Confira os passos para identificar a linha de crédito adequada para a sua empresa e saber como buscá-la
Com a queda das vendas e a permanência das despesas, identificar as fontes adequadas de crédito para o seu negócio pode ser a saída para manter seus compromissos em dia.
Pensando nisso, preparamos uma ferramenta para você identificar rapidamente a linha de crédito mais indicada para o seu perfil. Fique tranquilo, pois as suas respostas são confidenciais.
Após a simulação, converse com um dos nossos especialistas ou confira as dicas, cursos e conteúdo que preparamos para apoiar você no enfretamento da crise.
Soluções de Crédito
Diante da situação de pandemia na qual nos encontramos, possivelmente sua empresa encontrará dificuldades para cobrir todas as despesas e será necessário encontrar formas para fortalecer o capital de giro. Muitos empresários veem na obtenção de crédito uma saída para resolver os seus problemas.
Diversas linhas de crédito emergenciais foram anunciadas pelo governo e por bancos, buscando garantir a sobrevivência dos pequenos negócios nesse momento de crise.
Para ter acesso ao crédito, a primeira coisa que o empresário precisa estar ciente é que os critérios de análise das instituições financeiras, por enquanto, não tiveram alterações, sendo assim, continuarão analisando cadastro e score.
Além disso, é fundamental que o empresário saiba exatamente de quanto sua empresa precisa. É preciso fazer um planejamento financeiro para que a quantia solicitada seja realmente a necessária ao seu negócio.
Com o volume de notícias diárias sobre esse assunto, não é fácil identificar as linhas disponíveis e o caminho para solicitá-las.
Por isso preparamos alguns passos para você entender qual a sua necessidade e qual linha de crédito se encaixa na sua situação:
Necessidade de capital de giro: Faça um levantamento do saldo do seu caixa, somando os valores a receber no mês. Em seguida, faça o levantamento de todas as obrigações (pagamentos) a serem efetuados no mês. Não esqueça de somar as despesas relativas a empréstimos e financiamentos. O resultado desse cálculo é sua necessidade de capital de giro mensal.
Faça projeções para os próximos meses: os próximos meses na economia ainda são difíceis de prever. Se voltaremos à normalidade em pouco tempo, ou se essa situação vai se prolongar por vários meses não é uma resposta que temos com clareza. Por isso, a dica é fazer uma projeção para no mínimo quatro meses, realizando o cálculo acima para os meses seguintes.
Verifique o saldo e avalie antecipações: Caso o saldo do caixa tenha ficado negativo no cenário mensal ou na projeção de quatro meses, verifique a possibilidade de antecipação de recebíveis. A antecipação tem vantagens, pois as taxas geralmente são menores que as de empréstimos
Simule o valor da parcela que cabe no seu caixa: com base nas informações financeiras da empresa, é importante que o empresário avalie qual é o valor da parcela que cabe no seu fluxo de caixa. Isso vai ser fundamental para determinar o número de parcelas e não prejudicar o relacionamento com a instituição financeira em caso de inadimplência.
Analise situações que podem reduzir o valor do empréstimo: Algumas medidas estão sendo tomadas pelo governo e bancos para aliviar a situação de crise para os empresários. Em caso de necessidade, avalie quais se aplicam ao seu negócio e que podem reduzir a necessidade de crédito.
Alguns exemplos são prorrogação de pagamentos de impostos, gás, energia etc. Alguns bancos também estão com condições especiais para pagamentos de parcelas e financiamentos.
Pesquise as linhas de crédito disponíveis: Quanto mais informado sobre as linhas de crédito disponíveis, melhores são suas chances de negociação. Pesquise as condições do banco no qual sua empresa tem conta e também de instituições concorrentes.
Reúna os documentos necessários: Dê importância aos documentos necessários para acessar crédito, pois podem se tornar uma negativa para o acesso. De maneira geral, as instituições financeiras exigem documentação jurídica da empresa, documentação financeira, plano de negócios, informações sobre o(s) dono(s) e garantias. Confirme quais são exigidos pela instituição financeira em que você está solicitando crédito e esteja preparado.
Agora que você já conhece os principais passos, confira outros conteúdos que podem ajudar nesse momento e as principais linhas de crédito emergencial que já foram anunciadas.
Veja a seleção de Lives, EADs e E-books que irão te apoiar nesse momento. Conteúdo rápido e na palma da mão, para você acessar de onde estiver e na hora que quiser.
-
Assista as Lives
-
Acesse e faça o Curso Online Gratuito do Sebrae
-
Baixe o material complementar
O Sebrae oferece soluções diversificadas para a sua necessidade e melhorias na gestão do seu negócio.
Conheça as opções em programas e serviços para a sua empresa crescer e lucrar.
Foi um prazer te ajudar :)