Organização:organize os produtos e os acessórios antes de começar a fotografar. Paciência:tire várias fotos para garantir que você obtenha o resultado desejado. Prática: pratique e experimente diferentes técnicas para aprimorar suas habilidades. Experimente diferentes técnicas de fotografia e edição para encontrar o seu estilo. Inspiração:busque inspiração em outros fotógrafos de produtos. Agora siga estas práticas que os fotógrafos seguem: Treine o seu olhar A observação vai ajudar você a melhorar as suas fotos. Tenha um olhar treinado para reparar nos detalhes, diferenciar o que chama a atenção e identificar o que é mais harmônico esteticamente. Conseguir boas fotos vem com o treino, especialmente no começo. Para fotografar produtos, a dica é: testar, repetir e mudar pequenos detalhes. Crie uma pasta de referências Guarde em seu computador uma pasta onde você vai salvar fotos que tenham relação com o seu projeto, fotos que você encontra nas redes sociais, nas pesquisas no Google e nas lojas que vendem itens como os seus. Elas vão servir de inspiração. Observe itens como: O fundo usado. Os detalhes do produto. Como é a iluminação. Qual o ângulo. Quais os outros elementos que compõem a foto. Iluminação é tudo Obter a iluminação adequada é um dos pontos mais importantes. Os detalhes do produto devem estar nítidos. Procure usar luz difusa, porque ela se espalha em várias direções e cria sombras mais agradáveis. Existem opções de iluminadores, como ring light e softbox, que são equipamentos de custo bem acessível e fáceis de encontrar. Ao fazer fotos durante o dia, observe se a sombra não está atrapalhando a qualidade e a harmonia das fotografias. E não faça fotografias contra a luz, a menos que compense com outra fonte de luz frontal. Fotos tremidas ou fora de foco não Fotos tremidas: use um tripé ou algum tipo de apoio, como um livro ou caixa, para manter o celular estável e evitar fotos borradas. Um tripé é um investimento barato e essencial. Foco: toque na tela do celular onde você deseja que o foco seja definido para garantir que o produto esteja nítido na foto. Use um fundo branco ou preto Ter um fundo branco é importante para mostrar detalhes nas imagens dos produtos, que serão usadas em sites, marketplaces ou enviadas ao cliente. Uma cartolina ou pano branco ajudam a mostrar o produto, sem distrações no fundo. Uma mesa branca ou preta serve como fundo infinito para os produtos. Veja se vale a pena investir em um cenário, que você pode consultar na internet. Cenários naturais Em fotos para redes sociais, a humanização é um fator interessante, para mostrar o produto dentro de um contexto. Ao fotografar acessórios de moda use fotos de pessoas, de preferência com roupas sem estampa, para não distrair a atenção. Nos produtos de alimentação, mesas postas ou outros cenários demonstram o produto sendo consumido. Se o produto causa uma transformação – como em limpeza ou produtos de beleza –, é interessante mostrar o “antes e depois”, e também a foto do produto ao lado do resultado alcançado. Conheça os recursos da câmera Vários modelos de smartphones têm configurações avançadas para a câmera. Procure conhecer as possibilidades, pois você vai usar um dia. Algumas câmeras têm: Ajuste de luz. Possibilidade de ajustar o foco. Filtro. Flash automático. Se precisar de ajuda para configurar a câmera do seu celular, procure no YouTube vídeos como: “fotos profissionais” e o nome e modelo do seu celular. Limpe a lente da câmera do seu celular com um pano macio e sem fiapos para garantir fotos nítidas. Composição e enquadramento Preencha o quadro da foto com o produto, mas deixe um pouco de espaço ao redor para respirar. Procure fazer o enquadramento com uma composição harmônica. Ângulo: experimente diferentes ângulos para encontrar a perspectiva mais interessante para o produto. Fotografe de cima, de lado, em diagonal e até mesmo de baixo para mostrar diferentes detalhes. Regra dos terços: use a regra dos terços para criar uma composição mais equilibrada e interessante. Divida a tela do seu celular em nove partes iguais e posicione o produto nos pontos de interseção ou ao longo das linhas. Se preferir, habilite o grid nas câmeras