this is an h1

this is an h2

Thu Jun 08 13:13:01 BRT 2017
Empreendedorismo | ABERTURA DE EMPRESA
Como abrir uma loja de consertos de calçados e bolsas

A qualidade do serviço e o atendimento ao cliente são requisitos fundamentais para a sobrevivência de uma loja de consertos

· Atualizado em 08/06/2017
Imagem de destaque do artigo
O negócio

A atividade de conserto de calçados e bolsas compreende a reparação de calçados, bolsas e artigos de viagem

Atualmente, o consumidor prefere comprar artigos novos a optarem pelo conserto e reaproveitamento das peças. Por isso, os custos do negócio devem ser controlados de perto, de modo a reduzir o preço final dos serviços, atraindo mais consumidores.

Usualmente, uma reforma mostra-se inviável quando o custo orçado supera 30% do valor do produto novo.

Especializar-se é fundamental, mas nada impede que você ofereça outros serviços de reparos.

Nesse ramo de atividade, é muito comum os clientes não voltarem para buscar os sapatos. Para evitar esse tipo de problema, cobre um sinal de pelo menos 50% do valor do serviço.

É obrigatório entregar ao consumidor um orçamento prévio informando o valor da mão de obra, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.

Uma vez aprovado, o orçamento tem validade de 10 dias e obriga tanto o fornecedor como o consumidor a cumprir o que foi acordado.

A formação do seu preço deve se basear nos custos da empresa e no preço cobrado pelos outros prestadores de serviço. Mesmo que a qualidade do seu trabalho seja superior, existem pessoas sensíveis ao fator preço.

Estruture sua loja

A oficina deve estar localizada, de preferência, em locais de grande circulação de pessoas, pois os clientes tendem a procurar esse tipo de serviço perto dos locais de moradia e trabalho.

Estrutura adequada

  • Balcão de atendimento
  • Área de trabalho
  • Banheiro
  • Copa

Equipamentos necessários

  • Canhão vulcanizador
  • Máquina de costura
  • Lixadeira
  • Máquinas de bico e de cabedal
  • Furadeira
  • Máquinas para tintura

Matérias-primas

  • Tecidos
  • Couros
  • Solados
  • Náilon
  • Papelão
  • Linhas

O uso de equipamentos de proteção individual-EPIs é obrigatório e garante proteção e segurança aos profissionais.

Dicas de sucesso
  • Mantenha o ambiente limpo e organizado. Isso evita que os sapatos e bolsas se percam ou sejam danificados
  • Cole uma etiqueta com o nome do cliente e data prevista para entrega do serviço a fim de cumprir com os prazos de execução do serviço
  • Os materiais devem ser adquiridos em quantidades próximas ao que é utilizado pela oficina em determinado período de tempo para não haver prejuízo
  • A reforma de tênis é mais complexa e exige especialização do profissional para que o serviço não seja comprometido
  • Ofereça horários especiais de atendimento ou serviço de busca e entrega em domicílio
  • Aposte em panfletos e cartões de visita para divulgar os seus serviços 
  • Calcule o preço de cada um dos serviços de seu negócio e monte uma tabela. Ela deve ser revisada e atualizada periodicamente, pois eventuais aumentos nos preços de matérias-primas poderão prejudicar o resultado de seu negócio

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?