this is an h1

this is an h2

Inovação
Sebrae comemora Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações
Eventos realizados pelo Sebrae e parceiros acontecem de forma online e gratuita para promover a inovação como diferencial competitivo para pequenos negócios

No mês de outubro, considerado oficialmente o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Sebrae preparou uma ampla programação de ações voltadas para atrair a participação de donos de pequenos negócios no ecossistema de inovação brasileiro.

O cronograma de iniciativas inclui eventos já consolidados no calendário nacional da inovação, como o Startup Summit 2021, que acontece até esta sexta-feira (15), em formato híbrido em Florianópolis (SC) com transmissão online e gratuita para todo o país, e o lançamento do Congresso Nacional de Inovação da Indústria, realizado pelo Sebrae em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que ocorre no próximo dia 20.

De acordo com o gerente adjunto de Inovação do Sebrae, Paulo Puppin, o Sebrae participa do movimento do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações visando reforçar aos empreendedores que a inovação não é algo restrito ao universo das grandes empresas. “A inovação não implica necessariamente em grandes investimentos de recursos e nem se restringe apenas à tecnologia. Todo empresário pode inovar com novas técnicas de vendas, um novo jeito de apresentar o produto, entre outras possibilidades”, explicou.

A maioria dos eventos programados para o Mês da Inovação serão transmitidos online e gratuitamente com a possibilidade de participação de donos de pequenos negócios de todo o país. O lançamento do 9º Congresso Nacional de Inovação da Indústria marcado para 20 de outubro, por exemplo, está com inscrições abertas pelo endereço eletrônico: www.congressodeinovacao.com.br/.

Além da presença do cofundador da Apple, Steve Wozniak, engenheiro e programador que trabalhou ao lado de Steve Jobs, que vai fazer uma análise sobre o futuro da inovação, o evento apresentará as perspectivas para inovação no contexto da pandemia da Covid-19, considerando a realidade de empresas, independente do porte ou segmento.

Entre os dias 21 e 22 de outubro é a vez do Go! RN 2021, o maior evento de empreendedorismo inovador do Rio Grande do Norte, debater as estratégias para direcionar os negócios digitais de impacto na sociedade global. Será a segunda edição online do encontro promovido pelo Sebrae Rio Grande do Norte e instituições que integram o ecossistema de inovação do estado. Estão previstas mais de 100 atividades, como palestras, minicursos, mesas redondas em seis palcos virtuais simultâneos: Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo, Capital e Smart Money, Ecossistema e Touch de Future. Além disso, o evento terá três plenárias internacionais com os temas, como ’DeFi e o Futuro das Finanças’ e ‘Flourish Saving – Não é Destino, é a Jornada’. Para participar, basta clicar aqui.

A tradicional Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae, que acontece entre 23 e 27 de outubro, também será uma oportunidade para que os empresários conheçam mais sobre as possibilidades de inovação em seus negócios. A edição deste ano será 100% online e com acesso gratuito para todo o Brasil, por meio da plataforma de realidade virtual 3D Sebrae Experience.

Com ampla programação durante cinco dias, os empreendedores que desejam gerar diferencial competitivo para seus empreendimentos por meio da inovação poderão acompanhar o ambiente virtual chamado “O que posso fazer para inovar?”. Os conteúdos incluem desde informações básicas para descomplicar conceitos sobre inovação até como aplicar tendências de mercado no pós-pandemia nos pequenos negócios.

Uma das atrações confirmadas no espaço será a palestra “O encaixe perfeito do produto vs. mercado: a estratégia obrigatória para ir do zero aos primeiros milhões de faturamento”, que será comandada pelo especialista em varejo online Frederico Flores. Conhecido pelo seu perfil @orealempreendedor nas redes sociais, ele dará dicas práticas para os empreendedores reverterem a inovação em ganhos para as empresas. As inscrições para a Feira do Empreendedor 2021 estão abertas pelo endereço eletrônico: feiradoempreendedor.sebraesp.com.br/

Também se destacam iniciativas que acontecem para fortalecer e estimular o ecossistema de inovação no modelo chamado “Fuck Up”, em que são realizadas sessões para convidados parceiros e players estaduais do mercado para discutir como superar entraves para promover maior integrar entre os diversos atores e os ecossistemas locais. No dia 28 de outubro está marcada a próxima Fuckup Day Ecossistemas do Sebrae. No mesmo dia acontece também um bate papo virtual do Sebrae com representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para discutir ações voltadas para a sociedade e as empresas.

Recentemente, o Sebrae firmou um Acordo de Cooperação Técnica com o MCTI e o Ministério da Economia para democratizar o acesso das MPE à inovação em todo o território nacional nos próximos três anos, com o desenvolvimento de ecossistemas de inovação, aceleração de negócios inovadores e eventos de disseminação de inovação.

Imperdível

Ainda dá tempo de participar: a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae realizam, nesta quarta-feira (20) das 9h às 13h, o lançamento do 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria. A transmissão será ao vivo apenas para inscritos.

Interessados em participar do lançamento podem realizar inscrições gratuitamente pelo site. O evento virtual que terá como tema “Reinove o futuro” será uma prévia do Congresso de Inovação, marcado para março de 2022, e reunirá especialistas de cinco continentes. Eles vão refletir sobre como a inovação uniu o mundo a partir da pandemia de Covid-19, levando as experiências de suas regiões no enfrentamento aos grandes desafios globais, como a pobreza, as mudanças climáticas e as guerras.

Edição histórica

De 5 a 7 de outubro, o Sebrae Rio Grande do Sul realizou, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), a 30ª edição da Mercopar – Feira de Inovação Industrial, em Caxias do Sul.

O evento reuniu 20 mil pessoas online e presencialmente e, até o momento, já registrou R$ 224 milhões em negócios gerados, com 75% de crescimento em relação ao ano anterior.

A edição foi considerada histórica, com a participação de 347 expositores dos segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem, sendo 44 deles startups. Além de empresas gaúchas, estiveram presentes representantes do Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?