Precisa salvar sua empresa e não sabe como? Confira as dicas para conseguir capital e crédito
Quem empreende sabe o quanto investir em melhorias faz bem para o andamento do negócio. O desafio está em conseguir a melhor linha de crédito para ter capital o suficiente para essas realizações.
Há muitas instituições financeiras que viabilizam aberturas de crédito infinitas para impulsionar melhor a empresa. Há também taxas específicas e juros mais acessíveis, além de prazos estendidos de pagamento para quem é empreendedor.
Mas, se você não sabe por onde começar, neste conteúdo, vamos exemplificar e fornecer dicas de algumas modalidades de crédito para você.
4 linhas de crédito para empresas
Veja abaixo as principais linhas de crédito que estão disponíveis no mercado e saiba qual se encaixa nas demandas da sua empresa. Lembre-se de analisar seriamente cada uma para que não afete a saúde financeira do seu negócio.
Empréstimo com garantia
O empréstimo com garantia é uma das linhas de crédito mais utilizadas pelos empresários. Nela, a empresa oferece uma garantia à instituição que pode ser um veículo ou imóvel em troca do crédito. Em contrapartida, o banco pode oferecer juros menores e aumentar o prazo do pagamento ou quitação total.
Financiamento
Já o financiamento é um crédito cedido para uma determinada ação ou contrato. Geralmente é usado na compra de um imóvel, equipamento ou até automóvel e as condições de crédito podem variar de 80% a 100% do financiamento.
Empresários de grandes corporações utilizam muito essa modalidade de crédito.
Crédito para capital de giro
Essa é uma modalidade de crédito indicada para atender fluxos de caixa de empresas. Geralmente, os empreendedores buscam essa alternativa para sanar demandas como: aluguel da loja física, pagamento de salário de colaboradores e fornecedores.
O prazo de pagamento nessa linha de crédito pode ser de até 12 meses, por isso é considerado eficiente e ágil. Vale reforçar que a empresa pode contratar esse serviço diretamente na instituição que possui conta corrente ou conta empresarial.
Microcrédito
Se você é microempreendedor (MEI) ou possui CNPJ e pretende ampliar o seu negócio, essa linha de crédito é a mais recomendada, uma vez que você terá acesso a serviços financeiros especializados para quem busca um financiamento de menor valor.
Para isso você precisa:
- ser microempreendedor formal ou informal;
- ter um faturamento anual de até 200 mil reais.
Dentro dessa modalidade o acesso é simplificado e pode ser uma opção segura de captação de crédito para o seu negócio.
O Sebrae oferece gratuitamente o curso Microcrédito Consciente que trata com maestria o assunto e ensina o gestor a organizar, planejar e ter uma noção ampla de mercado, preço, capital de giro, fluxo de caixa, ponto de equilíbrio e lucro.
Agora que você tem uma noção das linhas de crédito disponíveis, procure a que mais se encaixa para salvar sua empresa. Caso ainda tenha dúvidas, o Sebrae tem um material exclusivo com dicas sobre créditos para os pequenos empresários.
Foi um prazer te ajudar :)