Produtor rural, veja aqui as perguntas e respostas mais frequentes para quem deseja trabalhar com alimentos orgânicos.
O SEBRAE atende produtores rurais?
Sim, desde que o produtor possua UMA das inscrições abaixo:
- com CNAE relacionado à atividade agropecuária;
- Inscrição Estadual de Produtor Rural, Pessoa Física (ou Jurídica);
- DAP – Declaração de Aptidão ao PRONAF;
- RGP - Registro Geral da Atividade Pesqueira;
- NIRF - Número do Imóvel na Receita Federal.
O SEBRAE oferece linha de crédito rural?
O SEBRAE é agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, mas não é uma instituição financeira, por isso não empresta dinheiro. Articula (junto aos bancos, cooperativas de crédito e instituições de microcrédito) a criação de produtos financeiros adequados às necessidades do segmento e orienta os empreendedores para que o acesso ao crédito seja, de fato, um instrumento de melhoria do negócio. Além disso, auxilia o empreendedor rural no desenvolvimento de um plano de negócios para demonstrar a viabilidade do novo empreendimento rural e apresentá-lo para a instituição financeira que tem interesse em obter a linha de crédito.
Como o SEBRAE apoia o segmento de orgânicos?
Esta atuação ocorre através da realização de ações de consultorias, missões, certificação, cursos, oficinas e palestras, estruturadas por um projeto de atendimento individual ou coletivo, a um custo subsidiado.
O SEBRAE-DF em especial oferece o serviço de certificação por auditoria, em parceria com uma empresa certificadora credenciada no Ministério da Agricultura e, assim como as consultorias e instrutorias, subsidia parte do valor cobrado pela empresa.
O que é a certificação de produtos orgânicos e como ela pode me ajudar?
A certificação de produtos orgânicos é o procedimento pelo qual uma certificadora assegura por escrito que determinado produto, processo ou serviço obedece às normas e práticas da produção orgânica e tem como objetivo garantir ao empreendedor um diferencial de mercado e ao consumidor a qualidade dos alimentos praticados na agricultura em equilíbrio com o solo, o meio ambiente e a cadeia produtiva.
Quais são as certificações orgânicas possíveis?
- Certificação por Auditoria: A concessão do selo SisOrg é feita por uma certificadora pública ou privada credenciada no Ministério da Agricultura.
- Sistema Participativo de Garantia (SPG): Caracteriza-se pela responsabilidade coletiva dos membros de um sistema, que podem ser produtores, consumidores, técnicos e demais interessados, através de um Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (OPAC) legalmente constituído.
- Controle Social na Venda Direta: A legislação brasileira abriu uma exceção na obrigatoriedade de certificação dos produtos orgânicos para a agricultura familiar. Exige-se, porém, o credenciamento numa organização de controle social cadastrado em órgão fiscalizador oficial.
Eu produzo hortaliças e frutas sem usar agrotóxico e adubo químico. Posso vender meu produto como orgânico?
Não! A produção orgânica vai além da não utilização de agrotóxicos e adubos químicos. Segundo a legislação brasileira, o cultivo deve respeitar aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos, garantindo um sistema sustentável. Além disso, faz-se necessário que o produtor seja certificado para vender seu produto como orgânico.
Não sou produtor rural. Posso comprar frutas e hortaliças in natura de produtores orgânicos certificados e embalar com a minha logomarca para revender?
Sim, mas para isso você deve se formalizar como empresário (MEI, ME, EPP) e também obter a certificação de produção orgânica.
Posso produzir e vender hortaliças orgânicas e hortaliças convencionais (não orgânicas) na mesma propriedade?
Segundo a lei que regulamenta a agricultura orgânica no Brasil, lei nº 6.323/2007, é permitida a chamada produção paralela (Produção orgânica e não-orgânica na mesma unidade de produção), desde que:
- A área de produção orgânica fique claramente separada dos produtos não-orgânicos;
- O embalamento e processamento de produtos orgânicos seja realizado de forma totalmente isolada dos produtos não-orgânicos;
- Os insumos (adubos, defensivos) utilizados para produção de alimentos não-orgânicos fiquem armazenados de forma separada dos insumos utilizados para produção de alimentos orgânicos;
- Os alimentos não-orgânicos não sejam geneticamente modificados (OGMs - Transgênicos);
- A certificadora responsável pela inspeção e certificação da unidade de produção aprove o projeto de produção paralela.
