Confira essas dicas que o Sebrae em São Paulo preparou para você atrair mais clientes e se destacar no mercado.
Amplie os canais de atendimento e público alvo da sua empresa
Nesta época do ano, muitos pais e filhos vão as compras a procura de um presente para suas respectivas esposas e mães. Por isso, faça um planejamento de divulgação e contato com um público que não é o seu habitual.
Elabore estratégias de vendas
Pense em estratégias para atrair o público como a montagem de kits de produtos com descontos, kits com combinações de acordo com estilo da mãe, desconto em itens específicos etc.
Coloque os produtos voltados para o Dia das Mães em evidência na loja.
Prepare sua equipe de vendas
Como o público do seu negócio amplia nesse período do ano, é importante treinar sua equipe de vendas para lidar com esse novo cliente. Uma opção é que seus colaboradores utilizem uma abordagem que auxilie a tomada de decisão (poucas opções e informações mais diretas), facilitando o momento de compra do cliente;
Elabore um roteiro com perguntas pré-definidas, buscando entender “Que tipo de mãe é a sua?” auxilia no entendimento do perfil da mãe a ser presenteada para oferecer o produto correto.
Além disso, alinhe com seus colaboradores as estratégias de venda traçadas.
Fidelize seu cliente
Crie ações de descontos em próximas compras, buscando fidelizar o cliente que comprou ou o que foi presenteado, atraindo-o para realizar novas compras.
Ofereça facilidades para que o cliente saia com o “pacote completo” como por exemplo montar kits com produto + embalagem + cartão. Assim, o cliente realize a compra de uma única vez. Você também pode oferecer itens que não são habituais no seu negócio, como um arranjo de flores ou um brinde.
Realize ações de pós-vendas
Realize ações para ser lembrado, você pode entrar em contato com o cliente para verificar a satisfação com o presente, se pôr à disposição em caso de dúvidas ou mesmo solicitar uma foto da mãe com o presente para postar nas redes sociais. Só tome cuidado para não se tornar “chato”.
Tenha uma política de trocas bem definida
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, não é obrigatório a troca de produtos comprados em lojas físicas, mas é comum que as empresas facilitem esse momento, permitindo essa ação. Estabeleça critérios para a troca como por exemplo: “A troca só é permitida até x dias após a compra” “Trocas somente dentro da mesma coleção”. Tenha a política de trocas bem definida e a disposição do cliente evitando assim problemas futuros.
Quer saber mais dicas de como aumentar as suas vendas no Dia das Mães? Conheça a nossa cartilha Datas Comemorativas.
Ainda com dúvidas? Consulte o Sebrae mais próximo de você AQUI, ou entre em contato no 0800 570 0800.
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