this is an h1

this is an h2

Tue Feb 28 00:30:25 BRT 2023
Organização | DESENVOLVIMENTO LOCAL
Bairrismo no turismo

Entenda o que é bairrismo e como ele pode ser bom para os negócios.

· 01/02/2023 · Atualizado em 28/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você conhece o significado da palavra bairrista? Segundo o dicionário, é aquele que defende com entusiasmo os interesses do seu bairro ou da sua terra. Você deve estar se perguntando o que este tema tem a ver com turismo, não é mesmo? Pois bem!

O sucesso desta atividade está única e exclusivamente nas mãos de quem se sujeita a ele! Empresários que formam o trade buscam ativamente transformar o turismo de suas cidades e regiões, e esses importantes atores não são somente responsáveis pelo seu desenvolvimento, mas também por instigar as comunidades que o rodeiam para que defendam o segmento e facilitem o processo de implantação em suas cidades. 

Conforme Rogério Borges Schwanck, da Comunidade Sebrae PR, em seu artigo Bairrista sim senhor!, turismo não é algo isolado, trabalhar no setor compreende apresentar todos os atrativos de um local ou região que poderá ser desfrutado pelo visitante. Para isso, é preciso divulgar, falar do destino e cativar o cliente. E mais do que tudo, aproveitar aquele cliente que chegou ao máximo! Porque deixar ele solto se não é tão difícil tê-lo dentro de seu negócio. Temos que tirar o máximo de proveito de nossos clientes seja em um restaurante, em um hotel ou em um açougue! Nada muda, afinal, estamos oferecendo um produto!

Por isso, sejam bairristas em suas cidades, em seus negócios. Eventos locais não precisam ser de 24 horas, vejam os exemplos de cidades que se destacam por seus eventos como o Carnaval, Natal Luz ou Festa Alemã. E nem precisamos mencionar o nome das cidades porque com certeza já estão surgindo em sua mente. Estes eventos foram criados para manter seus clientes por muitos dias, alimentando a economia destas cidades.

Sua cidade deve ser defendida, oferecida e vendida por todos. Informe-se sobre as propriedades rurais, restaurantes, hotéis, parques, passeios, atrativos, tudo aquilo que tem de bom na sua cidade ou região e defenda-a. Informe o seu frentista, a população e venda seu destino!

O importante é não transformar o bairrismo em algo ruim para o setor. Todos nós sabemos da grandiosidade do país, mas nem sempre falamos sobre os seus diferentes povos e culturas. Em geral, conhecemos alguns estereótipos de algumas regiões, confundimos localizações e até usamos expressões preconceituosas, como chamar qualquer nordestino de “Bahia” ou “Paraíba”. 

Nós precisamos adquirir conhecimento sobre a nossa terra pelo simples fato de pertencermos a ela. A história, a gastronomia e as características do nosso país são praticamente inesgotáveis. Quanto mais você conhece e se aprofunda, mais quer mergulhar nesse universo.

Um bom ponto de partida para aprimorar esse conhecimento é o turismo regional ou de bairro. Ele consiste em dialogar com comunidades locais sob a perspectiva turística, isto é, uma verdadeira imersão cultural, com todos os passeios, acomodações, culinária e atrativos oferecidos em prol e pela ótica de um morador local. Além disso, existem outras vantagens, como a oportunidade de conhecer lugares incríveis com a otimização do tempo de viagem e com a economia a seu favor. 

Quais benefícios o turismo regional/bairro traz para as comunidades?

  • Uma das principais mudanças positivas que o turismo regional proporciona são as necessidades de adaptação e de adequação às normas vigentes, bem como de investimentos em inovação.

  • Criação de novos meios de hospedagem e de entretenimento: o turismo regional precisa atender à demanda, não se tratando apenas de ampliar o número de acomodações, mas também, de melhorar a estrutura já existente. Com isso, criar meios de hospedagem, bem como manter equipamentos que preservem a cultura local.

  • Melhoria em meios de transporte e vias de acesso: já imaginou, depois de desembarcar de um voo para o aeroporto mais próximo, ter que encarar mais de seis horas de estrada com pouca estrutura para chegar em um destino? Você praticamente perderia todo o dia de ida e o dia de volta, diminuindo o tempo de estadia no local.

  • Estradas cênicas: as estradas também ganham com a movimentação turística, algumas são abertas e outras ampliadas. Não pensem que elas são apenas o meio de chegar ao destino, muitas delas são o principal atrativo da própria viagem. 

  • Transporte público e privado: com exceção dos turistas que viajam de carro, todos precisam de um transporte local, público ou privado. A movimentação gerada pelo setor pressiona a modernização dos veículos já existentes e a criação de novos modais.

