this is an h1

this is an h2

Mon Dec 12 23:21:48 BRT 2022
Organização | ENERGIAS ALTERNATIVAS
Cogeração de energia como uma alternativa lucrativa e sustentável

A cogeração de energia tornou-se uma alternativa lucrativa e sustentável!

· Atualizado em 12/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Como todos sabemos, sem energia nada acontece, mas o dia do mês em que a conta de luz cai é (quase) sempre um dia… difícil. Pra resolver o problema ou, ao menos, reduzi-lo, a atenção de todo mundo sempre esteve focada no conceito do uso inteligente. No setor energético, a busca é por eficiência. O que se quer: estabelecer as diretrizes de uso final das fontes de energia, de forma econômica e ambientalmente sustentável. É aqui que aparece o conceito de cogeração.

A cogeração é um processo que permite, a partir de um único combustível, uma única fonte, a produção simultânea de calor (ou de frio…) e de energia elétrica. Essa tendência ocorre não apenas pelo avanço da tecnologia, mas também, pela valorização das questões climáticas, que têm sido cada vez mais adversas e imprevisíveis. Nesse cenário, é estratégico promover ações preventivas para evitar a utilização de fontes de energia e de processos com baixa eficiência e impacto considerável ao meio ambiente.

Como funciona? Assim como acontece nos veículos, os motores à combustão produzem altas quantidades de calor. Nos automóveis, esse calor é dissipado pelo escapamento. A cogeração consiste em aproveitar grande parte deste calor, gerado pelos moto-geradores a gás, nos demais processos térmicos da sua empresa (o gás natural, aliás, é uma excelente alternativa para a geração de energia elétrica).

Resumindo: a cogeração permite que, a partir de um único combustível, haja a produção simultânea de calor e de energia elétrica.

Ela pode ser utilizada em diversos setores, na geração de vapor, calor e no aquecimento de fornos de alta temperatura utilizados no setor da indústria; no aquecimento de água na área de comércio e serviços; e na geração de bioeletricidade no setor sucroenergético, com a produção de energia com o uso do bagaço da cana-de-açúcar.

O ganho de eficiência nesse sistema proporciona a produção de energia confiável e com baixo custo, podendo tornar a unidade industrial ou comercial autossuficiente na geração de energia elétrica. Esse fato é importante para quem necessita de energia com fornecimento confiável e ininterrupto, como hospitais, hotéis, edifícios corporativos, shopping centers e indústrias.

Existem várias soluções para a cogeração de energia, por exemplo:

Soluções que juntam energia elétrica e calor

Solução ideal para indústrias ou empresas comerciais que têm demanda por produção de calor, seja para processos produtivos ou mesmo para geração de água quente para banho ou piscinas. Os equipamentos de cogeração podem ser modulares e atender desde pequenas demandas térmicas, como academias e escolas, até grandes indústrias que demandam altas temperaturas para processos de transformação, aquecimento ou higienização.

Soluções que juntam energia elétrica e frio

Nesta solução de cogeração, o calor residual dos moto-geradores a gás é aproveitado nos “chillers” por absorção, que produzem água gelada para sistemas de ar-condicionado. É a solução ideal para estabelecimentos comerciais e industriais climatizados, pois além de produzir energia elétrica com custo competitivo, torna possível reduzir em até 90% a demanda por energia elétrica do sistema convencional de ar-condicionado.

Essas soluções carregam consigo algumas vantagens adicionais:

  • Alta confiabilidade e disponibilidade da rede de gás graças a uma infraestrutura com mais de 90% da tubulação enterrada;
  • Redução significativa de custos operacionais e produtivos, mesmo para empresas no mercado livre de energia elétrica;
  • Alta eficiência energética do sistema de cogeração (pode superar 75%);
  • Confiabilidade: a possibilidade de produção de energia em paralelo à concessionária elétrica aumenta consideravelmente a confiabilidade energética do empreendimento;
  • Permite produção simultânea de energia elétrica, calor e frio;
  • Elegibilidade à regulação de microgeração distribuída, para uso da energia excedente em outras unidades da empresa;
  • Autossuficiência energética: a distribuidora de energia pode ser uma fonte redundante de eletricidade;
  • Disponível para pequenas e grandes demandas elétricas. Existem soluções que vão de 15 kW para pequenos comércios a mais de 20.000 kW em indústrias.

Não bastassem todas essas vantagens, a cogeração contribui para a melhoria da qualidade da energia produzida e diminuição de emissão de poluentes, e a criação de novas oportunidades de trabalho e de negócios.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?