Como posso fazer para conseguir o certificado de produtos orgânicos com o SEBRAE?
Primeiramente o empreendedor formalizado deve procurar o SEBRAE-DF para manifestar o interesse no serviço e receber alguns formulários para preenchimento. Os formulários preenchidos devem vir acompanhados dos seguintes documentos:
- Croqui da Propriedade (Para produtores rurais);
- A Certidão de Registro do Imóvel (Estabelecimento), ou similar (Ex: Contrato de Arrendamento ou posse);
- A Cópia da identidade, com RG e CPF;
- O Comprovante do CNPJ, ou Inscrição Estadual (CF/DF), ou DAP, ou NIRF, ou RGP, atualizados;
- CAR - Cadastro Ambiental Rural (Para produtores rurais);
- Outorga de uso da água para irrigação (Para produtores rurais).
Após a análise documental realizada pelo SEBRAE, os documentos são encaminhados para a empresa certificadora analisar. A empresa certificadora irá solicitar outros documentos ao empreendedor interessado e dará prosseguimento com o processo de certificação.
A Certificação Orgânica tem Prazo de Validade?
Sim! Ela vale por 1 ano, a partir da data da primeira inspeção in loco realizada no empreendimento. Para tanto, é importante renovar o seu certificado anualmente.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Conteúdo relacionado
Compras de natal: Prepare o seu negócio para a melhor época do varejo
O fim de ano está chegando e com ele a época mais esperada pelos empresários. Após um longo período de isolamento social, o avanço da vacinação no Brasil estimula o retorno do contato social, o que promete tornar as compras de Natal muito mais rentáveis para o varejo. Segundo a Pesquisa Mensal do Consumo, o primeiro semestre de 2021 já apresentou um crescimento de 12,26% em relação ao primeiro semestre do ano passado. É por isso que você, empreendedor que busca bombar seu faturamento nesse período, precisa se preparar e organizar o seu negócio para receber a clientela que virá tanto presencialmente como no meio digital. Nesse momento, é fundamental que você comece a entrar no clima natalino e invista em estratégias específicas para potencializar o rendimento do seu negócio. Para te dar um suporte, o Sebrae separou cinco dicas sobre planejamento para você colocar em prática agora mesmo. Vamos lá? 1. Planeje suas ações comerciais: Visando atrair o cliente até a sua loja, pense e trabalhe em estratégias de impulsionamento de vendas. Algumas delas são: Invista no produto certo Aplique preços adequados Crie promoções e descontos Aposte no mercado digital 2. Crie sugestões de presentes Fim de ano é um tempo de presentear! E seus clientes podem estar em dúvida sobre o que comprar para seus entes queridos. Por isso, é fundamental que você treine o seu pessoal para auxiliar nessa procura, orientando-o a estabelecer diálogos significativos com o potencial consumidor, na intenção de compreender o que ele deseja e orientá-lo para que faça a melhor escolha. Além disso, você pode apostar em banners e panfletos que mostrem alguns produtos e as condições de pagamento mais favoráveis à sua clientela. Na internet, invista em anúncios com base nos perfis de seus seguidores, considerando, por exemplo, quanto preferem gastar. 3. Influencie a compra Nessa época, os anúncios e as propagandas falam diretamente com o consumidor, utilizando técnicas como os gatilhos mentais para promover vendas. Isto é, vão além da oferta do produto e mostram a conexão emocional que existe entre ele e o contexto do cliente. Um exemplo disso é o gatilho de antecipação, muito utilizado no fim do ano, quando estão todos pensando naquilo que querem fazer no ano seguinte. Assim, vale oferecer um produto que contribuirá para que ele alcance os seus objetivos. 4. Prepare seu estoque Seja fisicamente ou no meio digital, não deixe que os produtos faltem. Principalmente aqueles mais vendidos. Já no meio virtual, é inconcebível que seu cliente compre algo para presentear e não receba a encomenda no tempo certo. Por isso, organize também o período de pedidos. 5. Realize sempre o pós-vendas Um dos segredos da fidelização de um cliente está no pós-venda, essa ação faz com que ele volte a fechar outras compras com você e indicar a sua loja. Além disso, não esqueça da manutenção digital: faça seu cliente lembrar da sua empresa ao longo de todo o ano. Vender mais é consequência de vender melhor. Aprenda a definir metas e ações para conquistar mais clientes e gerar melhores resultados para o seu negócio. Confira este curso online e gratuito que o Sebrae preparou para você.
