this is an h1

this is an h2

Tue May 19 16:10:45 BRT 2020
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Quais os primeiros passos para abrir um negócio? Como ser um MEI?

Se você tem o desejo de ter seu negócio, e, especialmente, se formalizar como MEI, confira as seis dicas que preparamos neste artigo.

· Atualizado em 19/05/2020
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quais os primeiros passos para abrir um negócio? Como ser um MEI?

Ser dono do próprio negócio é o desejo de milhares de brasileiros. No Brasil, já são mais de 10 milhões de microempreendedores individuais (MEI), sendo que, só em Minas Gerais, já são cerca de 1,1 milhão, o equivalente a quase 60% dos negócios do estado.

No momento de abrir um negócio, no entanto, surgem diversas dúvidas: qual o primeiro passo? Por onde começar? Como me preparar para ingressar no mercado? Esses são questionamentos comuns e recorrentes, afinal, abrir um negócio é o sonho de muitas pessoas, mas, antes de tudo, é preciso se planejar.

Se você tem o desejo de ter seu negócio, e, especialmente, se formalizar como MEI, confira as seis dicas que preparamos neste artigo.

1) Avalie o que te motiva a abrir o negócio

Parece óbvio, mas, antes de tudo, você precisa avaliar o que te motiva a abrir uma empresa. Pois, estar à frente de um negócio irá exigir de você determinação e muita disciplina.

Muitas vezes, a principal motivação dos empreendedores é a necessidade de gerar renda para o sustento da família, mas, mesmo assim, você irá precisar desenvolver características empreendedoras como persistência, comprometimento e disciplina. Caso contrário, o que era para ser uma fonte de renda, poderá se tornar uma grande dor de cabeça.

Para saber se você está neste momento, se faça a seguinte pergunta: “Estou preparado para trabalhar e me dedicar muito?”. Empreender é enfrentar desafios diários, saber se adaptar às mudanças e persistir. Mas, também, é ter uma enorme satisfação em fazer a diferença para os seus clientes e para toda a sociedade.

2) Entenda o seu cliente

Todo negócio deve ser desenvolvido a partir da perspectiva do cliente. Entender as necessidades do cliente é o primeiro passo para saber qual será o propósito da sua empresa. Por isso, pare e reflita sobre algumas questões, como: Estou resolvendo um problema real das pessoas? O que faz o meu cliente adquirir o meu produto ou serviço? Como outras empresas estão resolvendo esse problema e de que forma posso fazer diferente e agregar mais valor

A melhor maneira de responder a essas questões é conversar com o seu cliente, por isso a importância de fazer pesquisas de mercado.São elas que irão te fazer entender as reais necessidades do seu público-alvo, seus concorrentes, o seu mercado e até o seu próprio negócio. A partir dela, você irá se sentir muito mais seguro para tomar decisões e levar sua ideia adiante.

3) Faça um modelo de negócios

Quando colocamos uma ideia no papel, ela começa a tomar forma. Por isso a importância de criar um modelo de negócios. Por meio dele, você irá entender como a sua empresa vai gerar e entregar valor para os seus clientes.

O modelo de negócios é um documento visual em que o empreendedor deve citar e descrever todas as partes que compõem o negócio e suas relações umas com as outras. Isso fará com que você tenha uma visão clara de como o negócio vai funcionar, e quais os pontos fortes e os pontos fracos a melhorar.

No quadro de modelo de negócios (Canvas), você deverá descrever nove elementos: as atividades principais da empresa, recursos, parcerias, proposta de valor, relacionamento com clientes, canais, segmento de clientes, estrutura de custos e fonte de receitas. Ao final, você terá uma percepção muito mais clara e estruturada do seu negócio.

4) Formalize o seu negócio

Se você tomou a decisão de abrir a empresa, se regularizar é um passo muito importante para profissionalizar o negócio e fazê-lo crescer.  A formalização e o registro da empresa geram oportunidades e ganhos para o negócio. Seu empreendimento terá muito mais chances de fechar parcerias, acessar linhas de crédito, exportar e receber subsídios do governo.

Entender quais os aspectos legais impactam diretamente o negócio é fundamental pois, dependendo das questões envolvidas, pode até mesmo inviabilizar a sua ideia.

Se você quer se formalizar como microempreendedor individual (MEI), é necessário cumprir essas condições:

  • Estar entre as ocupações permitidas ao MEI;
  • Faturar até R$81 mil por ano, proporcional ao ano de abertura;
  • Não participar como sócio, administrador, ou titular de outra empresa;
  • Ter no máximo um funcionário contratado que receba o piso da categoria ou um salário mínimo.

Lembre-se, também, de consultar a prefeitura do seu município a respeito da viabilidade de exercersua atividade no endereço em que deseja atuar, para evitar problemas futuros com a fiscalização. 

Para se formalizar, faça o seu cadastro na plataforma gov.br e, em seguida, inicie a sua inscrição como MEI no Portal do Empreendedor. O processo é gratuito e todo realizado pela internet. 

Vale destacar que o MEI é uma empresa como outra qualquer, e deve cumprir a legislação vigente para a sua ocupação. Por isso, fique atento a todas as normas e exigências antes de colocar a sua empresa para funcionar.

5) 
Busque capacitação

Um dos maiores desafios dos empreendedores não é abrir a empresa, mas mantê-la no mercado. E, entre as maiores dificuldades, estão os aspectos relacionados à gestão do negócio. Pense comigo: Você está preparado para fazer o controle financeiro da sua empresa? Tem condições de saber se a sua empresa está dando lucros ou prejuízos?  Sabe separar as despesas pessoais das despesas da empresa? São muitos os detalhes que o empreendedor precisa estar atento, como fluxo de caixa, controle de estoque, gestão de vendas, emissão de pedidos e notas, além de obrigações como impostos.

Por isso, se capacitar é fundamental. Abrir uma empresa requer muito preparo e acompanhamento diário e constante de tudo o que acontece no negócio.

6) 
Comece com o que você tem

O importante é começar com o que você tem ou com o que já construiu até o momento. Se você ficar esperando o momento ideal, sua ideia pode nunca sair do papel. Uma das principais características de todo empreendedor é colocar a mão na massa!

Vá em frente, busque sempre se capacitar e conte com o Sebrae. Estamos aqui para apoiá-lo em todas as etapas de construção e desenvolvimento do seu negócio.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?