  • Expansão de empreendimentos e serviços alimentares: sabe aquele produto ou negócio local que precisa de mais visibilidade? Ele pode decolar no mercado se conseguir cativar os turistas que passam pela sua região. Estes, ao retornar para as suas cidades, podem procurar serviços semelhantes e até abrir uma nova demanda. Então, cabe ao empreendimento realizar pesquisas de mercado e possíveis investimentos para expandir sua marca.

  • Melhorias na saúde pública: alguns destinos são bastante conhecidos devido a distância e a dificuldade para chegar ao local, sendo chamados até de “paraíso”. No entanto, esses mesmos lugares carecem de serviços comuns da cidade grande, como hospitais e prontos-socorros, e podem se tornar um verdadeiro pesadelo. Já imaginou estar em uma ilha e, em uma necessidade, não ter acesso a serviços médicos como ambulatório, internação ou emergência? Ou mesmo precisar de um transporte para chegar até a cidade mais próxima que dispõe de postos de saúde ou hospitais e não ter?

  • Geração de novos empregos na comunidade: todos os serviços que movimentam a economia precisam de funcionários. Dessa forma, criam-se novas oportunidades de empregos para a comunidade. Alguns destinos são tão cativantes, que existem turistas que decidem morar no local. Para isso, podem criar o seu próprio negócio ou oferecer o seu talento para alguma empresa que atue na região. De toda forma, a regionalização faz a economia circular e todos ganham.

Com tudo isso, dá para ter uma ideia da importância do turismo regional ou de bairros para o desenvolvimento das suas comunidades. Quanto ao turista, há que se pensar quais as vantagens de escolher um destino com essas características e os diferenciais desse tipo de viagem? Imagine que em uma conversa com algum estrangeiro, ele pergunta sobre os costumes, as particularidades e as tradições do país. Ao responder, seu repertório vai durar alguns minutos ou você poderá passar horas falando com propriedade do lugar onde vive?

Conhecer as diferenças regionais do país é uma das melhores escolhas do turista consciente. Afinal de contas, de que adianta conhecer as particularidades dos outros países e desconhecer o próprio ambiente onde vive?

Você deve saber que muitas pessoas viajam para cá para conhecer a Amazônia, enquanto muitos brasileiros sequer pisaram lá? Que tal mudar essa história? 

Diversidade cultural do Brasil

A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.

Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil. Nesse contexto, alguns aspectos culturais das regiões brasileiras podem ser destacados:

  • Região Nordeste: Entre as manifestações culturais da região, estão danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. Algumas manifestações religiosas são a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim. A literatura de Cordel é outro elemento forte da cultura nordestina. O artesanato é representado pelos trabalhos de rendas. Os pratos típicos são: carne de sol, peixes, frutos do mar, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, caruru, feijão-verde, canjica, arroz-doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros.

  • Região Norte: A quantidade de eventos culturais do Norte do país é imensa. As duas maiores festas populares são o Círio de Nazaré, em Belém (PA) e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, que ocorre em junho, no Amazonas. Outros elementos culturais da região são: o carimbó, o congo ou congada, a folia de reis e a festa do divino. A influência indígena é fortíssima na culinária, baseada na mandioca e em peixes. Outros alimentos típicos do povo nortista são: carne de sol, tucupi (caldo da mandioca cozida), tacacá (espécie de sopa quente feita com tucupi), jambu (um tipo de erva), camarão seco e pimenta-de-cheiro.

  • Região Centro-Oeste: A cultura do Centro-Oeste brasileiro é bem diversificada, recebendo contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. São manifestações culturais típicas da região: a cavalhada e o fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária regional é composta por arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, empadão goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal - como o pintado, pacu, dourado, entre outros.

  • Região Sudeste: Os principais elementos da cultura regional são: festa do Divino, festejos da Páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó. A culinária do Sudeste é bem diversificada e apresenta forte influência do índio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. Entre os pratos típicos se destacam a moqueca capixaba, pão de queijo, feijão-tropeiro, carne de porco, feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho, virado à paulista, cuscuz paulista, farofa, pizza etc.

  • Região Sul: O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. As festas típicas são: a Festa da Uva (italiana) e a Oktoberfest (alemã). Também integram a cultura sulista: o fandango de influência portuguesa, a tirana e o anuo de origem espanhola, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a congada, o boi-de-mamão, a dança de fitas e o boi na vara. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro) e vinho.

O Brasil é um país com enorme potencial turístico em razão da diversidade cultural e, principalmente, das belezas naturais do seu imenso território. Porém, esse potencial ainda não é explorado em sua totalidade, e, por isso, é importante que as pessoas consigam cada vez mais valorizar seu bairro, sua rua, sua terra, sua família. Lembre-se o país sofre de bairrismo em várias instâncias, na música, no futebol e nas artes em geral. No universo do turismo, isso não é diferente. A diferença é que as localidades devem transformar essa situação em experiências agradáveis, divertidas e inesquecíveis para os turistas.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?