Um reconhecimento à força do empreendedorismo feminino na transformação de realidades
A cerimônia de premiação aconteceu no dia 19 de outubro de 2022.
O Prêmio contou com 92 inscritas, representantes de 28 municípios e contou com uma Banca Julgadora composta de 30 avaliadoras voluntárias.
Conheça as vencedoras por categoria
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Microempreendedora Individual
1º lugar: GABRIELA DA SILVA MAIOLI
Empresa: Violeta Loja
Endereço: Rua Doutor Dido Fontes, 407 , 2 andar, Interfone Violeta, Jardim da Penha, Vitória/ES
Instagram: @violetaloja_
Site: https://www.violetaloja.com.br
A Violeta Loja iniciou na pandemia, de forma despretensiosa quando sua proprietária aproveitando o tempo livre, devido ao isolamento, criou uma peça que se tornou sucesso ao ser divulgada na internet. A marca é especializada em roupas femininas brilhosas e acetinadas. Hoje vende para todo o brasil e está sempre inovando com novas peças cores e tecidos. São peças versáteis que embelezam a mulher com qualquer tipo de corpo.
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Produtora Rural
1º lugar: FABIANI SALOMÃO REINHOLZ MACEDO
EMPRESA REINHOLZ CHOCALATES
Local: Córrego de São João Pequeno, s/n, Zona Rural, Itapina, Colatina/ES
Instagram: @reinholzchocolates
Site: www.reinholzchocolates.com.br
Essa história começa com a filha que retorna ao campo para ajudar a família a cuidar da propriedade depois que o pai adoece.
Na busca por agregar valor à propriedade, identificou nos poucos pés de cacau uma oportunidade, investiu em conhecimento de amêndoas de cacau especial, se apaixonou pelo processo e então nasceu a Fábrica de Chocolates Reinholz Chocalates.
Os chocolates são produzidos sem nenhuma química nem estabilizantes. Além disso, a propriedade é aberta para receber pessoas para o agroturismo, onde vivenciam todo o processo da lavoura de cacau, fabricação e processamento final do chocolate. Contribuindo também para a realidade da região mostrando que é possível agregar valor com o agroturismo.
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Pequenos Negócios
1º lugar: CLAUDIA CRISTINA ALVES DE SOUZA,
EMPRESA: EMPÓRIO B BOUTIQUE BRECHÓ
LOCAL: Rua Victorino Cardoso, 280, Jardim Camburi, Vitoria/ES.
Instagram: @emporioboficial
Esse empreendimento iniciou com o retorno de sua proprietária para o Brasil após anos morando nos Estados Unidos. Sozinha para criar seus filhos e com a dificuldade de retornar ao mercado de trabalho, viu nas suas roupas uma forma de gerar renda e com a aceitação, iniciou-se um negócio e uma paixão por moda feminina sustentável e economia circulante.
Assim é essa empresa que há 3 anos vence preconceitos e além de venda de desapegos também promove a conexão entre mulheres com encontros semanais em sua loja, um espaço para troca, conhecimento, inovação, sustentabilidade, networking.
2º lugar: FERNANDA DE SOUZA FERNANDES
EMPRESA: ANNYPROF COSMÉTICS
LOCAL: Rua Vint e Três de Maio, Parque Moscoso, Vitoria/ES
Rua Dr Azambuja, 7 Centro, Vitória/ES
Rua Maria Ortiz, Vitória/ES
Instagram: @annyprofoficial
Esta Empreendedora começou a vender produtos de beleza a pé, de porta em porta para iniciar seu sonho de empreender e ter um destino diferente do que definiram para ela e para as mulheres de sua família. Hoje, após 11 anos como empreendedora possui sua marca de cosméticos, 15 distribuidoras e mais de 20 pessoas que vivem da sua empresa.
Seus produtos valorizam a identidade e aceitação dos tipos de cabelo, realçando a beleza de cada mulher.
Ainda oferece cursos de especialização em cachos e afro para mulheres que desejam incrementar sua renda.
3º lugar: EMANUELE GEGENHEIMER DA SILVA,
EMPRESA MS SERVIÇOS E DESPACHANTE
LOCAL: Avenida Padre José de Anchieta , 3020, AEROPORTO, Guarapari, ES
Instagram: @emanuele.caixaaqui
Prestadora de serviços para a Caixa Econômica Federal, como correspondente bancária, tendo o papel de atender e buscar clientes interessados em consórcios, abertura de contas, e principalmente financiamento de imóveis, o Caixa Aqui.
