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Mercado e Vendas | PROMOÇÃO
Planeje ações de divulgação para sua empresa

A divulgação é essencial para qualquer negócio, é por meio dela que os clientes conhecem a marca.

· 08/01/2018 · Atualizado em 09/01/2018
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Se você tem um negócio ou pretende abrir, saiba que divulgá-lo para o mercado é algo estratégico e uma das ações mais importantes que deve ser incorporada ao dia a dia de uma empresa.

O consultor do Sebrae em São Paulo, Fabricio Andrade Guilherme traz dicas práticas para divulgar o seu negócio com mais eficácia.  

Dentro da área de negócios, os estudos sobre divulgação estão relacionados ao mix de marketing também conhecido como os 4Ps do marketing, que representam os quatros pilares do marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção.  O 4ºP é responsável por pensar em estratégias, planos e ações para divulgar a empresa, através de diversas ferramentas disponíveis.

Muitas vezes a divulgação fica em segundo plano, mas o correto é realizá-la constantemente por um planejamento de comunicação que tenha objetivos e ações com datas, um responsável, o investimento, etc.

Antes de divulgar, o empresário precisa responder duas perguntas: Para quem quero divulgar? Quem é o cliente que quero atingir? É importante definir o público alvo ou o segmento de mercado que deseja atender, pois a partir desta definição o empreendedor escolherá os meios de comunicação mais adequados para divulgação e determinar a mensagem mais apropriada para ser entregue ao cliente.

Lembre-se sempre do MEIO e MENSAGEM para aumentar o sucesso de sua ação, pois você pode escolher o meio (a mídia) correta e errar na mensagem ou ainda fazer uma boa mensagem na mídia errada. Ambos têm que ser coerentes.

A divulgação deve estar presente em dois momentos, o primeiro deve chamar atenção e atrair novos clientes, e o segundo deve reter os clientes, no qual através de um cadastro, seus contatos e seu histórico de compras, auxiliam realizar ações de divulgação para manter os clientes informados sobre a empresa, ofertar novos produtos e entre outros, sendo possível utilizar uma divulgação focada em relacionamento para retenção e novas vendas.

Existem algumas ferramentas ou meios para divulgar sua empresa:

  • Aplicativos: Mensagens, exemplo: WhatsApp e Messenger, próprios ou de terceiros
  • Assessoria de imprensa
  • Folder, folhetos, catálogos, impressos em geral que podem ser utilizados em estratégias como panfletagem nas casas (consulte a lei do seu município), distribuir em evento, em lojas parceiras.
  • Marketing direto: utilizando ferramentas como mala-direta, e-mail marketing, telefone, SMS, WhatsApp.
  • Mídias online para divulgação. Algumas das opções abaixo requerem investimento da equipe ou da contratação de um terceiro para ajudar.
  • Redes/Mídias Sociais, exemplo: Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube e Twitter;
  • Site, Blog, E-commerce, OLX e entre outros;
  • E-mail marketing;
  • Banners em portais e blogs;
  • Patrocínio de espaços em portais, blogs e E-commerce;
  • Marketplace, exemplos: Mercado Livre, Elo7, Walmart, etc. (paga-se comissão pela venda);
  • Participação em feiras e exposições;
  • Promoção de vendas;
  • Ações promocionais como sorteios, brindes, compre 2 leve 3, combos (pacotes), degustação, cupom de desconto, cupons colecionáveis (junte 10 cupons, ganhe) e campanhas como “Indique um Amigo e Ganhe ...".
  • Propaganda paga (anúncios):
    • Offline – TV, rádio, jornal, revista, outdoor, cinema;
    • Online – Banners em portais, Google Adwords, Google Rede Display, Facebook Ads, Instagram Ads, Linkedin Ads, Twitter Ads, Youtube e etc.
    • Showroom
    • Visual Merchandising com ações no PDV (ponto de venda) como banners, faixas, adesivos, wobbler, mobile e display.
    • Telemarketing.

Existem alguns passos que devem ser seguidos ao realizar a divulgação do negócio:

- Defina o público alvo que pretende se comunicar;

- Defina os objetivos de comunicação;

- Defina as mídias, os meios que irá fazer a divulgação;

- Produza os materiais de comunicação, as artes, a campanha, etc. Neste momento é muito comum recorrer a profissionais especializados como publicitários ou designers;

- Defina o planejamento com ações, datas, responsável e investimento;

- Execute as ações;

- Mensure o resultado das ações.

Ainda está com dúvidas em como divulgar seus produtos ou serviços? Conheça a nossa oficina Promover e Divulgar para vender e o nosso curso EAD – Divulgação da Empresa.

Consulte o Sebrae mais próximo de você AQUI, ou entre em contato no 0800 570 0800.


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