Conheça mais sobre as fichas que auxiliam a diminuir os custos e aumentar a lucratividade
A ficha técnica de alimentos é utilizada no setor de gastronomia para melhorar a gestão do negócio, seja bar, restaurante ou indústria de alimentos. Por meio de uma tabela, é possível estabelecer boas práticas na cozinha, controlando quantidade e qualidade do que é servido no empreendimento.
Basicamente, as fichas técnicas determinam todos os procedimentos que devem ser seguidos para realizar a preparação de determinado prato ou drink do cardápio. Assim, as receitas ficam padronizadas e o sucesso do serviço é estabelecido.
De acordo com o chef e consultor do Senac na área de turismo e gastronomia, Lucas Ribeiro, a ficha técnica de alimentos normalmente é usada com dois objetivos: estabelecer padrão e qualidade e descobrir o custo unitário de cada prato ou drink preparado na cozinha.“Uma determinada receita pode ser feita sempre com as mesmas proporções e garantir um nível de qualidade e previsibilidade para o resultado final. E a ficha ajuda a calcular o custo fracionado de cada ingrediente utilizado, estabelecendo uma melhor margem de lucro para o negócio.”
Seja qual for o objetivo, para controlar o estoque de ingredientes, ter fácil acesso às operações ou controle de custos para aumentar a lucratividade do seu negócio, é preciso tirar um tempo para fazer a ficha de cada item do menu.
Apesar de ser uma atividade trabalhosa, fazer a ficha técnica é mais fácil do que parece. O chef Lucas listou as informações básicas que devem compor a ficha técnica.
- Nome do prato/drink
- Rendimento total da receita
- Custo da receita (valor da porção)
- Equipamentos e utensílios utilizados Ingredientes e suas unidades de medida Modo de preparo
- Fator de correção de insumos (perda ou ganho devido a manipulação)
Para quem já tem a ficha técnica de cada produto do estabelecimento e quer aprimorar ainda mais as informações, pode incluir orientações especiais para receitas mais elaboradas e o valor nutricional do prato ou drink.
Agora é só sentar com a sua equipe e colocar todas as informações necessárias na tabela.
Para os donos de restaurantes que querem aprender mais sobre a gestão do seu empreendimento, o Sebrae oferece o curso “Gestão de bares e restaurantes”, totalmente gratuito e online.
E se você quer começar a investir na modalidade de restaurante self service, vamos deixar para download abaixo um e-book com informações completas sobre o assunto.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Conteúdo relacionado
Analise a viabilidade da empresa com o PNBOX
O PNBOX é a inovação do Software Plano de Negócios 3.0 criado pelo Sebrae em Minas Gerais. Agora em plataforma online, a ferramenta possibilita a organização de ideias e informações de um determinado ramo de atividade, oferecendo um plano de negócios ágil, modular e interativo. Ele trabalha pontos como produtos e serviços que sua empresa vai oferecer, clientes, concorrentes, fornecedores, pontos fortes e fracos do negócio. Isso contribui para a identificação da viabilidade de sua ideia e na gestão da empresa. Além disso,a geração desses relatórios podem ser vistas tanto em tela quanto impressos. Quanto mais você conhecer sobre o mercado e sobre o ramo que pretende atuar, mais bem-feito será seu plano. Ao final, o plano irá ajudá-lo a responder a seguinte pergunta: “Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio?” Confira aqui tudo o que a ferramenta oferece.
Novembro, 2023
Abri minha empresa! E agora? - Empresa de sucesso e boas decisões
Como bem diz a fábula, se você não sabe para onde ir, qualquer direção serve. Numa empresa, a direção a seguir deve ser muito consciente. Previamente definida. E as condições necessárias devidamente providenciadas. Uma operação assim é uma operação dominada. Para se ter domínio da empresa a velha fórmula "Planejar, Organizar, Executar e Controlar" é ainda melhor. Mas o que planejar? Tudo que se faz numa empresa deve ter uma razão de ser e, portanto, deve seguir a direção de objetivos previamente definidos, os objetivos devem ser dimensionados em metas para que todos possam compreender e remar a favor. Todos os objetivos perseguidos pela empresa devem ser aqueles estabelecidos pelo proprietário ou pelos sócios, ou derivados deles. Complicado? Se sua reposta foi sim, o Sebrae elaborou uma cartilha para você saber os 5 objetivos que toda empresa deve ter. Faça o donwload: Abri minha empresa, e agora? Empresa de sucesso e boas decisões..Você precisa estar logado Portal de Atendimento do Sebrae MS para fazer o download do arquivo. Ao inserir login e senha, o download iniciará automaticamente