November, 2021
O e-commerce é indispensável para o seu negócio
Engana-se quem pensa que foi só durante a pandemia que as vendas on-line ganharam destaque. O e-commerce, ou comércio eletrônico, é tendência há pelo menos uma década. Segundo dados do relatório Webshoppers, realizado pela Ebit|Nielsen em parceria com a Elo, o faturamento saltou de 8,4 bilhões de reais em 2011 para 26,4 bilhões em 2019. Entretanto, não se pode negar que a crise do coronavírus tenha contribuído consideravelmente para o aumento na procura por produtos e serviços por meio da internet. Dados mais recentes da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estimam que, em 2020, 20,2 milhões de consumidores realizaram uma compra on-line pela primeira vez e 150 mil lojas começaram a vender por meio das plataformas digitais. Foram mais de 301 milhões de negociações feitas pela internet, com um valor médio de R$ 419. O fato é que essa solução caiu no gosto do brasileiro, o que reforça a importância de o empreendedor dominar conhecimentos básicos sobre o tema para não perder faturamento, seja de clientes cativos, seja de consumidores estreantes no mercado virtual.
June, 2021
Estratégia e Tendências para o Setor Moveleiro
No dia 19 de abril, o Sebrae no Distrito Federal promoveu um seminário virtual e gratuito com foco em micro e pequenos empresários do setor moveleiro. A iniciativa, contou com apoio da Promob, empresa que oferece soluções em softwares para o setor, e do Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do DF (Sindimam). O seminário apresentou diretrizes para melhorias de gestão e produção, além de tendências para que os empreendimentos do setor se tornem mais competitivos e sustentáveis no mercado.
April, 2021
Dê mais visibilidade a sua empresa com o Instagram
O perfil empresarial no Instagram é uma ferramenta valiosa para aumentar a visibilidade do seu negócio. São mais de 1 Bilhão de usuários no mundo conectados e interagindo pelo Instagram. Essa rede social se tornou um elemento essencial para alguns nichos de empresas – principalmente aquelas que mexem com elementos visuais como moda, gastronomia, estética ou eventos. Com uma estratégia de marketing bem desenhada e executada é possível conseguir excelentes resultados. O uso das mídias sociais hoje é essencial para os negócios. O Instagram é uma poderosa e prática ferramenta. O significado de “ser social” diz respeito ao viver em sociedade. Dessa forma, podemos compreender o porquê de muitas estratégias em redes sociais muitas vezes falhar naquele quesito que deveria ser o mais importante: a relação com as pessoas. Se uma rede social é composta de pessoas, já sabemos que para atingir o fator relevância em uma estratégia, uma marca deverá criar atributos para aproximar mais o seu conteúdo das pessoas, ou melhor, dizendo, do público ao qual interessa atingir. Por isso que o conjunto de ações realizadas através dos canais sociais não deve ser realizado com o intuito de aumentar apenas as vendas da empresa e sim, para ajudar na promoção da marca através de ações que possam aumentar a divulgação da empresa e ainda o engajamento do seu público-alvo com a marca. Quel tal melhorar seu perfil no Instagram e colocar sua empresa na rota do engajamento social? São 10 dicas para você implantar hoje e começar a ter resultado o mais breve.
October, 2020
VOCÊ AINDA NÃO VENDE ONLINE? ESSE É O MOMENTO PARA COMEÇAR!
A pandemia do COVID-19 declarada pela Organização Mundial da Saúde – OMS – provocou impactos devastantes sobre os pequenos negócios. A recomendação de isolamento da população tem causado efeitos desastrosos nesses empresários em pontos de venda presencial. Neste momento, as compras online podem ajudar a alavancar as vendas e minimizar o prejuízo. Consumidores em casa terão mais tempo e necessidades para compras e contratação de serviços. Com esse cenário e para apoiar os pequenos negócios no uso da internet como ferramenta de apoio à comercialização de produtos e serviços, preparamos um conteúdo com os principais canais digitais como Google Meu Negócio, Mercado Livre, OLX, Elo7 e redes sociais, que podem ajudar as empresas venderem mais.