Na perspectiva de fortalecimento do agronegócio na região do Sertão Maranhense, o Sebrae foi um dos grandes parceiros da edição 2023 da ExpoSertão, realizada entre os dias 8 e 11 de junho, no Parque Antônio Reinaldo Porto, no município de São João dos Patos.
O evento acontece anualmente e tem como objetivo fortalecer cadeias produtivas e os negócios do setor rural, além de movimentar a economia da região. Este ano, as ações do Sebrae durante a exposição decorreram do Programa Agronordeste, cujos resultados no estado são bastante expressivos.
Para o prefeito Alexandre Magno, São João dos Patos é um município em franco crescimento e a exposição tem ajudado a movimentar a economia local, gerando oportunidades no setor rural. “Foram 120 profissionais da área de alimentação, bebidas e entretenimento e 65 expositores dos mais diversos segmentos, o que gerou renda e emprego no período”, segundo afirmou o prefeito.
“A 22ª ExpoSertão, realizada pela prefeitura de São João dos Patos, consagrou-se como um momento grandioso com mais de 60 estandes de empresas voltadas para o agronegócio. O Sebrae apoiou a ação em todas as etapas, desde o planejamento, organização, com a oferta de treinamento e na execução do evento”, explicou Ana Carla Coelho, coordenadora do Núcleo de Atendimento Empresarial (NAE) em Colinas, responsável pelo Agronegócio da região.
Além do apoio organizacional, o Sebrae ofereceu em seu estande ampla programação de atendimento, consultorias e palestras, capacitando cerca de 300 pessoas. Destaque para a realização de cinco palestras com os temas relevantes: “Atendimento ao Cliente”, “Empreender”, “Precificação” e “Socorro! Não tenho a menor ideia do que quero para minha vida”. Entre os participantes, estavam alunos da rede municipal de ensino, IFMA, CEINJAP, jovens de igrejas locais, produtores rurais, expositores e público em geral.
A exposição também se consagrou como espaço gerador de oportunidades para o empreendedor do campo. “A ExpoSertão é um evento que aproxima produtores e fornecedores. É um evento rico em capacitação e conhecimento, pensado com um conjunto de ações que atenderam as mais diversas cadeias produtivas”, explicou a Jaqueline Santana, secretária municipal de Agricultura de São João dos Patos, responsável pela organização do evento.
“Este ano, contamos com apoio das secretaria de estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e Agricultura e Pecuária (Sagrima), além do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sebrae”, completou a secretária.
Entre os principais resultados, estão a consolidação da parceria do Sebrae com o setor do agronegócio. “O Sebrae prestou um trabalho incansável de apoio à Secretaria de Agricultura, desde a elaboração da programação até a estruturação do evento. Disponibilizamos uma consultoria para que fosse possível formatar todo o evento. Como resultado, a gente deixa um impacto positivo aos nossos clientes, produtores, aos alunos e aos nossos parceiros, como a secretaria. Acreditamos que a partir daqui temos um laço muito mais forte de parceria com a prefeitura para desenvolver novos projetos”, concluiu Allan Kennedy, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Presidente Dutra.