Com a chegada do 5G, você consegue imaginar o impacto que essa tecnologia vai causar no mercado de food service?
Sebrae-MT
· Atualizado em 14/09/2022Quando a tecnologia de internet 4G chegou ao Brasil, entre 2012 e 2013, muita coisa mudou. O substituto do 3G proporcionou mais velocidade e estabilidade para a conexão, permitindo a criação de novos produtos e serviços, inclusive para o setor de alimentação fora do lar.
Agora, com a chegada do 5G, você consegue imaginar o impacto que essa tecnologia vai causar no mercado de food service? Bom, podemos afirmar com certeza que a mudança vai muito além da velocidade de conexão: a nova tecnologia vai transformar a forma como seu negócio se envolve com sua equipe, clientes e fornecedores. Uma mudança que vai afetar desde as grandes redes de alimentação até os pequenos restaurantes de bairro.
Que o 5G vai deixar a internet mais rápida, todo mundo já sabe. Mas o que realmente interessa pra gente é: como essa nova tecnologia vai impactar nosso mercado e como podemos explorar as vantagens e aproveitar as oportunidades que irão surgir.
Como dissemos acima, o 5G vai muito além de ultra velocidade de conexão. Ele permitirá aperfeiçoar a robótica, a automação e o rastreamento das operações de um restaurante. Isso significa uma cozinha mais interativa, com equipamentos inteligentes se comunicando entre si e com a equipe do estabelecimento sobre as operações da cozinha. Tudo isso para tornar o trabalho mais eficiente.
Nos Estados Unidos, a indústria de alimentos está usando uma infinidade de componentes tecnológicos para fabricar, transportar e vender alimentos. A ideia é que essas tecnologias aumentem a capacidade de rastreabilidade, simplifiquem o processo de automação e tragam mais transparência para a logística.
Outro ponto de destaque é o maior uso da realidade virtual. Imagine treinar sua equipe utilizando uma tecnologia que incorpora sensações táteis para estimular o toque ou para simular o cheiro e o peso dos ingredientes. Ou seja: é possível a sua equipe estar virando um hambúrguer virtual enquanto manuseia a ferramenta, ouvir a comida cozinhando e ainda sentir o cheiro dos aromas.
A maior transformação, porém, talvez esteja do outro lado do balcão. Ao trazer novos recursos, a tecnologia 5G vai mudar completamente o hábito dos consumidores. Isso inclui a criação de inovações que, hoje, ainda nem conhecemos.
Junto à Internet das Coisas (IoT na sigla em Inglês), o 5G irá viabilizar que o setor de food service seja mais orientado por dados. Quer um exemplo? Será possível acompanhar se a comida está exposta em temperaturas ideais para ser consumida pelos clientes sem riscos à saúde. Outro exemplo: você poderá rastrear e conectar, em altíssima velocidade, refrigeradores e até mesmo a reciclagem de resíduos de alimentos.
O 4G foi fundamental para criar um ambiente em que os usuários podem pesquisar e navegar até um restaurante e postar e compartilhar facilmente vídeos e fotos nas redes sociais. Já o 5G vai acelerar esse processo, levando segundos para baixar um vídeo longo e pesado.
Essas novas soluções tecnológicas têm tudo para mudar as interações entre donos de bares e restaurantes e seus clientes, desde como o cardápio é apresentado, como os estabelecimentos recebem os alimentos dos fornecedores, como fidelizar os clientes e até mesmo como reciclar alimentos em energia renovável.
Se para você isso parece um devaneio futurista saído de um filme de ficção científica, não se assuste quando as transformações trazidas pela tecnologia 5G transformem de vez a forma como você vai administrar o seu negócio.
Para saber mais sobre o assunto, ligue agora para 0800 570 0800 e fale com um consultor especializado do Sebrae Mato Grosso. Você vai ver que o 5G é muito mais aliado do que você imagina.
Agora, se você quer saber mais sobre outros assuntos relacionados à gestão, acesse o portal do Food Service Experience e baixe conteúdos exclusivos em e-books, cartilhas e infográficos. É só clicar aqui!
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Conteúdo relacionado
Como a Energia Solar Fotovoltaica pode ajudar o seu negócio
O podcast O Negócio É o Seguinte recebe Rhuan Romagnolli, que é Engenheiro Eletricista Analista do Centro Sebrae de Sustentabilidade. Batemos um papo sobre como a energia fotovoltaica pode fazer a diferença nos empreendimentos e entendemos melhor o retorno financeiro e sustentável dessa tecnologia. Confira! O negócio é o seguinte · #026 - Bate Papo: Energia Solar Fotovoltaica
Thu Sep 15 09:43:06 BRT 2022
Sustentabilidade nos pequenos negócios. Um caminho sem volta.
Empreendimentos e empresas sustentáveis reduzem consumo e custos com energia e água; diminuem a geração, tratam e reaproveitam resíduos; são parceiros da comunidade, responsáveis no uso de insumos, respeitam a natureza e se preocupam com a continuidade da vida. O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) ajuda os pequenos negócios a seguir este caminho. Aqui você encontra informações precisas, em forma de notícias, casos, infográficos, legislações, cartilhas e vídeos para inspirar sua empresa a adotar práticas sustentáveis, tornando-a mais competitiva e inovadora.