this is an h1

this is an h2

Tue Jul 27 16:46:07 BRT 2021
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Veja as áreas de negócios que se expandiram na pandemia

Cenário negativo? Alguns setores da economia experimentaram crescimento desde o início da crise da COVID-19. Confira quais.

· Atualizado em 27/07/2021
FAVORITAR
Botão favoritar

 

Com a chegada e o estabelecimento do vírus da COVID-19 no Brasil, as transações comerciais mudaram drasticamente, levando diversos negócios à falência e outros milhares de empreendimentos a se reinventarem para seguirem sobrevivendo.

Ainda assim, algumas áreas realmente se expandiram no período pandêmico, graças ao isolamento social e à necessidade que a população descobriu de realizar seus afazeres pelo mundo digital.

Quer saber quais são elas e os impactos que trouxeram como um todo? Acompanhe a leitura e surpreenda-se:

FAVORITAR
Botão favoritar
De compras à educação

1. Compras Virtuais

Uma pesquisa realizada pela Statista apontou que no início de março de 2020, quando o isolamento social foi estabelecido, houve um aumento de 40% nas compras realizadas online. Isso aconteceu porque, sem poderem ir às ruas, muitas pessoas recorreram aos lojistas que possuíam e-commerces.

Assim, não somente para atender a uma necessidade, como também para ocupar a mente durante o período de reclusão, as vendas aumentaram de maneira significativa e o negócio cresceu ao máximo.

2. Serviços Relacionados ao Setor Farmacêutico

A crise no ramo da saúde aumentou a demanda por suprimentos e cuidados médicos. Isso porque, apesar de não haver medicamentos específicos capazes de curar o coronavírus, há alguns que podem atenuar os sintomas e incômodos causados pela patologia.

Em consequência, a população tem procurado por tais produtos. E, diante deste cenário, o setor farmacêutico se tornou um dos ramos que mais cresceu no período pandêmico - tendo 120% de aumento, conforme um apontamento da Abrafarma.

Olhando para o futuro, essa demanda tende a aumentar não somente em curto prazo, mas também a longo, até que o controle da enfermidade ocorra efetivamente.

3. E-learning

O fechamento de escolas e universidades afetou milhares de alunos em mais de 180 países. Diante disso, as tecnologias voltadas para a aprendizagem remota se transformaram em uma opção para quem queria dar continuidade com o ensino a distância ou até mesmo seguir trabalhando – como é o caso dos educadores e professores.

Em paralelo a isso, os cursos online e webinars se tornaram outro ponto de crescimento em todo o mundo. Principalmente porque muitos colaboradores ficaram afastados de suas tarefas com o isolamento e aproveitaram o período para se especializarem, aprenderem ou simplesmente ocuparem o tempo.

4. Serviços de Delivery e Logística

Apesar de as cadeias de suprimentos terem sido afetadas pela COVID-19, o delivery e a logística são setores que passaram por um impulso considerável. Isso se deu porque as entregas de alimentos e também das compras online vieram para auxiliar as pessoas que não podiam ir a essas duas, o que fez muitas empresas repensarem suas entregas e cadeias de suprimentos.

Logo, as que não utilizavam estes serviços passaram a implementá-los para seguir atendendo enquanto mantinham as portas de seus estabelecimentos fechadas. E, em consequência, houve um impulsionamento ainda maior de indivíduos se atrelando a estes cargos, atuando como entregadores em diferentes empresas.

Em longo prazo, a expectativa é que, conforme o comércio eletrônico siga crescendo, esta demanda também se expandirá. Além disso, caso o distanciamento social se torne algo mais corriqueiro e generalizado na sociedade, é possível que isso consolide ainda mais as entregas.

FAVORITAR
Botão favoritar
É hora de se adequar

Agora que você conhece os setores em expansão, que tal se adequar a estes ramos que estão em crescimento e se tornar um profissional preparado para as transformações do mercado?

O SEBRAE tem as melhores opções em cursos e consultorias que podem colocá-lo em destaque nas principais empresas brasileiras.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?