Os clientes não buscam apenas qualidade no produto, mas também procuram uma boa relação com a empresa. Saiba como realizar um bom atendimento.
Todo cliente quer ser bem atendido, e o bom atendimento é um verdadeiro diferencial competitivo entre as empresas. Com a expansão da internet e das redes sociais, o aumento de possibilidades de compras, informações compartilhadas de outros usuários em relação a marca ou produto, os clientes ficam cada vez mais exigentes.
Além da qualidade do produto adquirido, eles esperam um bom relacionamento com a empresa. É nesse momento que o empresário precisa agir, organizando processos, orientações, adequações no quadro de funcionários e treinamentos para a maior eficácia no atendimento ao cliente, buscando a satisfação e a fidelidade do consumidor.
O consultor do Sebrae em São Paulo, Fabricio Andrade Guilherme traz dicas de como ter um bom relacionamento com o cliente:
- Identifique e tenha claro qual o perfil do cliente que você atende;
- Compreenda quais são as expectativas, necessidades e desejos do seu cliente e que o move a comprar o seu produto ou serviço;
- Saiba realizar com maestria a recepção do cliente, sendo cortês, simpático e dando atenção necessária. A primeira impressão faz toda diferença;
- Aprenda a ouvir e conversar com o cliente antes de oferecer algo;
- Identifique o seu tipo do cliente (extrovertido, introvertido, ausente, indeciso e etc.) e tenha uma postura adequada na comunicação com o mesmo. Atenção: nunca exagere, sempre mantenha a postura;
- Proporcione os canais de atendimento adequados e ofereça as novas opções digitais como atendimento via WhatsApp, redes sociais, e-mail, telefone e atendimento presencial;
- Realize treinamentos periodicamente que ofereça técnicas e orientações para sua equipe;
- Faça um momento semanal de troca de experiências e boas práticas;
- Passe um tempo observando o atendimento e ofereça individualmente um feedback sugerindo melhorias e apontando os pontos positivos;
- Crie um padrão de atendimento, através de um manual passo a passo, que possa guiar essa atividade.
Um bom atendimento hoje em dia é baseado no diálogo, seja no ato da venda ou ainda no relacionamento e pós-venda feita para seus clientes. A cada dia a transparência, experiências e soluções personalizadas, tem feito o sucesso de grandes empresas que entenderam a importância de inovar esta área.
Por fim, lembre-se que o seu atendimento precisar ser sempre com muita empatia e simpatia para que o cliente se sinta acolhido em sua empresa, o que irá gerar um aumento da satisfação, aumento da fidelização e o retorno para futuras compras.
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