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Wed May 31 05:42:34 BRT 2023
Planejamento | DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO
Chegou a hora de expandir a sua empresa?

Saiba de alguns detalhes importantes na hora de tomar essa decisão.

· 10/02/2023 · Atualizado em 31/05/2023
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A expansão empresarial é a busca por novos produtos ou serviços. Pode se dar por meio da abertura de filiais, adição de franqueados, fusão ou aquisição de outro negócio etc. Essas são as novas opções de crescimento para negócios que já atingiram o seu ponto máximo de crescimento.

É muito importante ressaltar que a expansão empresarial se faz necessária também para as empresas que já estão satisfeitas com o potencial que atingiram. Afinal, se elas não buscarem formas de se desenvolver, a probabilidade da concorrência crescer e derrubá-las é realmente significativa.

De forma resumida, a expansão empresarial é importante para:

  • sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo;
  • aumentar o lucro;
  • ampliar o market share;
  • ter mais influência.

A expansão empresarial possui diversas vantagens, mas também alguns cuidados que devem ser tomados. Claro que é imprescindível que exista um plano para que essa etapa aconteça, pois o objetivo é crescer, e não fazer com que tudo que a empresa construiu ao longo dos anos seja perdido.

A economia de escala é uma das grandes vantagens da expansão empresarial, pois como a empresa já é notável, a probabilidade de conseguir descontos e melhores condições de crédito é mais alta. Outra vantagem é o volume de negócios, ou seja, em caso de determinada parte da empresa estar em risco, existem outros fluxos de renda que poderão ajudá-la a se reerguer.

Já os cuidados a serem tomados são em relação à gestão empresarial, pois em empresas cada vez maiores a gestão é mais complexa. Por isso, merece atenção especial para que não se torne engessada.

Outro cuidado é em relação à perda de foco, pois, como a empresa está crescendo, é possível que se perca o foco na qualidade dos produtos e também em qual é a razão para que a empresa esteja se desenvolvendo dessa maneira. Nesse caso, o foco de toda a equipe é imprescindível para que o sucesso desejado ocorra.

O plano de expansão de uma empresa é um documento estratégico, que detalha as ações e metas a serem alcançadas para ampliar o negócio. Ele é composto por diferentes etapas e requer planejamento e análise minuciosa para ser bem-sucedido.

Antes de começar a elaborar o plano, é necessário ter algumas questões respondidas. 

  • Quais são os objetivos com a expansão?
  • Quais são os resultados, tanto financeiros quanto econômicos, esperados?
  • Quais são os recursos necessários para a expansão?
  • Quais são os riscos e os desafios envolvidos?

A seguir, as principais etapas de elaboração do plano. 

  • Análise do mercado: antes de planejar a expansão, é importante entender o mercado em que a empresa está inserida. Isso inclui estudar o ambiente econômico, a concorrência e as tendências de mercado.
  • Definição de objetivos: depois de entender o mercado, é preciso definir os objetivos da expansão. Isso pode incluir aumentar as vendas, ampliar a base de clientes, entrar em novos mercados ou adquirir novas tecnologias.
  • Identificação de oportunidades: com os objetivos definidos, é preciso identificar as oportunidades de expansão. Isso pode incluir abrir novas filiais, adquirir outras empresas, lançar novos produtos ou expandir as operações para outros países.
  • Elaboração do plano estratégico: com as oportunidades identificadas, é preciso elaborar um plano estratégico, detalhando as ações a serem tomadas, os recursos necessários, os prazos e indicadores de sucesso.
  • Implementação e monitoramento: depois de elaborado o plano, é preciso implementá-lo e monitorar o seu desempenho. Isso inclui estabelecer metas e indicadores de desempenho, alocar recursos e fazer ajustes conforme necessário.
  • Revisão e atualização: é importante revisar e atualizar regularmente o plano de expansão, para se adaptar às mudanças no mercado e aos resultados obtidos.

É importante lembrar que o plano de expansão deve ser consistente com a estratégia geral da empresa e que a expansão deve ser feita de forma planejada e controlada, garantindo o sucesso do negócio.

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