this is an h1

this is an h2

Thu Mar 03 18:15:03 BRT 2022
Organização | GESTÃO
Estudo de Diversificação de Oferta Turística em Portal do Araguaia

Relatório hierarquizado da diversificação da oferta turística e plano operacional de ações estratégicas do território turístico da região Portal do Araguaia

· Atualizado em 03/03/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar
Apresentação

 

Este estudo turístico foi realizado na região do Vale do Araguaia, nos municípios que fazem parte da Instancia de Governança Regional (IGR) antes titulada, Portal do Araguaia, após a entrega deste estudo e identificação de nomes fortes da região, a então IGR passou a se chamar: ROTA RONCADOR XINGU. Seu processo de regionalização começou a chamar a atenção, o que causou interesse em outros municípios da região também aderirem a essa (IGR).

O estudo analisou três perfis de produtos turísticos, sendo eles: novos produtos, atrativos de outros segmentos e atrativos de grande hierarquia para integração com outros destinos do Estado. Quando o estudo foi realizado faziam parte da (IGR) sete municípios da região mato-grossense: Barra do Garças, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Nova Xavantina, Ribeirão Cascalheira e Querência.

O formato de governança (IGR) é uma organização com participação do poder público e dos atores privados dos municípios componentes das regiões turísticas, com o papel de coordenar o Programa de Regionalização do Turismo em âmbito regional.

O Programa de Regionalização do Turismo é um programa estruturante que trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas do Ministério do Turismo (MTur), com estados e municípios brasileiros.

Alinhado com a política pública ministerial de fomento ao turismo, o Sebrae-MT contribuiu com o ordenamento da diversificada oferta, realizando um alinhamento com o secretariado municipal de turismo dos sete municípios estudados, dialogando e observando o cenário atual do setor, apurando suas expectativas e desafios. A dinâmica usada pela consultoria foi realização de reunião com cada um dos municípios na presença de Secretários Municipais, membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e ocasionais convidados pelos locais, complementados por visitas estratégicas em ambientes e equipamentos turísticos, além de levantamento de dados secundários em fontes referenciadas pelas prefeituras.

O relatório favorece a (IGR) articular o desenvolvimento desse território turístico à luz das potencialidades e da visão estratégica das facilidades de acesso ao mercado consumidor.

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?