Especializou-se em financiamento imobiliário, ajudando seus clientes na realização do sonho da casa própria e para se manter no mercado identificou estratégias importantes atuando com parcerias com corretores e imobiliárias sendo fonte de informação e capacitação continua para esses parceiros.
AS VENCEDORA CONCORREM A ETAPA REGIONAL DO PRÊMIO SEBRAE MULHER DE NEGÓCIOS 2022.
Conheça a Jornada de Empreendedorismo Feminino que o SEBRAE preparou para você: https://cliente.sebraees.com.br/empreendedorismo-feminino
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Como abrir uma empresa
Antes de abrir sua empresa, é preciso se informar. Faça uma pesquisa antecipada sobre a existência de empresas constituídas com nomes empresariais idênticos ou semelhantes ao nome pesquisado. Essa é uma etapa obrigatória, que deve ser preenchida no site da junta comercial. Além da consulta de viabilidade do nome empresarial, é importante que nesta etapa você procure a prefeitura onde sua empresa será instalada para verificar os critérios de concessão do Alvará de Funcionamento para o exercício da sua atividade no local escolhido. O registro legal de uma empresa é tirado na Junta Comercial do estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. Para as pessoas jurídicas, esse passo é equivalente à obtenção da Certidão de Nascimento de uma pessoa física. A partir desse registro, a empresa existe oficialmente - o que não significa que ela possa começar a operar. Para fazer o registro é preciso apresentar uma série de documentos e formulários que podem variar de um estado para o outro. Os mais comuns são: Contrato Social; Documentos pessoais de cada sócio (no caso de uma sociedade). O que é contrato social Contrato Social é a peça mais importante do início da empresa, e nele devem estar definidos claramente os seguintes itens: Interesse das partes; Objetivo da empresa; Descrição do aspecto societário e a maneira de integralização das cotas. Para ser válido, o Contrato Social deverá ter o visto de um advogado. As micro empresas e empresas de pequeno porte são dispensadas da assinatura do advogado, conforme prevê o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. Documentos necessários para a inscrição Se tudo estiver certo, será possível prosseguir com o arquivamento do ato constitutivo da empresa, quando geralmente serão necessários os documentos: Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Estatuto, em três vias; Cópia autenticada do RG e CPF do titular ou dos sócios; Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial), em uma via; FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via; Pagamento de taxas através de DARF. Os preços e prazos para abertura variam de estado para estado. Para isso, o ideal é consultar o site da Junta Comercial do estado em que a empresa estiver localizada. Registrada a empresa, será entregue ao seu proprietário o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa).que é uma etiqueta ou um carimbo, feito pela Junta Comercial ou Cartório, contendo um número que é fixado no ato constitutivo. Com o NIRE em mãos, chega a hora de registrar a empresa como contribuinte, ou seja, de obter o CNPJ. O registro do CNPJ é feito exclusivamente pela internet, no site da Receita Federal por meio do download de um programa específico, o Documento Básico de Entrada. Você preenche a solicitação e os documentos necessários, que são informados no site, devem ser enviados por Sedex ou pessoalmente para a Secretaria da Receita Federal, e a resposta é dada também pela Internet. Escolha de atividades Ao fazer o cadastro no CNPJ, é preciso escolher a atividade que a empresa irá exercer. Essa classificação será utilizada não apenas na tributação, mas também na fiscalização das atividades da empresa. O ideal é que você tenha uma atividade principal e, no máximo, 14 secundárias. Lembre-se que nem todas as empresas podem optar pelo Simples, principalmente as prestadoras de serviços que exigem habilitação profissional. Portanto, antes de fazer sua inscrição no CNPJ, consulte os tipos de empresa que não se enquadram no Simples. Para as empresas que trabalham com a produção de bens e/ou com venda de mercadorias é necessário o registro na Secretaria Estadual da Fazenda, a chamada Inscrição Estadual. Ela é obrigatória para os setores do comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal e interestadual. Também estão incluídos os serviços de comunicação e energia. Ela é necessária para a obtenção da inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) Esta