SUSTENTABILIDADE

Caminhos para um minimercado mais sustentável

Apresenta dicas com os benefícios econômicos, sociais e financeiros da adoção de práticas mais sustentáveis em minimercados.

Também chamado de mercado de vizinhança, é constituído por estabelecimentos que possuem de um a quatro caixas. A localização mais próxima do cliente, a maior agilidade em se adaptar às preferências e demandas e o atendimento diferenciado têm-se apresentado como diferenciais competitivos para o mercado de vizinhança.

Esteja aberto à inovação e defina um norte direcionado à sustentabilidade, expresso na missão, na visão e nos valores do seu minimercado. Comprometa-se e seja o exemplo para seus colaboradores. Defina objetivos, metas e indicadores que conciliem o retorno econômico com a preservação ambiental e a inclusão social. Mantenha uma visão de longo prazo, focando em implementação das práticas socioambientais como a implantação do plano de gerenciamento de resíduos e a realização de treinamentos para a saúde e segurança do trabalho.


As dicas da cartilha abordam os temas de gestão financeira, gestão da qualidade, compras sustentáveis e consumo consciente, gestão de pessoas e desenvolvimento social, marketing e comunicação, gestão ambiental, redução do desperdício, uso eficiente de água e uso eficiente de energia.

Boa leitura!

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: