this is an h1

this is an h2

Tue Dec 13 11:02:27 BRST 2016
Empreendedorismo | ABERTURA DE EMPRESA
Como montar uma lanchonete

A falta de tempo das pessoas para se alimentarem promoveu a expansão do mercado de lanches rápidos

· Atualizado em 13/12/2016
Imagem de destaque do artigo
Mercado de alimentação

O segmento food service vem crescendo de forma consistente, à taxa média de 14,7% ao ano, segundo dados da Abia (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação). 

Apesar da ligeira desaceleração do crescimento no último ano, reflexo do alto custo da alimentação fora do lar - o preço dos alimentos subiu acima da inflação, principalmente nos últimos 12 meses-, os grandes players e especialistas do setor garantem que o mercado continuará aquecido.

A exploração da atividade de lanchonete compreende a oferta de serviços de alimentação para o consumo local, como sorveterias, pastelarias, casas de chá, de suco e similares.

Tipos de lanchonete
  • Trailers
  • Pastelarias
  • Quiosques
  • Fast food

Franquia

O franchising é uma alternativa para os empreendedores com pouca experiência e que possuem algum capital para investir.

As empresas franqueadoras são responsáveis pelo repasse de tecnologia, por ações de marketing que divulgam a marca e, em alguns casos, atuam como fornecedoras de matérias primas.

Uma lanchonete que pretende fazer sucesso junto ao seu público deve trabalhar com ênfase em três pontos:

  • Qualidade dos produtos e serviços: produtos frescos, estufas reguladas para não ressecar os alimentos e um atendimento ágil e atencioso.
  • Higiene: local sempre limpo e arejado, lixos tampados e funcionários disponíveis para limpeza imediata.
  • Evidências físicas: atenção aos itens de segurança dos alimentos como luvas para manuseio de alimentos, uniformes limpos, etiquetas com data de validade e composição (principalmente em produtos resfriados).
Dicas de sucesso
  • A escolha de um bom ponto comercial é essencial para o sucesso do empreendimento. O local deve se caracterizar por um fluxo intenso de pessoas e facilidade de acesso.
  • O público também deve ser levado em conta na identificação do perfil consumidor. Antes da implantação do negócio é essencial verificar a demanda pelos produtos e serviços que serão oferecidos, pois quem dita as normas é o mercado.
  • A qualidade dos produtos é determinada pelas matérias primas empregadas no processo produtivo. Elas precisam ser de boa procedência e estocadas em condições adequadas para a preservação de sua qualidade.
  • Como a aquisição das matérias primas ocorre em períodos diferentes, é importante ficar atento ao gerenciamento do fluxo de caixa, para garantir os recursos financeiros necessários ao pagamento dos fornecedores, na data de vencimento das faturas.
  • O eficiente gerenciamento do estoque depende da manutenção do bom relacionamento com os fornecedores. Privilegie aqueles que ofereçam qualidade, bom preço e facilidades de pagamento.
  • Produtos perecíveis devem ser adquiridos diariamente ou semanalmente.
  • A comercialização de produtos que não tiveram boa saída a preços menores contribui para a diminuição do desperdício.
  • Uma forma de agilizar o processo de produção e o atendimento aos clientes, nos horários de pico, é preparar previamente alguns tipos de lanches, que não perdem qualidade e sabor se feitos com antecedência.
  • Uma alternativa para diminuir o investimento fixo é negociar com as empresas fornecedoras de bebidas, cigarros e sorvetes, a colocação de painéis luminosos, mesas, cadeiras, freezers, máquinas de refrigerantes e outros equipamentos em troca da veiculação de propaganda no local de venda.
  • Com o aumento da preocupação com boa forma e saúde, frituras começam a ser evitadas para consumo. Por isso, ofereça salgados assados e invista no desenvolvimento de novos produtos.

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?