Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas - MPE Brasil
Objetivo
O MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas.
Público-alvo
Microempresa, Empresa de pequeno porte
MPE Brasil
O MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas.
Realizado em parceria entre SEBRAE, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e FNQ, o Prêmio MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas tem o objetivo de disseminar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) para esse público cuja ferramenta de análise é o questionário de autoavaliação da gestão para MPEs, desenvolvido com base no MEG - Modelo de Execêlencia em Gestão.
O MPE Brasil se constitui no reconhecimento estadual e nacional às micro e pequenas empresas que promovem o aumento a qualidade, da produtividade e da competitividade, pela disseminação de conceitos e práticas de gestão.
O reconhecimento é concedido anualmente, àquelas organizações que se destacaram nas suas práticas de gestão, no comportamento empreendedor do empresário, nas boas práticas em responsabilidade social bem como de inovação.
A quem é dirigido o prêmio
O MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, é destinado às empresas que se enquadrem em determinadas características.
Características de padronização nacional
a) Receita bruta anual de até R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais), incluindo a soma dos orçamentos de filiais e matriz, segundo o Estatuto Nacional das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte;
b) Ter completado pelo menos 1 (um) ano fiscal completo, ou seja, ter aberto a empresa até 31/12/2012;
c) Ter domicílio fiscal no Estado da respectiva inscrição;
d) Comprovar regularidade fiscal e estatutária (caso seja selecionada para etapa de visitas).
Categorias de reconhecimento
As categorias de reconhecimento serão:
a) Agronegócio;
b) Comércio;
c) Indústria;
d) Serviços de Educação;
e) Serviços de Saúde;
f) Serviços de Tecnologia de Informação - desenvolvimento, implantação e gerenciamento de software;
g) Serviços de Turismo - bares, restaurantes, hotéis, pousadas, agências de viagens, transportes turísticos;
h) Serviços – empresas de serviços que não se enquadrem nas categorias de serviços acima.
As empresas inscritas em uma das categorias acima poderão optar por se candidatar também ao “Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social” e "Destaque de Inovação".