fotográficas. As linhas ajudam na orientação ao fazer as fotografias. Normalmente, essa opção fica disponível nos ajustes do celular. Cuidado com o excesso de informação. Uma foto com muitos elementos pode afastar o consumidor, ao invés de chamar a atenção dele. Para as redes sociais, vale a pena caminhar para a criação de uma estética única, para padronizar o feed ou galeria de fotos, para gerar uma identidade de marca. Mostre os detalhes importantes em close Quando possível, mostre uma opção mais ampliada do produto, com detalhes bem de perto. Isso aumenta a confiança do consumidor, já que ele não pode tocar no produto ou olhar de perto. Se for um produto eletrônico, por exemplo, mostre um close das entradas e conexões. Aprenda a editar Experimente aplicativos de edição de fotos, como o Snapseed, VSCO ou Lightroom para ajustar cores, contraste, nitidez e outros aspectos da foto. Não use filtros para fotos de produtos, pois o comprador quer ver o produto claramente. Corrija as cores para que fiquem o mais fiéis possível à realidade. Faça retoques sutis para remover imperfeições e melhorar a aparência do produto. Deixe os filtros para as fotos de pessoas e as redes sociais. A resolução da foto Resolução é a quantidade de pixels por polegada. Qual a melhor resolução para fotos de marketplace e de e-commerces? É indicado que as imagens para produto tenham 1020 x 1024 pixels. Resolução baixa faz com que a foto tenha menos nitidez. Na hora de enviar as fotos, cada plataforma tem a sua regra para o tamanho do arquivo que aceitam. Normalmente, os sites e os marketplaces limitam o tamanho do arquivo em até 50 MB nos formatos PNG, JPEG e JPG. Você pode usar sites e ferramentas que reduzem o tamanho do arquivo, sem perder a resolução, como é o caso do ImageSmaller, ou outros compactadores de imagem.
Abril, 2024
Você sabe o que são gatilhos mentais?
Gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. Saber estimular esses gatilhos é uma poderosa arma de persuasão e geração de resultados para marketing e vendas. Você que é empresário pode utilizá-los para aumentar suas vendas ou favorecer o seu negócio. Baixe o ebook e entenda mais sobre o tema.
Março, 2024
Marketing de afiliados remunera produtores de conteúdo
Marketing de afiliados é uma estratégia que usa o afiliado para promover vendas. O afiliado é um especialista em conteúdo e marketing que divulga produtos e serviços de terceiros, com o objetivo de receber pelas vendas que realizou. A vantagem para as empresas é aumentar as vendas no ambiente digital e ampliar o conhecimento de marcas e produtos. O afiliado é um divulgador dos produtos que escolhe promover. Ele não precisa se preocupar com estoque, logística de entrega, taxas de envio, impostos ou qualquer outro valor referente ao produto. Cada vez que um visitante clica no link e realiza a ação desejada (como comprar um produto ou se cadastrar em um evento), uma comissão é registrada para o afilhado. Há vantagens para os dois lados – o marketing de afiliados está em expansão no Brasil e alcançou em 2023 um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. O que você deve fazer para ser afiliado Não é preciso fazer investimentos altos para ser um afiliado, nem desenvolver um produto do zero. É uma oportunidade para quem possui boa audiência em sites e redes sociais e tem interesse em usar seu conhecimento em conteúdo e marketing para fechar vendas. Para iniciar, o afiliado precisa escolher um programa de afiliados, selecionar os produtos que deseja e promovê-los em sites, blogs, e-mail marketing e plataformas sociais.
Março, 2024
Aumente suas vendas recebendo por cartão de crédito e débito
Dependendo do seu ramo de atividade, é essencial oferecer aos clientes a opção de pagar usando cartão de crédito e débito. O fato é que este tipo de pagamento se tornou uma exigência do comprador. Em lojas, podemos dizer que mais de 70% dos clientes preferem não pagar em dinheiro. Para não perder vendas, o pequeno empresário também precisa estar preparado para receber pagamentos por cartão. Neste caso, qual seria a melhor maquininha de cartão? Antes vamos entender as diferentes opções disponíveis para receber pagamentos, além de Pix e dinheiro.