Gerenciar as finanças de um MPE é um desafio. Veja algumas sugestões que podem lhe ajudar nesse processo.
Não há dúvidas de que o gerenciamento financeiro de pequenos negócios é desafiador e o empreendedor precisa ter bastante conhecimento sobre gestão para que o seu capital seja controlado com excelência.
Entender como realizar a gestão financeira assertiva é indispensável, pois, impede que o negócio sofra com dívidas e permite que o empreendimento consiga fazer investimento com a missão de crescer.
Quer entender as dicas que vão ajudá-lo a gerir as suas finanças de forma correta? Prossiga!
A gestão financeira é o composto de atividades e processos administrativos relacionados com a execução, elaboração, avaliação e controle de qualquer tarefa monetária da pequena empresa.
Em suma, é a forma de conseguir a maior quantidade de lucro possível com as atividades do empreendimento.
Compreenda quais são às seis práticas para que a gestão financeira de pequenos negócios seja perfeita e consiga proporcionar rendimento aos microempresários.
1 – Contas pessoais não são contas do pequeno negócio, ou seja, não use os ganhos da empresa com os gastos da sua vida pessoal.
Ainda que você esteja gerenciando o empreendimento, pense na sua posição apenas como um funcionário.
2 – Deixe os preços dos seus produtos alinhados com os valores que são cobrados pelo mercado, portanto, entenda como precificar aquilo que está sendo comercializado.
É importante que esses valores sejam capazes de cobrir os gastos e qualquer despesa que o seu pequeno negócio tenha, além disso, pensar naquilo que o consumidor esteja disposto a pagar também é vital.
3 – Se atente bem no fluxo de caixa do negócio, muitos pequenos negócios acabam falindo devido à falta de atenção na saída e entrada de dinheiro, consequentemente, entender como o dinheiro está saindo e entrando é fundamental.
É importante que o controle seja realista, desta forma, o indicado é que a empresa consiga fazer estimativas para não se perder em ilusões que são promovidas por alta entrada.
4 – Realize o planejamento financeiro de forma estratégica e com detalhes, pensado a longo prazo.
Portanto, faça o cálculo correto do investimento inicial, some esse valor com o investimento ao decorrer do período e adicione a previsão de despesas com essas variáveis.
5 – Recorrer à tecnologia da gestão financeira é uma ideia válida para os pequenos negócios que desejam sucesso no controle das finanças.
Atualmente, há softwares de gerenciamento que disponibilizam recursos que ajudam bastante o empreendedor a entender integralmente e de forma estratégica toda questão monetária do empreendimento.
6 – O pequeno negócio precisa saber controlar o estoque, já que má gestão acaba atrapalhando o gerenciamento financeiro.
Embora acabe sendo interessante gastar mais para receber descontos, aqueles que estão começando a empreender não devem seguir essa linha de pensamento, a missão é ter estoque que você seja capaz de controlar.
Não importa se você está começando agora ou se já é experiente nesse assunto, o universo empresarial está sempre discutindo formas de realizar a melhor gestão financeira.
Isso indica que todo pequeno negócio deve buscar por informações e ajuda de especialistas nesse assunto sempre que possível.
Gostou desse artigo? Continue navegando em nosso site para conhecer outros debates sobre diferentes assuntos.
Foi um prazer te ajudar :)