this is an h1

this is an h2

Wed May 03 22:26:12 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Os cosméticos sustentáveis são importantes?

Saiba o que são os cosméticos sustentáveis e os principais exemplos desses produtos.

· Atualizado em 03/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Na esteira da sustentabilidade no varejo e do consumidor consciente, as empresas buscam cada vez mais atender às necessidades de um consumidor que exige marcas comprometidas com aspectos socioeconômico-culturais e ambientais. É aqui que nasce um dos mercados mais promissores da atualidade, o de cosméticos sustentáveis. Já ouviu falar deles? Já comprou algum?

Provavelmente, a sua resposta é afirmativa a essas duas questões. Uma das preocupações muito comuns dos cosméticos sustentáveis é sobre a não testagem em animais. Se são sustentáveis, é preciso preservar a vida, não é mesmo? Mas, essa questão não se esgota aí. Temos muito mais para saber acerca dos cosméticos sustentáveis.

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que algumas pessoas utilizam os conceitos de cosméticos veganos, naturais ou orgânicos como sinônimo de sustentável. É importante ressaltar que, de fato, nem sempre isso acontece, porque a sustentabilidade de um cosmético está ligada a questões como extração da matéria-prima, testagem (cuidado com o bem-estar animal), utilização de mão de obra, descarte de resíduos, bom uso de recursos naturais (como água e luz), produção livre de parabenos e sulfatos, preocupação com embalagens retornáveis ou com menor impacto ambiental, enfim, os fatores são muitos.

A seguir, trazemos alguns exemplos de cosméticos considerados sustentáveis.

  • Biocosméticos: criados a partir de ingredientes naturais e em condições laboratoriais sustentáveis, contando com a ajuda de bactérias, fungos, entre os quais vias alternativas para produzir compostos vegetais ou animais; substituição do plástico nas embalagens cosméticas; métodos de testagem sem o uso de animais; ácido hialurônico produzido por fermentação; células-tronco das plantas para a pele.
  • Veganos: não contêm nenhuma matéria-prima de origem animal, tais como lanolina; colágeno; mel; cera de abelha, entre outros. Além disso, nada de testagem em animais. Mas, atenção! Não é porque um produto não é testado em animais que ele é vegano!
  • Naturais: não utilizam aditivos químicos na composição, usando matérias-primas de origem vegetal; inorgânicas-minerais; animais (com exceção dos vertebrados).
  • Orgânicos: devem ser compostos de 95% de matéria-prima certificada com selo orgânico, e o restante pode utilizar outros produtos naturais. Também é proibida a utilização de agrotóxicos e agentes químicos na sua produção.
  • Biodinâmicos: são orgânicos e livres de aditivos químicos, além de respeitarem o ciclo natural da matéria-prima, como fases da lua; estações; desenvolvimento das plantas.

O Sebrae também disponibiliza para você os cursos Comunicação e relacionamento com seus clientes e Planejamento estratégico para empreendedores.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?