Saiba como empresários vislumbraram a melhoria do ambiente dos negócios, da interação social e da articulação por meio do associativismo

O associativismo se constitui em alternativa necessária de viabilização das atividades econômicas, possibilitando aos empreendedores e pequenos negócios um caminho efetivo para participar do mercado em melhores condições de concorrência.
Com a cooperação formal entre associados afins, a produção e comercialização de bens e serviços podem ser muito mais rentáveis, tendo-se em vista que a meta é construir uma estrutura coletiva na melhoria do ambiente de negócios dos quais todos são beneficiários.
Dessa forma, o associativismo empresarial tem como objetivo principal promover as atividades econômicas de uma região, defender os interesses dos empresários e cooperar com entidades públicas e privadas.
O Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas defende que o associativismo se rege por um conjunto de princípios:
- Adesão voluntária e livre
- Gestão democrática pelos sócios
- Participação econômica dos sócios
- Autonomia e independência
- Educação, formação e informação
- Interação
Partindo dessa ótica, o caso de sucesso Governança empresarial de Tiradentes: associativismo e transformação apresenta o esforço coletivo de empresários da cadeia produtiva do turismo da cidade de Tiradentes, em Minas Gerais.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
Com o vínculo das empresas, podemos te ajudar com uma série de serviços adequados a sua realidade.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Por favor, verifique essa informação e tente novamente.