solicitação deverá ser via internet. Para isso, é necessário ter um contador, e este deve estar pré-autorizado (ter senha de acesso), pois é ele quem fará a solicitação de inscrição. Documentos Em geral a documentação pedida para o cadastro é: DUC (Documento Único de Cadastro), em três vias; DCC (Documento Complementar de Cadastro), em 1 via; Comprovante de endereços dos sócios, cópia autenticada ou original; Cópia autenticada do documento que prove direito de uso do imóvel, como por exemplo o contrato de locação do imóvel ou escritura pública do imóvel; Número do cadastro fiscal do contador; Comprovante de contribuinte do ISS, para as prestadoras de serviços; Certidão simplificada da Junta (para empresas constituídas há mais de três meses); Cópia do ato constitutivo; Cópia do CNPJ; Cópia do alvará de funcionamento; RG e CPF dos sócios. Vale lembrar que alguns estados a inscrição estadual pode ser solicitada depois do pedido do alvará de funcionamento. Registro municipal Para as empresas que trabalham com prestação de serviços é necessário o registro na Prefeitura Municipal. Na maioria dos estados esse registro sairá automaticamente após o registro da empresa na Junta Comercial. Para os demais, o processo varia de acordo com as regras de cada município. Consulte como funciona no seu. As edificações e áreas de risco de incêndio deverão possuir Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio - APPCI, expedido pelo Corpo de Bombeiros Militar do estado. Esta solicitação deverá ser protocolada juntamente ao Corpo de Bombeiros, que fará uma avaliação do grau de risco da edificação. O procedimento para liberação do alvará varia de acordo com o grau de risco de cada edificação. Todos os estabelecimentos comerciais, industriais e/ou de prestação de serviços precisam de uma licença prévia do município para funcionar. Esta licença é o Alvará de Funcionamento e Localização. Ele deve ser solicitado junto à prefeitura e o procedimento para obtenção do alvará varia de acordo com a legislação de cada município. As demais secretarias do município como as de Saúde, Meio Ambiente, Planejamento, Obras e Viação, poderão estar envolvidas no processo de legalização de uma empresa, tudo vai depender da atividade desenvolvida. A informação das exigências legais municipais você deve obter no 1º passo, no momento que fizer a consulta de viabilidade. Documentos Geralmente, a documentação necessária é: Formulário próprio da prefeitura; Consulta prévia de endereço aprovada; Cópia do CNPJ; Cópia do Contrato Social; Laudo dos órgãos de vistoria, quando necessário. Após a concessão do alvará de funcionamento, a empresa já está apta a entrar em operação. No entanto, ainda faltam duas etapas fundamentais para o seu funcionamento. A primeira é o cadastro na Previdência Social, independente da empresa possuir funcionários. Para contratar funcionários, é preciso arcar com as obrigações trabalhistas sobre eles. Ainda que seja um único funcionário, ou apenas os sócios inicialmente, a empresa precisa estar cadastrada na Previdência Social e pagar os respectivos tributos. Assim, o representante deverá dirigir-se à Agência da Previdência de sua jurisdição para solicitar o cadastramento da empresa e seus responsáveis legais. O prazo para cadastramento é de 30 dias após o início das atividades. Agora resta apenas preparar o aparato fiscal para que seu empreendimento entre em ação. Será necessário solicitar a autorização para impressão das notas fiscais e a autenticação de livros fiscais. Isso é feito na prefeitura de cada cidade. Empresas que pretendam dedicar-se às atividades de indústria e comércio deverão ir à Secretaria de Estado da Fazenda. No caso do Distrito Federal, independente do segmento de atuação da empresa, esta autorização é emitida pela Secretaria de Fazenda Estadual.Uma vez que o aparato fiscal esteja pronto e registrado, sua empresa pode começar a operar legalmente. Todo esses processos de abertura serão simplificados. O Sebrae, juntamente com os órgãos de registro e licenciamento, está buscando a implantação da REDESIM para simplificar e desburocratizar os procedimentos de abertura. Com isto, o empresário terá uma entrada única de dados cadastrais e de documentos para formalização do seu negócio, resultando na extinção da duplicidade de exigências e na redução do tempo para registro da empresa. No DF, desde novembro de 2015 o portal está funcionando como piloto. A partir da experiência a rede vai ser expandida para os outros estados.
