Entenda como você pode alavancar os rendimentos do seu pequeno negócio sem grandes investimentos, ainda no início deste ano.
02 de dezembro de 2017
Antes de tudo, é importante conceituar lucratividade. Trata-se, pois, de um indicador de eficiência operacional. Geralmente ela, a lucratividade, é expressa em percentual e indica o ganho que a empresa consegue gerar no trabalho que desenvolve.
Assim, por exemplo, se a lucratividade da sua empresa é de 12%, então significa dizer que a cada R$ 100,00 de receita obtém-se um lucro de R$ 12,00. A lucratividade pode ser calculada mensalmente, semestralmente, anualmente ou a qualquer período de tempo que o empresário ache interessante. Como o conceito é simples, sua formula também é simples:
Lucratividade = (Lucro Líquido/Receita Total) x 100
Uma vez entendido o conceito de lucratividade, confira abaixo algumas dicas, simples, para aumentar a lucratividade da sua empresa já nas primeiras semanas do ano:
1. Reveja os seus custos fixos
Alguns custos fixos são considerados verdadeiros vilões, pois roubam parte importante dos lucros da empresa. É importante descobrir como esses custos podem ser reduzidos, mas sem prejudicar a produtividade da empresa. Um trabalho de eficiência energética, por exemplo, pode trazer resultados significativos. Lembre-se, por exemplo, que o telefone pessoal é PESSOAL e, por isso, não faz parte dos custos fixos da empresa. Liste os custos fixos e analise de que forma você pode reduzi-los.
2. Renegocie com seus fornecedores
É importante, sempre que possível, analisar seus contratos com fornecedores. Você está comprando pelo preço justo? Procure alternativas que tragam resultados mais significativos. Será que vale a pena, por exemplo, concentrar suas comprar em poucos fornecedores? Assim você compra mais produtos e pode barganhar melhores condições. Compare, pesquise e renegocie com seus fornecedores.
3. Revise os seus preços
Tenha certeza que o seu preço foi formado da maneira correta. Geralmente alguns custos passam despercebidos e acabam não compondo a estrutura de custos e, por isso, sacrificam sua margem e diminuem sua lucratividade. Revise, periodicamente, sua estrutura de custos e ajuste seus preços.
4. Repense o seu mix de produtos
Geralmente as empresas vendem uma série de produtos e, nem sempre, todos os produtos possuem boas margens. Assim, de tempos em tempos é importante repensar o mix de produtos vendidos. Aqueles que possuem uma margem maior devem ser priorizados e aqueles que não possuem uma margem tão atrativa precisam ser repensados. Mas lembre-se de olhar para o seu cliente, sempre. Considere, para essa decisão, as características do seu negócio e dos seus clientes.
5. Agregue valor ao seu negócio
Uma ótima maneira de agregar valor ao seu negócio e, consequentemente, aos seus produtos e serviços é focando em três palavras mágicas, quais sejam: A pré-venda. O atendimento. O pós-venda. Essas três palavras, quando bem usadas no negócio, aumentam o nível de satisfação dos clientes, promovem a fidelização, atraem novos clientes e, consequentemente, agregam valor ao seu negócio.
Gostou das dicas? Aproveita, então, uma “dica-bônus” que vai poder ajudar você na gestão da sua empresa. Compartilhe com seus colegas e não deixe de usá-la sempre que precisar.
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Thiago Oliveira
Formado em Economia
Mestre em Desenvolvimento Regional
Analista Técnico do Sebrae em Sergipe
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