this is an h1

this is an h2

Thu Mar 23 03:11:50 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
A diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Existem diferenças entre ser empresário e ser empreendedor, mas são conceitos complementares na criação e desenvolvimento de uma empresa de sucesso.

· Atualizado em 23/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você prefere ser chamado empreendedor ou empresário? Afinal, no Brasil, os termos são conhecidos como duas palavras que podem ter quase o mesmo significado. Muitos empreendedores, como também muitos empresários, acreditam que não há diferença entre as duas. Então, quando se referem a um termo mais informal usam empreendedor, é da moda. E, quando querem passar uma imagem de sucesso, preferem usar empresário, porque a palavra, para alguns, soa como mais séria, mais profissional.

Outros acreditam que o empreendedor é quem inicia o negócio, enquanto o empresário é quem toca o negócio já estabelecido. Vamos, então, entender um pouco mais sobre o que significa cada palavra.

Empresário é uma profissão, é um homem ou uma mulher de negócios. Segundo as definições legais, é toda pessoa individual que possui ou é sócio de uma ou mais empresas, que faz parte da sua administração, tomando decisões, definindo os caminhos estratégicos para o futuro, faz a gestão do negócio e, consequentemente, vai responder pelos resultados que a empresa realizar, sejam positivos ou negativos. 

É ideal, não imprescindível, que possua algum conhecimento em gestão, marketing, planejamento, gestão de pessoas e vendas, entre outros. O foco de um empresário é a sobrevivência, estabilidade e crescimento da empresa. Ser empresário é um momento provisório na vida de uma pessoa, pode ser hoje e não ser amanhã.

Diferentemente do empresário, o empreendedor não é uma profissão, mas está relacionado às atitudes e comportamentos que as pessoas assumem, mesmo que não possuam um negócio estabelecido. O empreendedor é aquele que tem um propósito e um perfil empreendedor, que está relacionado à identificação de oportunidades, proatividade, criatividade e inovação, construir soluções para entregar valor para os clientes. Para possuir esse perfil, não é necessário que tenha uma ideia fantástica, mas apenas um sonho e uma energia inesgotável e motivação para transformá-lo em realidade. Ser empreendedor, portanto, está muito mais relacionado a assumir uma postura, uma forma de ver o mundo.

Listamos a seguir algumas características que um empreendedor deve ter.

  1. Conhecimento e gostar de sua área de atuação: em algumas empresas com vários sócios, cada um deles se especializa em uma área, como: Estratégia, Gestão Organizacional, Gestão de Pessoas, Marketing, Tecnologia, Logística, Marketing, Gestão de Clientes, Controladoria, entre outras. Quando a empresa é de pequeno porte, essas áreas são agrupadas.
  2. Visão do futuro: perceber as tendências de mercado e orientar a empresa nessa direção.
  3. Inteligência organizacional: coleta informações, pesquisa, investiga, busca soluções e identifica oportunidades no mercado.
  4. Conhecimento e habilidades em planejamento e organização: são funções básicas de uma empresa planejar as suas ações e colocar em execução recursos para que esse planejamento realize os objetivos organizacionais.
  5. Relacionamento com pessoas e com a sociedade: facilidade de ouvir e se comunicar com os atores que sofrem impacto e são impactados pela empresa, conhecidos como stakeholders. Ter habilidade para se relacionar, especialmente, com clientes e gerar soluções.

Em resumo, podemos afirmar que um empreendedor “tem a cabeça na lua”, seu foco é sonhar com o futuro; já o empresário tem os pés na terra. O empreendedor sonha e inicia uma empresa por conta de um sonho, depois olha para o futuro e se vê nele. O empresário planeja, estrutura e organiza a empresa. O ideal é que o empresário seja empreendedor, e o empreendedor seja empresário. Ambos devem ter espírito de liderança e capacidade para influenciar pessoas.

Empresários e/ou empreendedores, o importante é desenvolver suas habilidades para associar os dois conceitos. Comece já fazendo os cursos EaD do Sebrae! Basta acessar os links a seguir: Como agir de maneira empreendedora e Como Planejar o seu Negócio.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?