Fri Sep 19 17:03:34 BRT 2025
Passos essenciais para a abertura de uma microempresa
Quer abrir seu próprio negócio, mas ainda não sabe por onde começar? Para iniciar com o pé direito, é fundamental saber o passo a passo do que é o correto. Nós criamos uma espécie de roteiro para que você não tenha dúvidas na hora da formalização. Vamos lá? Para uma microempresa exercer suas atividades no Brasil, é preciso, entre outras providências, possuir registro na prefeitura ou na administração regional da cidade onde ela funcionará, no estado, na Receita Federal e na Previdência Social. Dependendo da atividade, pode ser necessário também o registro na Entidade de Classe, na Secretaria de Meio-Ambiente e outros órgãos de fiscalização. É certo que o procedimento varia de acordo com as leis estaduais. Mas os passos a serem seguidos são basicamente os mesmos em todo o Brasil. Vão da consulta da viabilidade de abertura até o estabelecimento do aparato fiscal necessário para o funcionamento. Consulte aqui tudo o que você precisa fazer para registrar sua empresa. A figura do contador não é obrigatória, mas sim muito importante nesse processo! É ele - ou ela - quem irá orientá-lo ao longo de todos os passos da abertura da empresa. Então, recomenda-se sua consulta e contratação desde o início. Gastos O custo médio para a abertura de uma empresa varia de estado para estado. Assim, o gasto pode variar entre R$ 500,00 a R$ 1.500,00. Após abrir a empresa, os custos iniciais são: aluguel, gastos com água e energia, telefone, honorários do contador, impostos e os custos com funcionário - se houver contratação de imediato. Tributos A microempresa estará enquadrada no Simples Nacional, que é uma forma simplificada e englobada de recolhimento de tributos e contribuições, tendo como base de apuração a receita bruta. A alíquota vai variar de 4% até 33% (Anexo III da Lei Complementar nº 123/2006). É importante você saber também que uma ME de serviço, comércio e indústria pagam impostos diferentes. A de serviço paga o ISS; a de comércio, o ICMS; e a indústria o IPI.
Fri Sep 19 17:03:34 BRT 2025
Como você esta se preparando para as oportunidades da Copa?
Acesse as dicas para sair marcando um golaço: Confira 5 dicas para vender seus produtos na Copa do Mundo Copa do Mundo: Brasilcore Dicas para faturar mais com o varejo na Copa do Mundo Turismo esportivo e as oportunidades com a Copa do Mundo no Qatar Os efeitos da Copa do Mundo no varejo MEI no esquenta: Copa do Mundo Como ganhar dinheiro com o seu negócio na Copa do Mundo? 5 ações de marketing digital para aumentar as vendas na Copa do Mundo
Fri Sep 19 17:03:34 BRT 2025
Rota Estratégica - Economia Criativa
No dia 10 de outubro de 2023 ocorreu o lançamento da Rota Estratégica de Economia Criativa. Esta Rota é fruto da parceria entre a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), no âmbito do Programa ES+Criativo. A Economia Criativa exerce um papel crucial na formação da cultura, identidade e inclusão social, ao mesmo tempo em que impulsiona o desenvolvimento econômico. Por essa razão, inclusive, o setor é um dos 17 identificados como "Setores Portadores de Futuro" que, por meio do mapeamento realizado pela Findes em 2018, identificou os segmentos econômicos com o maior potencial para impulsionar o progresso do estado nos próximos anos. Nesse sentido, a Economia Criativa é oitavo setor contemplado e a Rota Estratégica de Economia Criativa é sétima Rota Estratégica lançada dentro desse âmbito. Acesse os conteúdos exclusivos.
Fri Sep 19 17:03:34 BRT 2025
Padarias
O Sebrae Espírito Santo elaborou o ebook padaria, que traz dicas e orientações sobre o negócio. Nele é apresentado uma visão geral sobre o negócio, mercado, estrutura, equipamento, pessoal, dentre outros.Este e-book faz parte da série Oportunidades de Negócios, do Sebrae Espírito Santo. Ele foi elaborado para oferecer orientações essenciais para a abertura de uma padaria.Acesse e confira as dicas e coloque em prática a sua ideia de negócio!