Evento com a temática “Terroirs do Brasil” será realizado de 28 a 31 de maio, com apoio do Sebrae
Produtos catarinenses com Indicação Geográfica (IG) estão confirmados na 8ª edição do Connection Terroir, em Gramado (RS), o maior evento nacional dedicado aos produtos de origem. Com o tema “Terroirs do Brasil”, a programação ocorre de 28 a 31 de maio e é idealizada pela Rossi & Zorzanello, com a parceria do Sebrae.
O Sebrae/SC levará ao evento sete IGs de Santa Catarina, com os produtores: o Mel de Melato da Bracatinga, a Banana da Região de Corupá, os Vinhos e Espumantes dos Vales da Uva Goethe, os Vinhos de Altitude, o Queijo Artesanal Serrano, a Maçã Fuji da Região de São Joaquim e a Cachaça de Luiz Alves.
Atualmente, o estado conta com dez IGs registradas, sendo que em oito delas o Sebrae/SC atuou com suporte técnico e financeiro na elaboração da documentação junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Além das que estarão no evento, completam a lista a Linguiça Blumenau, a Banana de Luiz Alves e a Erva Mate do Planalto Norte.
Outras sete Indicações Geográficas estão em processo de estruturação com apoio do Sebrae/SC: o Frescal de São Joaquim, os Milhos Crioulos de Anchieta, as Ostras de Florianópolis, o Alho Roxo do Planalto Catarinense, o Camarão Laguna, o Queijo do Diamante e a Mandioca da Terra Preta de Itajaí.
Programação
A edição de 2024 será voltada à valorização, promoção e comercialização de produtos brasileiros com Indicação Geográfica. A Alameda Terroirs, na Rua Coberta, reunirá uma feira com degustações e venda direta de produtos com selo de origem.
Também haverá uma área dedicada à degustação dos melhores cafés com origem controlada do país. Na Arena Gastronômica, localizada na Praça Major Nicoletti, chefs renomados conduzirão aulas-show com receitas à base de produtos registrados.
O evento ainda promove oportunidades de networking entre produtores e compradores, estimulando parcerias comerciais.
As palestras ocorrem no Palácio dos Festivais e abordam temas como: o papel das IGs na formação da identidade brasileira, os impactos no desenvolvimento econômico, social e cultural das regiões, oportunidades no mercado internacional e o turismo vinculado aos territórios de origem.
Entre os palestrantes, estarão especialistas em propriedade intelectual, pesquisadores, consultores e representantes de entidades ligadas ao registro de Indicação Geográfica.
Destaques do Sebrae
No coquetel de abertura, no dia 28 de maio, haverá degustação de IGs dos três estados do Sul — Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul — promovida pelos Sebraes regionais. Já no dia 29, um jantar reunirá 80 convidados, entre formadores de opinião e potenciais compradores, para apresentação e promoção das IGs sul brasileiras.
Essa aliança entre as três UFs ocorre pelo segundo ano consecutivo no evento, para divulgar de forma conjunta as singularidades e diferenciais dos territórios do Sul do Brasil, por meio das IGs.
Sobre as Indicações Geográficas
As Indicações Geográficas no Brasil se dividem em duas categorias: Indicações de Procedência (IP) e Denominações de Origem (DO). As IPs referem-se a regiões com tradição consolidada na produção de determinado item, enquanto as DOs estão diretamente ligadas às características do ambiente geográfico e aos métodos de produção específicos.
São 134 IGs reconhecidas no país. O registro de IG garante autenticidade e qualidade, além de preservar práticas culturais e valorizar a identidade local.
“As Indicações Geográficas valorizam a cultura, os costumes e o saber fazer de comunidades inteiras, muitas vezes formadas por núcleos familiares que mantêm viva a
tradição por gerações. Ao reconhecer esses produtos e territórios como IGs, promovemos a inclusão produtiva e fortalecemos a economia local e estadual. É uma forma de transformar identidade cultural em diferencial competitivo”, salienta Fabio Búrigo Zanuzzi, diretor técnico do Sebrae/SC
Para mais informações sobre o evento, acesse: www.connectionexperience.com.br
Foi um prazer te ajudar :)