Aprenda como calcular a viabilidade do seu negócio, antes mesmo de tirá-lo do papel
Antes mesmo de abrir uma empresa, é preciso pensar na viabilidade econômica e, consequentemente, realizar uma série de estudos sobre o empreendimento.
Somente após essas análises é possível saber se o seu negócio é viável, caso contrário, os riscos e prejuízos ocasionados podem ser irreversíveis. Por conta disso, e para impedir uma possível falência, é importante analisar todas as formas de viabilidade do seu negócio.
Como calcular a viabilidade de negócios?
Para calcular a viabilidade do seu negócio é importante seguir as seguintes etapas:
1 - Fazer uma projeção de receitas
Basicamente é nesta etapa que o empreendedor identifica a capacidade de ganho real do seu negócio. Antes de abrir ou ampliar sua empresa, é preciso conhecer o mercado que o seu segmento permeia e evitar números que não estejam de acordo com a realidade, ou seja, é preciso ser bem realista com a capacidade total de geração de receitas.
2 - Fazer uma análise de custos, despesas e investimentos
Essa etapa complementa a anterior, pois só é possível fazer uma projeção de despesas, custos e investimentos com uma projeção de receita já determinada.
Exemplificando, para saber a viabilidade do seu negócio é preciso computar se a projeção de vendas está baseada na capacidade de produção do serviço oferecido.
3 - Pensar no fluxo de caixa
O fluxo de caixa nada mais é do que o dinheiro que entra e sai diariamente do seu empreendimento. Ele é a base real da saúde financeira do seu negócio. Ele só se manterá se houver o ponto de equilíbrio entre as projeções citadas acima.
4 - Saber sobre os indicadores
Os indicadores servem para analisar a viabilidade econômica do seu negócio. É nesta etapa que o futuro gestor sabe se o seu negócio é viável. Para isso, é preciso levar em consideração os seguintes indicadores:
a)Payback
O Payback é o indicador que diz exatamente quanto tempo a empresa retornará o dinheiro investido. Ele pode ser calculado de duas maneiras:
- O valor do dinheiro é considerado pelo tempo de investimento, ou seja, se houve um investimento de R$100.000 e ela gera um retorno de R$10.000 ao mês, o cálculo do payback será de 10 meses para obter o valor inicial investido.
- O valor do investimento total é calculado pela margem de lucro e descontado do fluxo de caixa, trazendo sempre para valores do investimento inicial do negócio.
b)TMA (Taxa Mínima de Atratividade)
Dentro de um investimento, a TMA representa o retorno mínimo esperado, pois são levadas em consideração a fonte de capital e a margem de lucro do empreendimento. Vale ressaltar que ela pode se basear de acordo com a taxa SELIC, que controla os juros da economia brasileira, e que tem um peso para empresas que necessitam de captação de recursos e aplicações.
c)VPL (Valor Presente Líquido)
Este é um indicador que se baseia no fluxo de caixa do empreendimento, ou seja, todos os cálculos partem da entrada e saída do capital por um período (pode ser mensalmente, bimestralmente ou trimestralmente) e são descontados por uma TMA (Taxa Mínima de Atratividade). O valor da soma destes fluxos e do total é subtraído pelo valor do investimento inicial. Caso dê um resultado positivo, a viabilidade do seu negócio também é positiva, se o resultado for zero, significa que a própria empresa se mantém ao longo dos anos, mas se o resultado for negativo, o seu negócio só gerará prejuízo.
Para saber mais sobre a viabilidade do seu negócio antes mesmo de tirá-lo do papel é preciso mapear todos os processos acima e, também, ter um plano de negócios bem estruturado.
No Sebrae oferecemos gratuitamente o curso Viabilidade de Negócios que ensina o passo a passo para o empreendedor aprender a identificar e controlar os custos e despesas de seus produtos e serviços, orienta o futuro gestor a saber quais são as decisões estratégicas e como ampliar a margem de lucro do seu empreendimento.
Foi um prazer te ajudar :)