O grupo visitou três vinícolas, em Urussanga, no último sábado, mas teve a oportunidade de degustar o vinho Goethe dos demais produtores associados a Progoethe
As vinícolas dos Vales da Uva Goethe receberam no último sábado (29) a visita de uma comitiva do Sebrae/SC, para mais uma edição do Enoday. Participaram do encontro o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho, Antônio Marcos Pagani de Souza, vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/SC, João Alexandre Guzze, gerente Regional Sul do Sebrae/Criciúma, a analista do Sebrae/Criciúma, Juliana Ghizzo, e convidados. “Para nós é uma honra receber vocês, é um gesto de agradecimento por todo o trabalho realizado pelo Sebrae com a Associação Progoethe desde 2004, e o apoio dado para nossa IG ao longo de todos esses anos”, disse a secretária executiva da Progoethe, Andrea Vargas dos Santos.
A visita começou na Vigna Mazon, em Urussanga, com um aperitivo na beira da piscina, onde os convidados puderam degustar os vinhos da casa e também de mais três vinícolas que fazem parte da Associação dos Produtores de uva e vinho Goethe (Progoethe):Vinícola Mazon, Bianco, De Nonni e Quarezemin. Depois o grupo pode saborear um dos atrativos turísticos da região, a gastronomia colonial italiana. “A culinária tradicional italiana é o nosso forte, hoje servimos para vocês alguns dos nossos pratos coloniais, mas com uma roupagem diferente, uma releitura dos clássicos que harmonizam muito bem com o vinho Goethe”, destacou a empresária Patrícia Mazon.
Depois do almoço a comitiva visitou a vinícola e conheceu um pouco do processo de produção do vinho. “É uma honra fazer parte e contribuir com este grande projeto constituído aqui na região. O Sebrae é parceiro sempre, contem conosco para novos projetos e para dar continuidade a esse grande trabalho”, disse Renato Carvalho, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/SC
Vinícola Trevisol: história e enogastronomia
A Vinícola Trevisol, localizada na comunidade de Rio Caeté, une história, cultura e enogastronomia. A família, que produz vinho há um século, montou um pequeno museu com objetos antigos, é possível também visitar os antigos tanques de concreto no porão onde era fabricado o vinho colonial. “Não diferente de outras famílias que vieram da Itália aqui para nossa região, os meus bisavós chegaram aqui em 1883, e hoje sou a 4ª geração da família, continuando com o cultivo da uva e produção de vinho”, contou o empresário, Gilmar Trevisol.
Para encerrar, um lanche com produtos coloniais e caseiros, frutas, suco de uva e degustação de Vinho Goethe. “ O Sebrae sabe do seu papel, esse momento é de celebração, e a gente sabe o espaço que a uva Goethe ocupa, e a importância para a nossa região. Esse é o papel do Sebrae, ajudar os empreendedores a vencer os desafios e dar cada vez mais visibilidade para esse produto”, gerente regional Sebrae/Criciúma, João Alexandre Guzze.
Casa Del Nonno: inovação e tradição
O “EnoDay”encerrou na Vinícola Casa Del Nonno, também em Urussanga. Durante a visita, os representantes do Sebrae tiveram a oportunidade de conhecer a história da vinícola, desde sua fundação, conheceram um pouco do processo de produção do vinho e do cultivo da uva, e claro, degustaram alguns dos principais rótulos de cada casa. “Aliamos muito técnicas antigas, e técnicas modernas de vinificação. Mantendo assim nossa origem, mas buscando inovar e aprimorar cada vez mais o nosso produto”, salientou o enólogo, Matheus Damian.
Foi um prazer te ajudar :)