Em meio à crise provocada pelo novo coronavírus, são inúmeros os desafios para os pequenos negócios. Porém, o momento também pode apresentar oportunidades. Diante desse cenário, o Sebrae/SC promove no dia 30 de julho, quinta-feira, um bate-papo online para discutir a retomada econômica e as oportunidades para os pequenos negócios. O encontro inicia às 9h30 e conta com a participação de especialistas e de empresários que adaptaram seus negócios para passar por esse período. As inscrições podem ser feitas pelo http://sebrae.sc/webinar-estrategias.
O evento inicia com uma palestra do jornalista e economista Luís Artur Nogueira, em que ele falará sobre os cenários políticos e econômicos na atualidade e as perspectivas pós-crise. Depois da palestra, a gerente de marketing do Floripa Shopping, Claudine Scheidt, e a empresária Ketrin Ramos, da Ketrin Ramos Doceria Artesanal, irão compartilhar como estão inovando nos seus negócios para passar por esse momento de crise. O debate será aberto para perguntas dos participantes e será mediado pelo diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, que destaca a importância do encontro para os pequenos negócios. “Com o período de crise, o empresário precisa se reorganizar e pensar novas formas de manter as suas atividades. O Sebrae/SC busca auxiliar nesse processo com webinars, palestras, consultorias e capacitações. Ao discutir essa temática, queremos mostrar para os empresários catarinenses que eles não estão sozinhos e que é possível passar por esse período e manter as atividades dos seus negócios”, comenta.
A gerente de marketing do Floripa Shopping, Claudine Scheidt, vai contar quais foram as estratégias adotadas para a retomada das atividades do shopping neste período. Ela explica que além das medidas de higiene, as lojas passaram a realizar as vendas de forma online para delivery ou fazer a entrega no drive thru, montado na entrada do shopping. “O Floripa ainda teve novidades como a abertura de novos restaurantes e a ampliação da sua rede digital com a instalação de um mega painel de LED, estrutura que fica no vão central e foi projetada para enriquecer a experiência do consumidor, aumentando a visibilidade da marca”, explica Claudine.
Já Ketrin Ramos é proprietária de um ateliê de doces finos e sem eventos durante a pandemia teve que se reinventar para adaptar seu negócio à nova realidade. Para tanto, organizou formas de levar os doces para as casas dos clientes, além de instituir o sistema drive thru. Outra alternativa encontrada por ela foi explorar as datas comemorativas, como dia das mães e dia dos namorados. “Neste período precisamos pensar primeiro em ser solução e sair da zona de conforto. É muito importante falarmos de estratégias para retomada, pois estará à frente quem estiver preparado”, comenta. Além do bate-papo online, o Sebrae/SC disponibiliza gratuitamente os materiais com ebooks e guias sobre estratégias de retomada. Os materiais podem ser acessados pelo http://sebrae.sc/kit-estrategias-retomada .