Veja como micro e pequenas empresas podem contratar, reter e engajar seus funcionários, mesmo sem a estrutura de uma área de recursos humanos
Contratar alguém é um passo importante para uma pequena empresa, principalmente para um microempreendedor individual, que pode contar apenas com um funcionário.
Este momento pode ser desafiador para muitos empresários, já que muitas vezes precisam exercer esta função quando sua empresa não tem estrutura financeira para contratar especialistas em recursos humanos.
Nesta situação, é importante considerar alguns pontos já adotados por grandes empresas e que podem ser adaptadas para a sua também. A consultora do Sebrae de São Paulo Suely Mioto destacou algumas dicas para contratação, retenção e engajamento dos funcionários que podem ser usadas nos mais diversos segmentos.
Como escolher o funcionário ideal
Tudo começa com a definição do perfil para o cargo que será preenchido. Liste as principais atividades que deverão ser realizadas e quais conhecimentos serão necessários para estas atividades, como, por exemplo, se é necessário saber informática, inglês ou ter formação superior. Tenha em mente também as habilidades ou comportamentos necessários para as atividades que serão realizadas.
Feito isso, é preciso divulgar nos locais corretos, ou seja, onde mais facilmente será encontrado o perfil de candidato que a empresa está buscando. As mídias sociais são ótimas ferramentas para divulgação e não tem custo, assim como indicações, que também podem ser levadas em conta no processo de escolha do profissional.
Leve em consideração a experiência de quem está sendo avaliado. Muitos acabam se deixando levar pela necessidade do candidato e contratam por pena, mas considere as características que a vaga exige para fazer a escolha final, as chances de erro podem ser menores.
Contratei, e agora?
Mesmo se a contratação for feita às pressas e o trabalho precise ser iniciado o quanto antes, é importante passar ao funcionário o que é esperado dele, os valores da empresa e, quando já houver outros colaboradores, fazer a integração adequada com o time. Essa receptividade é importante para que o novo contratado se sinta parte do negócio.
Oriente sobre as atividades que ele fará. Se a pessoa tiver contato direto com o seu público, é ainda mais importante valorizar como o atendimento deve ser feito e qual o comportamento esperado.
Motivando o time
Em uma empresa pequena, muitas vezes o empreendedor acredita que todos estão por dentro de todos os temas, mas isso pode gerar ruídos na comunicação e fazer com que a famosa “rádio peão” entre em ação. Marque reuniões de equipe e esclareça os objetivos da empresa e a importância e participação de cada um.
Outra forma de motivar seus funcionários é ter processos de avaliação que apontem o que precisa ser desenvolvido, os talentos a serem valorizados e oferecer recompensas nas situações de superação destes processos, que podem ser treinamentos, benefícios, folgas, aumentos ou promoções. Nesta hora, vale a criatividade do empresário.
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