Veja como o empresário que cuida bem da sua equipe pode proceder
Centralizar o papel de liderança dentro da empresa é uma postura já bastante ultrapassada. É muito mais inteligente identificar os colaboradores da equipe com perfil para liderar e desenvolver neles essa habilidade.
Isso faz a empresa adquirir “embaixadores”, além de melhorar a sua retenção de talentos. A seguir, saiba como fazer isso.
O primeiro passo é saber como identificar esses líderes em potencial. Para tanto, observe os seguintes aspectos:
Bom relacionamento com toda a equipe
Sabemos que um líder deve motivar os demais, por isso, é imprescindível que o profissional demonstre capacidade de manter bons relacionamentos, dialogando com todos, sem causar atritos, sabendo gerenciar possíveis conflitos entre os colegas. O líder “nato” precisa ter essa diplomacia e desenvoltura para conviver com pessoas que têm perfis muito diferentes.
Ser flexível
Observe aquele colaborador que demonstra uma facilidade em se adaptar às mudanças de cenário, que é aberto a receber e integrar no seu dia a dia novas ferramentas e processos. Afinal, se ele se tornar um líder, vai precisar conduzir a equipe nas mudanças futuras que a empresa vai atravessar.
Comprometimento
Obviamente, um líder precisa ter uma performance satisfatória dentro das suas atividades. Deve ser dedicado, buscar os melhores resultados, demonstrar proatividade e também ter a humildade de reconhecer suas limitações e buscar suporte quando necessário.
Uma vez que esses líderes em potencial foram mapeados, essa capacidade de liderar vai precisar ser desenvolvida. Para isso, as orientações são as seguintes:
Conversa transparente
Primeiramente, é preciso saber se essa pessoa é aberta para exercer esse papel de líder, ajudando a conduzir o restante do grupo. Para isso, chame-a para uma conversa, explique que essas características acima foram identificadas no seu perfil e que a empresa gostaria deve contar com ela para motivar o time. Essa conversa pode ser acompanhada de alguma atividade que desafie o colaborador em questão a demonstrar a sua capacidade de liderança.
Treinamento
Para liderar, uma pessoa precisa ter conhecimento de gestão de pessoas. Assim, se a empresa quer ter novos líderes, vai ter que investir em treinamento e capacitação nesse sentido. Desse modo, o fato de o profissional ser muito bom na sua atividade, não necessariamente significa que ele já tenha esse tipo de compreensão.
Delegue responsabilidades a eles
A ideia de desenvolver líderes é que eles possam assumir certas responsabilidades que, antes, recaíam totalmente ao gestor. Então, vai ser necessário abrir mão de ter o controle sobre tudo para permitir que eles executem essas tarefas de maior confiança.
Escute seus líderes
O líder é a ponte entre a equipe e os gestores, por isso, é importante que sejam ouvidos com atenção! Se possível, realize reuniões periódicas com eles para manter uma comunicação direta e transparente.
Recompense-os
Se uma pessoa vai exercer uma função de liderança além do que já faz na empresa, ela naturalmente precisa ser recompensada por isso.
Identificar e desenvolver líderes pode impactar de forma muito significativa o relacionamento da empresa com a equipe.
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