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Fri Jan 05 20:41:46 BRST 2018
Finanças | LUCRO
Saiba como aumentar a sua lucratividade de sua empresa em 2018

Entenda como você pode alavancar os rendimentos do seu pequeno negócio sem grandes investimentos, ainda no início deste ano.

· Atualizado em 05/01/2018
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02 de dezembro de 2017

Antes de tudo, é importante conceituar lucratividade. Trata-se, pois, de um indicador de eficiência operacional. Geralmente ela, a lucratividade, é expressa em percentual e indica o ganho que a empresa consegue gerar no trabalho que desenvolve.

Assim, por exemplo, se a lucratividade da sua empresa é de 12%, então significa dizer que a cada R$ 100,00 de receita obtém-se um lucro de R$ 12,00. A lucratividade pode ser calculada mensalmente, semestralmente, anualmente ou a qualquer período de tempo que o empresário ache interessante. Como o conceito é simples, sua formula também é simples:

Lucratividade = (Lucro Líquido/Receita Total) x 100

Uma vez entendido o conceito de lucratividade, confira abaixo algumas dicas, simples, para aumentar a lucratividade da sua empresa já nas primeiras semanas do ano:

1. Reveja os seus custos fixos

Alguns custos fixos são considerados verdadeiros vilões, pois roubam parte importante dos lucros da empresa. É importante descobrir como esses custos podem ser reduzidos, mas sem prejudicar a produtividade da empresa. Um trabalho de eficiência energética, por exemplo, pode trazer resultados significativos. Lembre-se, por exemplo, que o telefone pessoal é PESSOAL e, por isso, não faz parte dos custos fixos da empresa. Liste os custos fixos e analise de que forma você pode reduzi-los.

2. Renegocie com seus fornecedores

É importante, sempre que possível, analisar seus contratos com fornecedores. Você está comprando pelo preço justo? Procure alternativas que tragam resultados mais significativos. Será que vale a pena, por exemplo, concentrar suas comprar em poucos fornecedores? Assim você compra mais produtos e pode barganhar melhores condições. Compare, pesquise e renegocie com seus fornecedores.

3. Revise os seus preços

Tenha certeza que o seu preço foi formado da maneira correta. Geralmente alguns custos passam despercebidos e acabam não compondo a estrutura de custos e, por isso, sacrificam sua margem e diminuem sua lucratividade. Revise, periodicamente, sua estrutura de custos e ajuste seus preços.

4. Repense o seu mix de produtos

Geralmente as empresas vendem uma série de produtos e, nem sempre, todos os produtos possuem boas margens. Assim, de tempos em tempos é importante repensar o mix de produtos vendidos. Aqueles que possuem uma margem maior devem ser priorizados e aqueles que não possuem uma margem tão atrativa precisam ser repensados. Mas lembre-se de olhar para o seu cliente, sempre. Considere, para essa decisão, as características do seu negócio e dos seus clientes.

5. Agregue valor ao seu negócio

Uma ótima maneira de agregar valor ao seu negócio e, consequentemente, aos seus produtos e serviços é focando em três palavras mágicas, quais sejam: A pré-venda. O atendimento. O pós-venda. Essas três palavras, quando bem usadas no negócio, aumentam o nível de satisfação dos clientes, promovem a fidelização, atraem novos clientes e, consequentemente, agregam valor ao seu negócio.

Gostou das dicas? Aproveita, então, uma “dica-bônus” que vai poder ajudar você na gestão da sua empresa. Compartilhe com seus colegas e não deixe de usá-la sempre que precisar.

DICA BÔNUS: Procure o Sebrae

O Sebrae em Sergipe é especialista em pequenos negócios e parceiro dos sergipanos. Ligue para o 0800 570 0800 e agende uma conversa com um dos nossos especialistas. Venha conhecer os nossos produtos e serviços, eles podem ajudar você a aumentar sua lucratividade. Vem com a gente!

Thiago Oliveira
Formado em Economia
Mestre em Desenvolvimento Regional
Analista Técnico do Sebrae em Sergipe


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